9 de jul. de 2011

QUESTÕES COMENTADAS - INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

PETROBRAS – CESGRANRIO MAIO/2008

A HORA DA VERDADE

Conta a lenda que 3 habitantes de Sapocity discutiam o que tinha mais valor para vencer. Reuniram três sapos que representariam diferentes categorias: a força dos 20 anos, a visão estratégica dos 50 e a sabedoria dos 70.

Para acabar com a discussão decidiram por uma série de provas, e a primeira prova seria o salto sobre o poço gigante. Era um salto quase impossível. Suspense e tensão.

A cidade inteira veio assistir à competição e torcer pelos seus representantes. Na largada, os três saíram juntos e na hora do grande salto eles se embolaram no ar e caíram dentro do poço. Era muito fundo.Os outros sapos vieram para a beirada do poço e, desesperados, choravam a perda de seus heróis.

Era impossível sair daquela profundidade.

Os três sapos pulavam com todas as suas forças, mas estavam longe de conseguir sair do poço. Do beiral, os amigos gritavam: desistam, não adianta, é impossível...e choravam. O sapo de 20 anos, desanimado pela certeza do fracasso, deixou-se afundar e morreu afogado. O de 50 pensou: isso é a fraqueza da juventude, eles não têm experiência e não sabem lidar com críticas. Depois de muitas tentativas e já ferido pelos choques com as paredes pedregosas, chegou à conclusão de que realmente não havia como sair dali e desistiu. Deixou-se afogar como o de 20 anos. E, enquanto isso, o de 70, impressionado com a escolha dos seus concorrentes, tentava pular para a liberdade.

O grupo do lado de fora já não estava mais com pena do velho sapo. Eles pareciam com raiva e gritavam: “Quem você pensa que é? Os outros muito mais fortes do que você não conseguiram, desista e morra logo, seu sapo velho”. E todos começaram a gritar juntos: “De-sis-te! De-sis-te!”

E quanto mais eles gritavam mais o sapo velho pulava e os gritos aumentavam: “De-sis-te! De-sis-te!”

Mas para surpresa de todos, num salto quase milagroso, o sapo velho conseguiu sair do poço. Todos ficaram em silêncio. E o sapo velho falou: “Eu não tenho como agradecer o apoio de vocês; sem ele eu não teria conseguido. Não reparem, eu sou surdo e não ouvi as lindas palavras de apoio, mas vi o rosto de vocês e pude ler as palavras em suas bocas.

Eu acho que eram: In-sis-te! In-sis-te!

AYLMER, Roberto. Escolhas. RJ: Proclama Editora. 2001.

01 Na história dos sapos, as passagens cujos sentidos caracterizam, respectivamente, o insucesso e o desafio são:

(A) “...o salto sobre o poço gigante.” (l. 7-8) e “Era um salto quase impossível.” (l. 8)

(B) “os três saíram juntos...” (l. 11-12) e “...eles se embolaram no ar...” (l. 12-13)

(C) “...caíram dentro do poço.” (l. 13) e “Era muito fundo.” (l. 13)

(D) “Os outros sapos vieram para a beirada do poço...” (l. 14) e “...choravam a perda de seus heróis.” (l. 15)

(E) “os amigos gritavam:” (l. 19) e “...e choravam.” (l. 20)

02 Qual a passagem da lenda dos sapos que, especificamente, ratifica o sentido de que a chave do sucesso está na capacidade de resistir?

(A) “O sapo de 20 anos, desanimado pela certeza do fracasso, deixou-se afundar e morreu afogado.” (l. 21-22)

(B) [O sapo de 50 anos] “chegou à conclusão de que realmente não havia como sair dali e desistiu.” (l. 26-28)

(C) “o de 70, (...) tentava pular para a liberdade.” (l. 29-30)

(D) “O grupo do lado de fora já não estava mais com pena do velho sapo.” (l. 31-32)

(E) “E quanto mais eles gritavam mais o sapo velho pulava e os gritos aumentavam:” De-sis-te! De-sis-te!” (l. 37-38)

03 O preconceito ao idoso se evidencia em

(A) “desistam, não adianta, é impossível...” (l. 19-20)

(B) “eles não têm experiência...” (l. 24)

(C) “...não sabem lidar com críticas.” (l. 24-25)

(D) “Quem você pensa que é?” (l. 33)

(E) “Todos ficaram em silêncio.” (l. 40-41)

04 “Era um salto quase impossível. Suspense e tensão.” (l. 8-9)

Das palavras a seguir, a que está FORA do contexto do trecho acima é

(A) expectativa. (B) medo. (C) preocupação.

(D) euforia. (E) apreensão.

05 O sapo mais velho só conseguiu sair do poço porque

(A) não fez uma leitura labial perfeita do que a platéia gritava.

(B) usou a sabedoria própria da idade para resolver a situação.

(C) era, na realidade, mais forte que os concorrentes.

(D) ficou revoltado com os gritos da assistência e decidiu reagir.

(E) tinha mais experiência que os jovens e sabia lidar bem com as críticas.

RESPOSTAS COMENTADAS

01. RESPOSTA: “C”. Dentro do contexto analisado, insucesso representa o fato de os sapos terem caído dentro do poço, pois, na verdade, deveriam atravessá-lo, era essa a essência da competição. A única alternativa que apresenta essa passagem é a letra C. Já o desafio é que o poço “era muito fundo”, e, portanto, era quase impossível sair de lá. Outra passagem que também poderia representar o desafio é o segundo trecho da letra a, “Era um salto quase impossível”. As outras alternativas estão descartadas, pois não reúnem características nem de insucesso nem de desafio.


02. RESPOSTA: “E”. É preciso antes interpretar o enunciado: a palavra ratifica significa confirma, reforça. Então, a capacidade de resistir é confirmada, ratificada pelo fato de o sapo velho continuar tentando pular para fora, apesar dos incentivos contrários. Descartam-se letras A, B e D automaticamente. A letra C é aquela que mais se aproxima da letra E, mas o simples fato de o sapo de 70 anos tentar pular para liberdade, por si só, não caracteriza capacidade de resistência e sim, apenas, a tentativa de livrar-se da morte,

03. RESPOSTA: “D”. O preconceito, que significa conceito antecipado ou pré-definido, é, na verdade, o eixo norteador desse texto. Dentre as alternativas acima, fica claro esse tipo de atitude quando os outros sapos que foram assistir à competição começaram a esnobar o mais velho. A frase “Quem você pensa que é?” indica o pré-julgamento dos espectadores, uma vez que outros mais novos não haviam conseguido. Para eles, era impossível um sapo de 70 anos alcançar o sucesso que o de 20 e 50 não atingiram. Ou seja, julgaram-no pela faixa etária, sem considerar outros fatores como capacidade de insistir e perseverança.

04. RESPOSTA: “D”. Essa é uma questão que envolve sinonímia. Expectativa indica espera e, portanto, incerteza. Suspense enquadra-se nesses dois significados. Medo também está ligado a suspense. Preocupação e apreensão estão no mesmo campo de significação. Mas euforia significa motivação, felicidade, como resultado de algo que foi conseguido. Não se enquadra no mesmo campo semântico das demais palavras. Portanto, constitui a sua letra a resposta da questão.

05. RESPOSTA: “A”. Está mais do que claro que o sapo só saiu porque entendeu que estava sendo incentivado. A leitura labial dele foi diferente daquilo que realmente os outros estavam dizendo. O trecho final do texto mostra que houve uma troca de Desiste para Insiste, palavras que rimam e, coerentemente, foram compreendidas erroneamente pelo sapo de 70 anos. Resposta clara.

Nenhum comentário: