20 de mar. de 2009

MODELO DE DISSERTAÇÃO-ARGUMENTATIVA EM PROSA

Meio-ambiente e tecnologia: não há contraste, há solução


Uma das maiores preocupações do século XXI é a preservação ambiental, fator que envolve o futuro do planeta e, conseqüentemente, a sobrevivência humana. Contraditoriamente, esses problemas da natureza, quando analisados, são equivocadamente colocados em oposição à tecnologia.
O paradoxo acontece porque, de certa forma, o avanço tem um preço a se pagar. As indústrias, por exemplo, que são costumeiramente ligadas ao progresso, emitem quantidades exorbitantes de CO2 (carbono), responsáveis pelo prejuízo causado à Camada de Ozônio e, por conseguinte, problemas ambientais que afetam a população.
Mas, se a tecnologia significa conhecimento, nesse caso, não vemos contrastes com o meio-ambiente. Estamos numa época em que preservar os ecossistemas do planeta é mais do que avanço, é uma questão de continuidade das espécies animais e vegetais, incluindo-se principalmente nós, humanos. As pesquisas acontecem a todo o momento e, dessa forma, podemos considerá-las parceiras na busca por soluções a essa problemática.
O desenvolvimento de projetos científicos que visem a amenizar os transtornos causados à Terra é plenamente possível e real. A era tecnológica precisa atuar a serviço do bem-estar, da qualidade de vida, muito mais do que em favor de um conforto momentâneo. Nessas circunstâncias não existe contraste algum, pelo contrário, há uma relação direta que poderá se transformar na salvação do mundo.
Portanto, as universidades e instituições de pesquisas em geral precisam agir rapidamente na elaboração de pacotes científicos com vistas a combater os resultados caóticos da falta de conscientização humana. Nada melhor do que a ciência para direcionar formas práticas de amenizarmos a “ferida” que tomou conta do nosso Planeta Azul.

166 comentários:

Anônimo disse...

Querido, parabens pela argumentação escrita em sua redação. Fiquei muito feliz pelo seu sucesso na escrita e no modo em que você desenvovel o texto. Afinal o meio ambiente é tudo para nós, seria enteressante que enviasse este texto para algumas revista.

Darticlea disse...

Gostei muito da sua dissertação, gostaria de pedir-lhes um favor . Estudo 3º ano do ensino médio e gostaria de saber se vc poderia fazer uma dissertação p mim daki p segunda feira .. ficaria muito agradecida ..

Se poder entre em contato ou envie p o meu email: darty_fofinha@hotmail.com
Você está de parabéns tem talento ..

Atenciosamente: Darticlea Alves

Diego disse...

sua dissertação ée otima , queria saber se você pode fzer uma pra mim , com o tema "Limites" é para segunda feiras(26/04/10) . Parabéns pela sua dissertação.

Horácio Neto disse...

muito boa.
Uma boa tese.
e muito bem distribuida no assunto!

Anônimo disse...

Nossa, parabéns!
Sou do 8º ano fundamental, e estou estudando dissertação. Tenho uma prova amanhã e vim tirar algumas idéias! O seu texto me ajudou muito, obrigada!
Realmente você deveria enviar para uma revista !

Anônimo disse...

Nossa, parabéns!
Sou do 8º ano fundamental, e estou estudando dissertação. Tenho uma prova amanhã e vim tirar algumas idéias! O seu texto me ajudou muito, obrigada!
Realmente você deveria enviar para uma revista !

isagorda ,disk doces ! disse...

meu filho do ceu ,de que mundo vc é !
parabens q linda dissertaçao ,vc é um genio !

Anônimo disse...

evidentemente sua dissertação está ótima. Seria um equívoco da minha parte se dissesse o contrário , você está de parabéns.Espero que você continue usando esse seu talento e dedicação tal obra .

CASSILDO SOUZA disse...

Obrigado pelos comentários, até mesmo em plena virada de ano. Esclareço que alguns textos não são meus, pego exemplos de meus alunos também. Este, por acaso, eu escrevi na tentativa de tornar um modelo. É este meu trabalho, difundir um pouquinho do conhecimento que algun mestres me passaram durante minha vida escolar. Obrigado e um Grande Ano para todos os que acessam este espaço!

Anônimo disse...

nossa pra quem esta preste a prestar um concurso publico que exige esse tipo de texto é muito bom quero dizer excelente,e as dicas da nova linguagem muito obrigado...
mas poderia me ajuda dizendo o que é essencial num texto dissertativo-argumentativo em prosa minha prova é no proximo dia 23 de janeiro 2011.obrigado se puder mandar a dica meu email é: rosy_anny15@hotmail.com
abraços!!!!!!!!!

Olinda disse...

Maravilhoso!! Parabéns pela dissertação.
Estou prestes a participar de um concurso ( 16/01) e gostaria, se possível, pedir uma orientação com relação a dissertação. Minha dúvida é, se todos os textos para concursos são sempre agumentativos? Pode ser expostivo? Nao consigo identificar quando e um quando é outro.
Um outro ponto importantíssimo: é realmente necessário sempre utilizar adverbio no unício da dissertação. Meu email é olindaclaudia@gmail.com

Agradeço de antemão pela atenção!!

Abraço!!

Olinda Claudia disse...

Olá, Cassildo!!

Agradeço imensamente pelos esclarecimentos

Você acaba de “salvar a minha vinha”!!! Eu estava muito confusa.Comprei uma apostila (Preparatório para concursos) que me deixou ainda mais “despreparada” Rsrs Um material completamente desatualizado, com informações esconexas.... enfim, estava era me atrapalhando ainda mais.

Bom, agora tenho certeza de que farei uma redação excelente

Novamente agradeço a gentiza

Abraços

Anônimo disse...

Cara, ótima dissertação, só deixo uma crítica: O CO2 é o "Dióxido de Carbono" ou "Gás Carbônico", e não simplesmente "carbono" como você colocou. Se você pegasse um revisor carrasco nesse texto, ele tiraria alguns pontos.
Mas no geral, a sua dissertação está ótima, meus parabéns.

CASSILDO SOUZA disse...

Seria interessante que os comentários trouxessem identificação, até para podermos nos reportar ao nome da pessoa.
Em relação à informação de que CO2 é dióxido de carbono ou gás carbônico, não vejo tanta distância assim do termo "carbono". Evidentemente que ficou subentendido, e em se tratando de um texto dissertativo-argumentativo, digo - com meus quatro trabalhando com redação - não é preciso tanto preciosismo. Objetividade na informação é o essencial e o teor apelativo, na tentativa de convencer alguém.
Um abraço!

