20 de mar. de 2009

FALTA DE INSPIRAÇÃO

Estou aqui tentando criar um artigo, um poema, uma composição. Em vão. Há alguns dias estou inoperante nesses quesitos, tanto é que fico postando mais as aulas que tenho ministrado nas turmas pré-vestibulares. Isso pode acontecer com qualquer um, até com o pobre mortal que vos escreve sem graça.
Escrever é mais espontâneo do que obrigatório. Aliás, sendo obrigatório, passa a ser uma espécie de cargo público, uma coisa planejada e programada por alguma imposição, coisa que repudio desde já. Quando o "mar não está para peixe", o melhor é ficar quieto esperando que, inexplicavelmente, alguma idéia surja e nos salve desse tédio que é permanecer sem expor aquilo que nos é peculiar.
Talvez por isso é que não tenhamos tido, ultimamente, muitas obras de arte na literatura. Claro que existem bons textos, bons escritores, mas, conforme acontece com a música, tudo ficou burocrático e chato. Tudo tem que ser programado, porque é preciso vender, expor nas prateleiras, editar, produzir, independentemente da pré-disposição de quem foi imbuído dessa tarefa. Então, já que se tem de criar, e criar por si só presume espontaneidade, acabam-se patrocinando escritos artificiais que se tornar mentirosos, sem alma, sem emoção, já que não condizem com a filosofia pura de seu autor.
Não sou escritor, nem famoso, nem poeta, nem nada. Mas, caso os fosse, não escreveria nada hoje. Apenas deixaria registrado aqui que, caso não houvesse idéias a serem compartilhadas, eu continuaria em minha adorável aldeia, calado, esperando que uma hora inesperada fosse contemplado com um surto de criações não necessariamente explicáveis.

5 comentários:

Soraia Camila disse...

Essa falta de inspiração às vezes me persegue... é duro... e como já diz Adélia Prado "Se Deus me tira a poesia, pedra é pedra".

Um forte abraço.

Darticlea disse...

Gostei muito da sua dissertação, gostaria de pedir-lhes um favor . Estudo 3º ano do ensino médio e gostaria de saber se vc poderia fazer uma dissertação p mim daki p segunda feira .. ficaria muito agradecida ..

Se poder entre em contato ou envie p o meu email: darty_fofinha@hotmail.com
Você está de parabéns tem talento ..

Atenciosamente: Darticlea Alves

PaullinhaMerces disse...

alguem podia me add no msn?
pra me ajudar a terminar meu artigo
fiz e o professor pediu pra modificar algumas coisas e nao consigo!
ap-merces@hotmail.com
por favor msm galera!

Renata Mendonça disse...

Muito bom ficou massa,
ai meu Deus quando eu ficar sem inspiração quero escrever assim!!!!!

geografos loucos disse...

nossa me incentivou muito prova hje vlw !!!!