11 de nov. de 2008

CAÇADORES DE SI

Caçador de Mim
Letra: Sérgio Magrão e Luis Carlos Sá

Por tanto amor, por tanta emoção
A vida me fez assim
Doce ou atroz, manso ou feroz.
Eu, caçador de mim

Preso a canções, entregue a paixões
Que nunca tiveram fim
Vou me encontrar longe do meu lugar.
Eu, caçador de mim

Nada a temer senão o correr da luta
Nada a fazer senão esquecer o medo
Abrir o peito a força, numa procura
Fugir às armadilhas da mata escura

Longe se vai sonhando demais,
Mas onde se chega assim
Vou descobrir o que me faz sentir.
Eu, caçador de mim.


Como diz a linda canção gravada, entre outros artistas, por Milton Nascimento, 14 BIS e Zé Ramalho, o ser humano vive procurando a si mesmo. É essa busca que motiva suplantar as barreiras que nos são colocadas adiante.
Quando procuramos melhorar de vida, ser boas pessoas e bons profissionais, mantendo um relacionamento harmonioso com os colegas, estamos buscando nos encontrarmos enquanto seres ao mesmo tempo racionais e contraditórios. Somos muito complexos e isso incita ainda mais a vivermos atrás das respostas que tanto nos "atormentam". Essa procura interior move-nos a viver com mais intensidade.
Acho que isso nunca pode acabar, sob pena de perdermos a vontade de continuar vivendo. Nunca saberemos totalmente o que nos faz tão espertos e tão ingênuos, tão sorridentes e tão enfurecidos, tão parecidos e tão diversos. E se nunca essas respostas virão de forma definitiva, sempre estaremos prontos para explorarmos as nossas próprias incertezas, na tentativa de elucidar pelo menos parte de nossos mistérios.
Somos os caçadores do próprio espírito, na intenção de acharmos luz para os nossos momentos mais obscuros, o que significa a prática mais legítima da evolução humana.

2 comentários:

Soraia Camila disse...

Uma grande lição de vida essa canção do Milton Nascimento... identifico-me bastante com esta letra, ela traz paz.
Ah, tem outra do Milton Nascimento que não explicação pra ela, até o Padre Fábio de Melo regravou em um de seus discos, O Rouxinol... é muito pura essa música...
Forte abraço!

CASSILDO SOUZA disse...

Soraia, na verdade a letra não é do Milton, embora esteja ligada automaticamente a figura dele, desde a gravação. É música mineira, da melhor qualidade. Composição dos integrantes do "14 Bis", que tinha Flávio Venturini como vocalista.