Anônimo disse...

vc poderia fazer uma dissertaçao pra mim sobre o mst para 29/4 ficaria muito agradecido

Professor Bruno disse...

Parabéns! o seu blog está massa!
Ass: Raí Gemes Leopoldo

Lenilson disse...

Texto em prosa não é usado parágrafos? preciso de ajuda

CASSILDO SOUZA disse...

Claro que é, Lenilson, apenas aqui não aparecem os parágrafos por causa da formatação do blog. Texto em prosa é o texto normal, aquela redação que fazemos na escola, sem versos ou rimas.

Flávia disse...

Olá, poderia me dizer se uma redação em prosa, devemos colocar paragráfos? Fiz uma prova onde se pedia para responder uma pergunta e logo deveria desenvolver uma redação em prosa sem versos poeticos. Fico no aguardo de sua resposta no blog. Obrigada!!!

CASSILDO SOUZA disse...

Sim, Flávia, deve ter parágrafos, no mínimo 03, INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMEN TO e CONCLUSÃO.

Amanda disse...

Gostei da sua redação. Estou vendo ela como exemplo para fazer a minha na prova do enem.
Que dica você pode me dar?

Químico disse...

Caro Cassildo,
Você está realmente equivocado ao escrever "CO2 (carbono)".
Primeiro, porque, como o colega Anônimo já havia falado, o CO2 se trata do dióxido de carbono ou gás carbônico.
E depois, não fica "subentendido", pelo simples fato de o CO2 NÃO ser o único gás derivado do C (CARBONO)
Não se trata de preciosismo, e sim de fornecer uma informação errada ao leitor.
Espero ter ajudado.

MESTRE EM QUÍMICA - UFRN

CASSILDO SOUZA disse...

MESTRE EM QUÍMICA, informação sempre ajuda e respeito, vindo de quem é realmente da área. Mas os comentários ajudariam muito mais se vocês se identificassem, não há por que se omitir. Como poderei saber se se trata de informação verífica? Obrigado pela informação, mas é a última vez que publico um comentário sem identificação, apenas porque tenho compromisso com meu leitor.
Um abraço!

Professora Edilaine Pereira disse...

Parabéns!

Sou professora de redação e gostei do seu texto. Visite meu blog também.
Um abraço.

CASSILDO SOUZA disse...

Obrigado, professora. Pode deixar, que vou visitar seu blog, sim. São serviços que prestamos em nossa missão de transmitir conhecimentos às pessoas.
Abraço!

Anônimo disse...

texto em prosa se faz em 3° pessoa, como a a dissertação?

CASSILDO SOUZA disse...

A DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA EM PROSA deve ser escrita em 3ª pessoa, mas não por ser em PROSA, e sim porque é DISSERTAÇÃO. O termo "prosa" quer dizer que não se deve escrever versos. Se o texto é DISSERTATIVO, qualquer que seja a situação, deve ser em 3ª pessoa do singular.

Esclareça suas duvidas aki disse...

Parabéns pela sua ótima dissertação.
Eu queiria saber qual o mínimo de linhas q posso usar para criar uma dissertação?

Ass: Walisson Pereira de Jesus.

CASSILDO SOUZA disse...

Depende da proposta de redação. Geralmente, de 20 linhas acima. É preciso analisar qual é o tema a ser abordado.
Abraço!

juliana disse...

adorei a sua dissertação....foi bem escrita e argumentada...

estou estudando para o enem e meu ponto fraco é a redação..


parabéns!!!

CASSILDO SOUZA disse...

Obrigado, Juliana. Neste mesmo blog, eu disponibilizei há pouco tempo questões resolvidas do ENEM que eu trabalhei em um aulão. Acesse e veja os comentários das questões.
Um abraço!

Anônimo disse...

Olá,
parabéns pelo trabalho que tem feito. É muito bom ver pessoas se preocupando em postar coisas que de fato contribuam para a melhoria. Eu estou me preparando para um vestibular muito concorrido em minha cidade e gostaria de saber se seria pedir muito para que você desse uma olhadinha nas minhas redações.

obrigada.

CASSILDO SOUZA disse...

Obrigado, Madalena. Elogios assim estimulam-no a continuar desenvolvendo este trabalho, porque percebemos que a nossa mensagem foi compreendida. Pode enviar suas redações para o e-mail duvidasnoar@hotmail.com, que olharei, sim. Um grande abraço e boa sorte!

bruno disse...

vc poderia fazer uma redaçao de minimo 15 linhas e max de 30
tema:copa do mundo de 2014 no brasil

comente os beneficios eo maleficios ;
ok um abraço e vou fikar garto...

bruno disse...

vc poderia fazer uma redaçao de minimo 15 linhas e max de 30
tema:copa do mundo de 2014 no brasil

comente os beneficios eo maleficios ;
okou f um abraço e vikar garto...

Anônimo disse...

na dissertação pode usar a 1° pessoa do plural?

CASSILDO SOUZA disse...

A dissertação deve ser escrita em terceira pessoa, porque somos nós os enunciadores do que - teoricamente - a sociedade pensa. Não pode ser confundida com o artigo de opinião, em que a primeira pessoal é mais aceitável, por se tratar de algo mais individual. Na DISSERTAÇÃO, ao contrário, temos que nos esforçar para não deixarmos nossos sentimentos nos influenciarem.

Maria Auxiliadora FerreiraMaria Auxiliadora Ferreira Professora de Língua Portuguesa da E.E.Isabel Oscarlina Marques em Santa Cruz-RN. Graduada em Letras pela UFRN. disse...

Caro Cassildo,

Parabéns pela dissertação.De acordo com os meus conhecimentos no que se refere a Língua Portuguesa e respectivamente à argumentação não vejo problema algum em você haver se equivocado na discriminação do termo químico, até porque, a meu ver, e, creio que ao ver de qualquer linguista o mais importante de um texto argumentativo que é a expressividade, a coesão e a coerência usadas no texto isso você o fez com precisão. Assim, se a informação sobre o termo químico não foi tão precisa, mas também não ficou tão aquém do que deveria ser.No entanto não se está discutindo química e sim L. Portuguesa, e, se enquanto uso da língua você conseguiu passar o que deveria enquanto estrutura do texto dissertativo/argumentativo isso você o passou.Como você sabe tanto quanto eu e qualquer professor de Língua Portuguesa, existem dois tipos de dissertação: a dissertação expositiva e a dissertação argumentativa. A primeira tem como objetivo expor, explicar ou interpretar idéias; a segunda procura persuadir o leitor ou ouvinte de que determinada tese deve ser acatada. Na dissertação argumentativa, além disso, tentamos, explicitamente, formar a opinião do leitor ou ouvinte, procurando persuadi-lo de que a razão está conosco.

Aqui deixo os meus votos de sucesso, apreço e consideração.

CASSILDO SOUZA disse...

Obrigado, Auxiliadora. Acho que houve uma polêmica em relação à informação, parece que quiseram deixar o texto em segundo plano. Mas temos a humildade de reconhecer quando nos equivocamos, a diferença é que nos expomos, colocamos nossa imagem a risco. Já as pessoas que tentaram dar tanta precisão à informação não tiveram a hombridade de identificar-se. Obrigado pelo apoio, e está tudo certo. O importante, como você falou é mostrar aos alunos como um texto se desenvolve. Certamente, os alunos não seriam tão prejudicados por uma informação não tão exata. Um abraço!

Maria Auxiliadora Ferreira disse...

Passando para retificar a pala "ideia" que no comentário anterior escrevi ainda com o acento agudo.Peço desculpas aos leitores e a ti professor Cassildo pala gafe na escrita da palavra.

CASSILDO SOUZA disse...

É bom esclarecer que as novas regras ortográficas estão em transição, podendo as duas ser utilizadas até 31.12.2012. A obrigatoriedade de se usar a reforma inicia a partir de 01.01.2013, após o chamado "período de transição".

Jaíza Silva disse...

Parabéns. Gostei da sua dissertação, estava com dúvidas com relação a esse tipo de redação, gostaria de algumas orientações, pois próximo mês estarei fazendo a prova do concurso do estado em Natal. Aguardo sua resposta.
Se poder entre em contato para o meu email: jaizahsp@hotmail.com
Atenciosamente, Jaíza Silva

Sylvia disse...

Olá, adorei sua redação.Sou bióloga e vou fazer um concurso onde pede uma redação dissertativa-argumentativa em prosa, estou muito receosa em fazer esta.Como inicio??? socorroo!! me ajude..kk
abraço..

Sylvia disse...

Olá, adorei sua redação.Sou bióloga e vou fazer um concurso onde pede uma redação dissertativa-argumentativa em prosa, estou muito receosa em fazer esta.Como inicio??? socorroo!! me ajude..kk
abraço..

dalvanici disse...

DALVANICI
ADOREI AS DICAS DA REDAÇÃO.OS DETALHES DA POLEMICA QUE SI DANE,MAS QUE VOCÊ É BOM NO QUE FAZ,ISSO É O QUE IMPORTA.UM ABRAÇO.

CASSILDO SOUZA disse...

Obrigado, Dalvanici. Como falei, às vezes colocamos coisas importantes em segundo plano e coisas menos importantes, em primeiro lugar. O importante é existir o debate no intuito de atingirmos um nível de excelência no que fazemos.
Um abraço.

CASSILDO SOUZA disse...

Sylvia, Obrigado por acessar o blog. Na coluna direita, primeira parte, temos 10 páginas entre as quais existe uma com PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE TEXTOS DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVOS e MODELOS DE DISSERTAÇÃO-ARGUMENTATIVA EM PROSA.
Acesse e tire as dúvidas. Qualquer coisa, me manda um e-mail para duvidasnoar@hotmail.com, que disponibilizo material.

Anônimo disse...

gostei muito dessa dissertaçao argumentativa em prosa
e ela vai mim ajudar muito no enem

Diego disse...

Seria "enteressante" que enviassem esse anônimo para uma aula básica de português.

Anônimo disse...

daqui a dois anos eu fasso o enem e percisa disso mesmo ?

CASSILDO SOUZA disse...

Sim, vai precisar. É o modelo do tipo de redação que o Exame solicita e treinar desde agora pode ser um bom começo. Um abraço e obrigado por acessar!

Farm. Vinicyus disse...

DALVANICI
ADOREI AS DICAS DA REDAÇÃO.
VOU PRESTAR CONCURSO, E QUERIA SE POSSIVEL ALGUMAS DICAS DE PALAVRAS CHAVES PRA COMEÇAR, DESENVOLVER E CONCLUIR UMA DISSERTAÇÃO.
OBRIGADO. UM ABRAÇO.

Danyllo Vinicyus
email: danyllo.vini@yahoo.com.br

Priscila Cruz disse...

O seu texto não deixou nada a desejar, e pelo contrário foi tão claro quanto a água. Parabéns por dedicar o seu tempo em ajudar as pessoas. Gostaria de saber se posso redigir uma redação e enviar para que você corrija e se você me indicaria alguns temas sobre educação (1º ao 5º ano) que fossem mais atuais. Grata e mais um vez parabéns.

Priscila Cruz disse...

O seu texto não deixou nada a desejar, e pelo contrário foi tão claro quanto a água. Parabéns por dedicar o seu tempo em ajudar as pessoas. Gostaria de saber se posso redigir uma redação e enviar para que você corrija e se você me indicaria alguns temas sobre educação (1º ao 5º ano) que fossem mais atuais. Grata e mais um vez parabéns.

CASSILDO SOUZA disse...

Obrigado, Priscila. Pode mandar qualquer redação para o e-mail duvidasnoar@hotmail.com. Eu a corrigirei e poderei enviar de volta alguns temas que você me pediu.
Um abraço e obrigado por acessar!

Vicente de Paula da costa disse...

Sou Vicente de Paula, professor do ensino fundamental I,Praia de Redonda, Icapuí-Ce.
Seu texto está além de qualquer comentário negativo. Parabéns!

Vicente de Paula da costa disse...

Sou Vicente de Paula,professor do ensino fundamental I, na Praia de Redonda, Icapuí-Ce.

O seu texto está além de qualquer comentário negativo. Parabéns!

Anônimo disse...

Professor uma dúvida:

No final do último paragráfo, quando o Sr. conclui o texto, o Sr. termina expressando em 1ª pessoa do plural, não teria problema em tornar pessoal o texto ?

Digo é dúvida e não crítica !
Abraço e excelente trabalho !

CASSILDO SOUZA disse...

Lex, você tem razão quando fala que há a primeira pessoal do plural. O problemático, na dissertação, é usar-se a primeira pessoa do singular. Se o aluno tiver condições de escrever tudo em 3ª pessoa, ótimo. Mas em alguns casos, isso é impossível, e entao, a primeira do PLURAL surge como solução e não será penalizado quem o fizer. Hoje, a maioria das universidades já trocaram a DISSERTAÇÃO pelo ARTIGO DE OPINIÃO, que permite o uso livre de qualquer que seja a concordância. Um abraço.

CASSILDO SOUZA disse...

Obrigado pela força, Vicente de Paula. Na verdade, o texto perfeito não existe. É preciso, no entanto, fazê-lo tentando chegar a essa perfeição. E as críticas concretas nós assimilamos, mas preciosismo não leva a lugar nenhum. Obrigado por acessar.

Mariana Fernandes disse...

Parabéns pelo blog. Também trabalho com Língua Portuguesa e achei muito interessante os seus comentários.

CASSILDO SOUZA disse...

Obrigado, Mariana. É bom saber que o trabalho que fazemos recebe críticas e elogios. Tudo que é construtivo temos de receber para podermos nos avaliar. E sendo de uma profissional da mesma área, eu fico ainda mais lisonjeado. Obrigado. Um abraço!

Nadia Fontes disse...

Querido professor Cassildo, parabéns pela maravilhosa dissertação e pela iniciativa tão linda e única em iluminar caminhos, fazer brotar vontade de aprender e compartilhar conhecimentos de uma forma tão humilde e benevolente.
Faço um curso de extensão em língua inglesa em Salvador e ficaria muito grata em receber orientações sobre dissertação em Inglês.
nayvfontes@gmail.com

Atenciosamente Nádia Fontes

nayfontes disse...

Querido professor Cassildo, parabéns pela maravilhosa redação e pela iniciativa linda e única de iluminar caminhos, compartilhando conhecimentos com tanta humildade e benevolência.
Faço curso de extensão em língua inglesa em Salvador e ficaria muito grata em receber se possível orientações em dissertação em inglês.
nayvfontes@gmail.com

Atenciosamente,
Nádia Fontes

Anônimo disse...

olha so esse texto e muito legal so que precisa de mais fontes eee de inicio corpo e depois de conclusão ou pela sintese ou pela opinião de como consertar o planeta

CASSILDO SOUZA disse...

Ao último comentário: Você poderia ser mais claro? Não compreendi bem o que quis sugerir em relação ao texto. Lembre-se: um texto desse tamanho não pretende esgotar as opções para se amenizar (e não salvar) o Planeta.

Anônimo disse...

sua dissertação argumentativa foi ótima,queria que na medida do possivel voce fizesse uma dissertação sobre a corupção no brasil.

carlos beckman disse...

sua dissertação argumentativa foi ótima,queria que na medida do possivel voce fizesse uma dissertação sobre a corupção no brasil.

CASSILDO SOUZA disse...

Obrigado por acessar, Carlos. É um tema interessante, prometo que farei, sim, em breve. Um abraço!

Anônimo disse...

Boa sua redação, porém existem diferença sim, em uma redação o desenvolvimento não é apenas mostrar como é forma do texto, é também oferecer conteudo informativo de forma clara e verdadeira...
Bom dia.

CASSILDO SOUZA disse...

Eu gostaria, imensamente, de compreender as colocações do anônimo. Sem querer ser presunçoso, sei muito o que é estruturar uma redação argumentativa, aliás, foi para isso que criei o blog. Sou professor de redação há 5 cinco anos em cursinho preparatório ao vestibular e escrevo regularmente. Por favor, comentem com coerência, porque não temos tempo a perder com teimas que não levam a nada.

Anônimo disse...

A sua redação não é ruim, porém encontramos erros que em um concurso lhe prejudicariam, não citarei exemplos, mas o autor poderia rever os seus conceitos e estudar mais um pouco para poder passar e argumentar melhor em suas redações.
O bom pesquisador aceita correções, pois todos cometem erros, lembre-se que criticas são construtivas e se alguém fala algo é porque conhece um pouco mais, fica a dica.

CASSILDO SOUZA disse...

Aceito argumentações e críticas construtivas. Mas há duas coisas como condição para tal. Primeiro, a identificação de quem faz a crítica, como uma maneira de eu saber da seriedade da mesma; a segunda é dizer qual é o erro existente. Não estou preocupado com ego ou status. Mas a minha experiência me credencia a contestá-las, porque essa é uma das possibilidades de um texto argumentativo. Um abraço a todos os anônimos que não têm personalidade para se identificar.

CASSILDO SOUZA disse...

Agradecemos a todos os comentários positivos ou não em relação a nosso blog. É um prazer tê-los acessando-nos. No entanto, a identificação de quem escreve é essencial para que eu possa considerar a seriedade de qualquer que seja a sugestão. Um abraço!

lucaslitle disse...

muito ruim horrivel nao gostei

CASSILDO SOUZA disse...

Obrigado por opinar, LucasLittle. Como o espaço é democrático, acatamos todas as opiniões positivas ou negativas e aceitamos sugestões. Um abraço.
Cassildo Souza, autor do blog.

Marcos Guilherme disse...

Deixa eu ver se entendi, quer dizer que em 1º pessoa não pode e em 1º pessoa do plural pode fazer? ou só deve ser mesmo em 3º pessoa tanto no plural quanto no singular?. Só mais um detalhe para ter parágrafos no blog tem que usar as tags de página de internet em HTML?

CASSILDO SOUZA disse...

Marcos, no caso da DISSERTAÇÃO-ARGUMENTATIVA, a PRIMEIRA PESSOA não é recomendável. Mas é menos grave usar a PRIMEIRA PESSOA DO PLURAL do que a PRIMEIRA PESSOA DO SINGULAR. O ideal é sempre usar em TERCEIRA PESSOA DO SINGULAR, pois o texto será melhor avaliado. Em relação aos parágrafos no blog, quando eu copio do word, o arquivo se mantém. No próprio blog, eu não sei como deixar os parágrafos. Um abraço!

Marcos Guilherme disse...

Valeu pela dica estava realmente precisando pois vou prestar vestibular agora nesse mês de jan/12. Se tu tiveres algum link informando sobre regras da redação dissertativa argumentativa em prosa coloca aqui para o pessoal, desde já grato pela colaboração.

Marcos Guilherme disse...

Valeu pela dica estava realmente precisando pois vou prestar vestibular agora nesse mês de jan/12. Se tu tiveres algum link informando sobre regras da redação dissertativa argumentativa em prosa coloca aqui para o pessoal, desde já grato pela colaboração.

CASSILDO SOUZA disse...

Tem, sim, Marcos. Neste mesmo blog: http://centraldasletras.blogspot.com/p/perguntas-e-respostas-sobre-textos.html. Um abraço!

Anônimo disse...

olá professor! Parabéns pelo seu ótimo trabalho. Professor eu vou fazer o concurso da caixa econômica 2012 nivel médio.Na prova vai haver uma redação do tipo prosa argumentativa-dissertativa, gostaria de umas dicas de possiveis temas e como fazer uma boa dissertação.

Aqui vai meu email, se puder me envier por email.

CASSILDO SOUZA disse...

Faltou seu e-mail. Mas neste mesmo blog, tenho vários links sobre textos dissertativos. Acesse a parte direita da tela e veja as páginas dedicadas à redação: são modelos, perguntas, respostas e dicas. Um abraço!

Jaime Barossi disse...

Boa noite gostaria de uma ajuda nesse tipo de redação, eu não faço aminima ideia de como fazer isso poderia me ajudar e dar algumas dica o que pode ser pedido pela caixa no que podemos focar para fazer uma redação a este nivel
obrigado
Jaime

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Professor. Meus Parabens pelo excelente trabalho.Eu vou prestar concurso para a caixa economica e gostaria de saber se o sr. poderia me mandar alguns possiveis temas q poderia cair, analisar algumas redacoes minhas.Se puder mandar ao meu e-mail eu agradeco.
Carlos-augusto6@hotmail.com
Grato desde ja.(perdao pela falta de acentos.)

Anônimo disse...

Professor. Meus Parabens pelo excelente trabalho. Eu vou prestar concurso para a caixa economica e gostaria de saber se o Sr. poderia me mandar alguns possiveis temas que poderia cair, analisar algumas redacões minhas. Se puder mandar ao meu e-mail eu agradeco.
celso-marinho@bol.com.br
Grato desde ja.

celso marinho disse...

Professor. Meus Parabens pelo excelente trabalho.Eu vou prestar concurso para a caixa economica federal e gostaria de saber se o Sr. poderia me mandar alguns possiveis temas que poderia cair, analisar algumas redacões minhas. Se puder mandar ao meu e-mail eu agradeco.
celso-marinho@bol.com.br
Grato desde ja.

laet disse...

Ola Cacildo! Seu texto está simplesmente perfeito, muio embora eu esteja a tempo sem redigir se quer uma unica linha sobre nada, notei que voce escreve divinamente bem. Gostaria de enviar-lhe um texto semelhante com outro tema a fim de que me avaliasse para que eu possa continuar escrevendo mais e indo corringindo meus erros.

laet disse...

Ola Cacildo! Seu texto está simplesmente perfeito, muio embora eu esteja a tempo sem redigir se quer uma unica linha sobre nada, notei que voce escreve divinamente bem. Gostaria de enviar-lhe um texto semelhante com outro tema a fim de que me avaliasse para que eu possa continuar escrevendo mais e indo corringindo meus erros.

Anônimo disse...

Parabés ! Seu texto está simplesmente perfeito, muito embora eu esteja a muito tempo sem escrever se quer uma linha sobre nada, notei como voce escreve divinamente bem. Gostaria de enviar-lhe um texto semelhante com outro tema para que voce pudesse me avaliar.

CASSILDO SOUZA disse...

Obrigado, Laet. Pode enviar-me um texto para o e-mail duvidasnoar@hotmail.com. Muito obrigado por acessar este espaço!

elaine disse...

ADOREI, MUITO INTELIGENTE, TIREI MINHA DÚVIDA BEM RÁPIDO,PARABÉNS!

CASSILDO SOUZA disse...

Obrigado por acessar, Elaine. Grande abraço!

Anônimo disse...

Peço que me ajude se pouder, vou fazer uma prova do concurso da caixa economica.
Tem algum tema para me sugerir? Têm alguma idéia de texto para ser desenvilvido?

adm_calazans@hotmial.com


"Me ajude por favor"

Anônimo disse...

Meu nome é Ana Paula.

Muito bom o seu desempenho.

Teria algum tema para me sugerir e algum desenolvimento de texto para uma redação?
É para o concurso da caixa economica federal.

Por favor me ajude.

adm_calazans@hotmail.com

Silvia Leticia Ribeiro disse...

Muito boa sua dissertação , estava estudando como fazer uma e encontrei a sua. Parabéns.

CASSILDO SOUZA disse...

Muito obrigado, Sílvia. Nossa intenção é exatamente fazer com que os conteúdos aqui expostos acrescentem alguma coisa aos que pesquisam.

Tatian disse...

Gostei muito do seu texto. Gostaria que vc me informasse,se possível,o que é fundamental em um texto dissertativo argumentativo. Vou fazer uma prova e estou muito confusa.Meu email é tati.gomesshow@ig.com.br. obrigada.

CASSILDO SOUZA disse...

Tatian, no próprio blog (parte superior direita) eu disponibilizo diversos exemplos de TEXTOS DISSERTATIVOS, inclusive com uma seção denominada PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE TEXTOS DISSERTATIVOS, na qual você poderá tirar todas as dúvidas. Vou mandar um material pra você também.

clau disse...

oi professor! muito bom seu trabalho, vou fazer o concurso da caixa econômica 2012 e teremos que fazer uma redação do tipo prosa argumentativa-dissertativa, gostaria de umas dicas de possiveis temas e como fazer uma boa dissertação.

Aqui vai meu email, se puder me envie por email, obrigada.
claugalcosta@hotmail.com.br

Sonia disse...

Olá, apreciei muito o seu texto. Gostaria de receber sugestões e dicas que facilitam a elaboração de textos em prosa dissertativo-argumentativo. Meu e-mail é sonia_vlad@hotmail.com
Obrigada!

CASSILDO SOUZA disse...

Clau, mandei um e-mail, conforme você me indicou, mas ele voltou como se o endereço estivesse errado. Você teria outro endereço? Fico no aguardo!

Anônimo disse...

Olá Cassildo

Meu nome é Ivaneide

Achei ótimaaaa a sua redação, você arrasou!

Cassildo me ajuda por favor.

Vou prestar um concursos no próximo mês, onde tenho que fazer uma redação dissertativa/argumentativa.

Estou apostando que a banca examinadora irá cobrar sobre a crise econômica mundial. O problema é que não sei por onde começar.

Até que as ideias me vem a cabeça, mas na hora de passar para o papel ,trava tudo, não consigo.

Me passa algumas dicas por favor , que você acha que irá me ajudar com esse TEMA...

Salva essa mãe de família desesperada! rs.rs.rs

meu e-mail é IVACSANTOS@HOTMAIL.COM
Obrigada

Anônimo disse...

Olá Cassildo

Meu nome é Ivaneide

Achei ótimaaaa a sua redação, você arrasou!

Cassildo me ajuda por favor.

Vou prestar um concursos no próximo mês, onde tenho que fazer uma redação dissertativa/argumentativa.

Estou apostando que a banca examinadora irá cobrar sobre a crise econômica mundial. O problema é que não sei por onde começar.

Até que as ideias me vem a cabeça, mas na hora de passar para o papel ,trava tudo, não consigo.

Me passa algumas dicas por favor , que você acha que irá me ajudar com esse TEMA...

Salva essa mãe de família desesperada! rs.rs.rs

meu e-mail é IVACSANTOS@HOTMAIL.COM
Obrigada

Anônimo disse...

Pura cola da web:

http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:NgkWtssL6v4J:omega.segundoano.zip.net/+O+desenvolvimento+de+projetos+cient%C3%ADficos+que+visem+a+amenizar+os+transtornos+causados+%C3%A0+Terra+%C3%A9+plenamente+poss%C3%ADvel+e+real.+A+era+tecnol%C3%B3gica+precisa+atuar+a+servi%C3%A7o+do+bem-estar,+da+qualidade+de+vida,+muito+mais+do+que+em+favor+de+um+conforto+moment%C3%A2neo.&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br

CASSILDO SOUZA disse...

Nem consegui abrir pelo link que o "anônimo" postou. Deixo claro que não preciso colar nada de onde quer que seja. Você, anônimo tão inteligente, verifique a data e compare os dois arquivos. Há textos que não são meus, é verdade, mas são citados como sendo de meus alunos, os quais também têm totais condições de escrever bem. Não preciso de nada de ninguém, nem de você, uma pessoa sem coragem de se identificar. Agradeço aos que fazem desse espaço um local de debate, aprendizado e crescimento.

clau disse...

oi professor eu que passei meu email errado, é claugalcosta@hotmail.com sem o br por isso que voltou.
No aguardo, obrigada
claugalcosta@hotmail.com

clau disse...

oi professor eu que passei meu email errado,desculpe é claugalcosta@hotmail.com sem o br por isso que voltou.
No aguardo, obrigada
claugalcosta@hotmail.com

Selma disse...

Ei, estou amando tudo...desde a redação e até mesmo os comentários, alguns ajudam bastante, quanto outros me fazem rir! Vou acessar sempre sempre! :)

Anônimo disse...

Geovane

Cassildo parabéns pelo blog e iniciativa. Sua dissertação me ajudou muito a entender como estruturar a dissertação com tese, argumentação e conclusão.

Um abraço.

Anônimo disse...

(Geovane)

Cassildo, vou participar do concurso da Caixa. No edital fala em escrever a redação com letra legível, não explicita adotar letra cursiva. Acostumei escrever com letra de forma, existe alguma norma/regra que condene essa prática?

Grato.
Geovane

CASSILDO SOUZA disse...

Geovane, na verdade, isso varia muito conforme a instituição. Anular a redação por isso não tem fundamento, pelo menos até hoje. Mas, se o edital não especifica, faça como você consegue melhor. Se fica mais legível, de forma, que seja de forma, até para não prejudicar a avaliação, pela falta de clareza. Um abraço. Recebi seu email e assim que puder, dou a resposta.

CASSILDO SOUZA disse...

Obrigado, Selma, não podemos agradar a todos. Mas os sensatos percebem quando algo é feito com qualidade e com cuidado. Errar, todos podemos; capacidade de consertar não é para todos. Vamos seguindo, tentando contribuir, voluntariamente, com a nossa língua.

Anônimo disse...

Bom dia professor....para enviar dúvidas, posso utilizar qual email?
Tatiana Arruda

Anônimo disse...

Bom dia Professor
Gostaria de saber se é obrigatorio colocar o titulo em redações desse tipo.
Obg

CASSILDO SOUZA disse...

Tatiana Arruda, meu e-mail é duvidasnoar@hotmail.com. Um abraço.

Anônimo disse...

Prezado Cassildo,

Muitos detêm o conhecimento, mas raros preocupam-se em partilhá-lo. Pessoas como você são os verdadeiros “Mestres”. Não precisam evocar o título, porque suas atitudes demonstram os predicados daqueles que exercem o ofício com amor e dedicação.

Muito obrigado!
Geovane

CASSILDO SOUZA disse...

Obrigado, Geovanne, pelas palavras. Sinceramente, fico linsonjeado. A gente está no mundo pra viver junto mesmo.Partilhar deve ser a ordem para que as coisas venham a melhorar. Grande abraço e sempre à disposição.

Anônimo disse...

Parabéns Cassildo!
A sua dissertação me ajudou a entender melhor esse assunto. Eu tenho uma concurso para esse final de semana, mas ainda estou com dúvida, como eu sei o conteúdo exato que eu preciso escrever em uma dissertação argumentativa em prosa?
Qual seria a parte da prosa que devo redigir?
Meu e-mail é adriane_asl@hotmail.com
Eu ficaria agradecida pela sua orientação, pois estou bastante aflita...
Obrigada pela atenção.
Adriane Lançoni

CASSILDO SOUZA disse...

O texto em prosa nada mais é do que o texto normal, conforme este modelo que fiz acima. É que, quando se coloca isso, o concurso não admitirá fazer poesia, estrofes, versos. É só isso. O texto é nos moldes normais, com parágrafos, pontuação, margens. Pode ficar tranqüila.

ton disse...

parabéns pelo belíssimo texto, é prazeroso saber que pessoas assim como você, se interessam em levar um puco de conhecimento, e esclarecimento, àqueles que tanto precisam, ouvir falar de você, e quis conhecer de perto o seu trabalho e não me arrependi, sinceros votos de apreço e muito sucesso!
Evanilton Santos graduando em letras UNEB. tonnysales2@hotmail.com

Anônimo disse...

Só queria criticar o seguinte trecho: "...fator que envolve o futuro do planeta e..."

O futuro do planeta está em jogo desde sempre, desde quando o planeta surgiu. Não importa o que fizermos aqui, o planeta se manterá vivo, com ou sem seres humanos. Devemos passar a pensar em algo como: "... fator que envolve o nosso futuro..." ficaria até mais crítico e direto, e por que não, eficaz.

Abraço

CASSILDO SOUZA disse...

Obrigado pelo comentário. Você está dizendo a mesma coisa que eu disse. "O futuro do planeta" é o "nosso futuro", não há diferença, o sentido é o mesmo. A Terra, especificamente, é o único planeta que comprovadamente apresenta vida. Sem isso, ele seria um planeta morto. Fica subentendido. Grande abraço e obrigado pelo acesso.

Ana Cláudia Tavares disse...

Gostaria de saber se posso escrever a redação de um concurso com letra de forma?

Ana Cláudia Tavares disse...

Posso escrever uma redação em concurso com letra de forma?

CASSILDO SOUZA disse...

Não é aconselhável escrever tudo em maiúsculo. Por outro lado, não há registro de alguém que tenha zerado a redação por causa disso. Um abraço!

Anônimo disse...

CO2 é Gás Carbônico, não Carbono - representado apenas pela letra C.

Anônimo disse...

CFCs que afetam a camada de ozônio, não é o CO2. O CO2 tem ação direta no aquecimento global, que é um grande aumento do efeito estufa(um efeito natural).

Anônimo disse...

(ROSIELMA)Nossa cara vc é fera... pense em uma radação boa vai mim ajudar muito. gostaria muito de te conhecer pessoalmente pra vc mim dar algumas aulas... bjs torça pra mim pra q eu passe no vestibular...xau bjsss

CASSILDO SOUZA disse...

Obrigado a todos pelos comentários construtivos, aqueles que têm por intenção ajudar a construir este hipertexto, que é o blog. Aos que porventura tecem comentários destrutivos, minhas lamentações. Vocês não conseguirão abalar o trabalho sério e direcionado aos que precisam de informação. Grande abraço!

Jamile disse...

Gostei de todos os seus comentarios...!

Jamile disse...

Gostei de todos as suas respostas...Parabéns..!

Unknown disse...

meu amigo sua redação esta octima a escrita tambem.Estou estudando muito redação para concurso publico do ano 2013, e vai cai isso, dissertação, argumentação.
Se vc puder botar mais exemplo iria me ajudar muito
obrigado!!!

Anônimo disse...

Quero parabenizá-lo pelo excelente texto. Me ajudou muito, procurava um exemplo de como estruturar corretamente o texto (introdução, desenvolvimento e conclusão) pq sempre encontro dificuldade, e as idéias acabam ficando soltas, adorei o seu texto e gostei muito mais da maneira como vc escreveu deixando claro e visível a estrutura do texto que sempre nos pedem nos processos seletivos. Muito Obrigada. E novamente meus parabéns!!!

Elisangela Lemes

CASSILDO SOUZA disse...

Obrigado,Tatiana Félix. Eu tenho vários modelos de textos argumentativos aqui mesmo no blog. Dá uma procurada nas páginas do canto superior direito. Há, inclusive, modelos de cartas argumentativas e artigos de opinião também. Grande abraço!

CASSILDO SOUZA disse...

Obrigado, Elisângela Leme. É muito gratificante saber que tal conteúdo está sendo útil para aqueles que desejam - de fato - adquirir conhecimento. Grande abraço!

CASSILDO SOUZA disse...

Pessoal, obrigado pelos comentários e - em especial - pelo esclarecimento a respeito da confusão entre Carbono e Gás Carbônico. Já me posicionei sobre isso, agradeço àqueles que têm o conhecimento específico em química. Mas não poderia mudar o texto. Fica melhor assim, natural. É apenas um exemplo que criei, como faço muitas vezes, para explicar a estrutura. Num concurso eu seria penalizado, mas isso não comprometeria a análise geral do texto. De qualquer modo, obrigado pelas informações, mas já ficou claro para mim. Abraços a todos.

Anônimo disse...

Prof, gostaria de saber qual a diferença entre dissertação argumentativa em prosa e dissertação argumentativa?
Seu texto está muito bom, parabéns. obrigado por ajudar e esclarecer as duvidas.

CASSILDO SOUZA disse...

Obrigado pelo seu comentário. Na verdade, trata-se da mesma tipologia textual. O termo "em prosa" indica que o redator não poderá escrever em versos, em estrofes ou em forma de poema. Tanto faz dizer "DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA EM PROSA", "DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA", "TEXTO ARGUMENTATIVO EM PROSA", "TEXTO DISSERTATIVO EM PROSA". Trata-se da mesma coisa.

Luiza Regina disse...

Olá, sua dissertação esta muito boa, só senti falta de um comentário sobre o numero de linhas em cada paragrafo, para situar melhor o leitor, deixando assim o texto mais organizado e " bonito" visualmente, o que conta bastante em vestibulares como o ENEM.
Desde já agradeço

carlos disse...

oi o meu nome é carlos, eu achei a sua dissertação muito legal mas eu só censegi ver uma dissertação, posta mais algumas pra algum de seus "fãs" e também coloca uma discrição e uma narrativa eu sei que você é foda e tira essa d letra ai valeu brigadauuuuuuuuuuuuuuuuuuuu.

CASSILDO SOUZA disse...

Na verdade, Carlos, essa postagem foi só o modelo mesmo. Em outras partes deste blog eu comento sobre os textos dissertativos argumentativos. Na parte superior direita, há PÁGINAS, uma delas é: PERGUNTAS E RESPOSTA SOBRE TEXTOS DISSERTATIVOS ARGUMENTATIVOS. Nela, eu respondo a várias questões do gênero.

CASSILDO SOUZA disse...

Carlos e Luíza Regina.Na parte superior direita do blog, existem 10 títulos. Um deles é MODELOS DE TEXTOS DISSERTATIVOS EM PROSA, em que disponibilizo cerca de 7 ou 8 modelos. Acesse-os. Muito obrigado por prestigiarem.

Hugo disse...

Muito bom o seu texto dissertativo, vai me ajudar muito a fazer o meu sobre Polica, q de fato é um assunto muito polêmico. Boa sorte pra mim! Boa semana à todos!

CASSILDO SOUZA disse...

Obrigado, Hugo, por prestigiar. Sem vocês, não há sentido de este espaço existir. Grande abraço!

Anônimo disse...

Estou no 9º ano do Ensino Fundamental e este texto me ajudou a procriar ideias para uma dissertação argumentativa sobre Clonagem, parabéns!

Mayke disse...

Gostei muito dos seus textos, reta final de estudos, para finalmente a prova de vestibular. Gostaria que me mandasse umas dicas, eu sei que a primeira coisa é separar os argumentos e ideias antes de começar, para facilitar o decorrer da redação, mais como devo incluir vocabulario formal, e como dar sentido a um texto organizando os argumentos.
E uma duvida, em um texto com introdução,2 a 3 paragrafos de desenvolvimento e conclusão, como divido a quantia de linhas?
fico grato se me ajudar.
email:maykefurtadoo@hotmail.com

Laryssa disse...

Parabéns, vejo que você é ótimo em fazer dissertação. Seu texto me inspirou, e pretendo me aperfeiçoar, para que eu consiga ser tão boa quanto você.

Anônimo disse...

Cassildo leio muitos seus textos,são muito interessantes!!Parabéns...Daqui a uma semana terá a prova do Enem..e estou apavorada com relação a redação tenho em mente que poderá ser sobre alguma coisa relacionada a politica envolvendo mensalão ou ficha limpa,no entanto nao faço a mninima idéia de como começar a redação e o que argumentar
,sera que vc conseguiria me escrever alguma coisa referenti a isso?fikaria muito grata!!Meu email: dianawosniak1990@hotmail.com

Anônimo disse...

CASSILDO SOUZA , estou estudando para fazer a prova da pmerj , mas preciso de uma dicas de redação, como eu estou, em que preciso melhor... Pode me enviar um email de contato, onde eu possa estar enviando as minhas redação para análise???

Abraços

Daniel Alves
email:daniel.alves777@yahoo.com.br

CASSILDO SOUZA disse...

Daniel, vou entrar em contato contigo, indicando links publicados por mim, que dizem respeito à DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA. Aguarde.

Cassildo.

Anônimo disse...

Pedir a alguém que se faça algo por você é muito feio. Atentem para suas próprias escritas, seus erros ortográficos. Não se pede para se fazer, em seu lugar, qualquer tipo de composição pedido pelo seu professor.
Façam o seguinte: observem modelos de redações de vários gêneros encontrados na "internet" que sirvam de modelo para as suas.
"Que coisa mais feia! Oxe!

elisa disse...

ola meu ome e elisa
adorei a sua redaçao logo agora que vou fazer o enen ler bestantes redaçoes como a sua a gente tem ate novas ideias adorei obrigada

CASSILDO SOUZA disse...

Obrigado, Elisa. Que bom que nosso material a ajudou. Esta é realmente nossa finalidade. Grande abraço!

Anônimo disse...

Cassildo houve um equívoco ao escrever que CO2 é carbono.
CO2 é o dióxido de carbono ou gás carbônico. Esta informação errônea tiraria pontos preciosos dos leitores ao escreve-la em uma redação de vestibular. Uma gafe dessas não condiz com uma pessoa apta a ensinar. Só escreva o que souber. A redação está excelente.

CASSILDO SOUZA disse...

Caro anônimo. Os comentários dessa postagem, com interação entre o moderador e o receptor já esclarecem o equívoco. Quanto a estar apto a ensinar, creio que você precisa conhecer melhor meu trabalho. Eu apenas me atrapalhei na hora de escrever "carbono" por "dióxido de carbono". Isso pode ocorrer. O meu trabalho é uma extensão do que já faço há alguns anos em sala de aula. Sei perfeitamente o que escrevo, mas não somos donos da verdade. Posso me equivocar tranqüilamente na hora de escrever, que isso não me tirará os méritos. Gostaria apenas que tivesse identificado, para não parecer crítica sob anonimato. Mas, em todo caso, obrigado por prestigiar este espaço que, como abordei, é uma maneira de estar conectado a meus alunos. Grande abraço!

CASSILDO SOUZA disse...

Pessoal, em primeiro lugar, obrigado por nos prestigiar. Em segundo lugar, em relação ao equívoco entre "carbono" e "dióxido de carbono", houve apenas um erro ao digitar a palavra, com a supressão da palavra "dióxido". Muitos comentários esclarecedores já foram postados aqui, apenas para mostrar que somos isentos e reconhecemos falhas, o que não tira, em nenhum momento, nossa aptidão para ensinar, como comentou o último anônimo. Sou consciente do trabalho desenvolvido, e estou sempre disposto a receber sugestões, como deve ser um espaço democrático. Obrigado pelos esclarecimentos a todos. Gostaria apenas que se identificassem ao colocar críticas, elogios, sugestões, já que nós o fazemos claramente em nosso trabalho. Grande abraço a todos.

Ruth Rezende Matias Alexandre disse...

Cassildo, gostei de sua dissertação, bem estruturada. Mas como bióloga e professora do ensino fundamental quero ressaltar que além do erro citado pelo mestre de química, você também errou em escrever que emissão do gás carbônico na atmosfera contribui na destruição da camada de ozônio sendo que o correto é que este gás contribui com o efeito estufa, ou seja, um super aquecimento do planeta. Os gases que contribuem com a destruição da camada de ozônio são os Clorofluorcarbonetos( CFC's).
O difícil nestas dissertações onde o tema gerador seja as questões ambientais é que a maioria dos estudantes confundem efeito estufa com destruição da camada de ozônio. Um causa o superaquecimento do planeta o outro deixa de filtrar os raios UVA nocivos do sol. Ok?
Professora Especialista Ruth Rezende Matias Alexandre da Prefeitura Municipal de Uberlândia

CASSILDO SOUZA disse...

Professora Ruth, muitíssimo obrigado pelas informações esclarecedoras. Um espaço como este é interativo por natureza, é feito para somar conhecimentos. Você esclareceu, identificou-se e não usou palavras ofensivas, isso é muito alentador. Como abordei em outros comentários, não somos donos da verdade e podemos perfeitamente cometer equívocos. O blog estará sempre aberto para receber essas informações mais específicas, porque acredito que todos nós temos objetivos comuns. Obrigado por acessar e grande abraço!

Anônimo disse...

Gostei muito parabéns !

Anônimo disse...

Muito boa essa redação!texto completo com começo meio e fim. Eu vou ficar bom em redação. FERNANDO SANTOS DA ARTE.

Anônimo disse...

Cara, sou obrigado a comentar, estava com problemas para fazer um texto dissertativo em prosa, meu cérebro estava quase dando um nó mas você me deu muitas ideias.
Obrigado.

Anônimo disse...

perdoe-me pela minha correção, mas, notei uma falta na informalidade.
Como se trata de um texto dissertativo-argumentativo, a uma falta na informalidade do narrador em se dirigir usando a 3° pessoa do singular.

CASSILDO SOUZA disse...

Obrigado pelos comentários, meus caros. Quanto à última postagem, não compreendi exatamente o que quis expressar com "falta na informalidade". Poderia esclarecer melhor? Eu responderei prontamente. Grande abraço.

Unknown disse...

Parabéns por seu trabalho e humildade