· Evitar a expressão “o mesmo”/ “a mesma”; prefira “ele” e “ela”; “este”/”esta”;
· Diferenças entre este, esta isto / esse, essa, isso / aquele, aquela, aquilo:
ESTE, ESTA, ISTO: proximidade à pessoa que fala;
ESSE, ESSA, ISSO: proximidade à pessoa que ouve;
AQUELE, AQUELA, AQUILO: distância dos interlocutores.
Marcos, Teresa e João são ótimos alunos: enquanto aquele é muito centrado, essa é muito ativa e este muito criativo.
Este ano, tudo mudará (2011).
Esse ano de 2009 foi bastante proveitoso.
Aquela década de 60 foi mágica.
Este lápis é meu.
Esse seu computador está desligado.
Aquela menina que nós vimos passou para a universidade.
· Cuidados em pronomes relativos “no qual/em que” “do qual/de que” “cujo”, “o qual/que”. Não confundir “em que/no qual” com “onde”.
O aluno cujo professor inova sempre rende melhor.
1. O aluno sempre rende melhor;
2. O professor do aluno inova.
*Cujo deve ser usado quando houver dois elementos, um pertencente ou especificando o outro.
O professor que/o qual pesquisa inova constantemente.
1. O professor inova constantemente;
2. O professor pesquisa.
O professor de quem o aluno gosta tem menos trabalho.
1. O professor tem menos trabalho;
2. O aluno gosta do professor (de + o professor).
A pesquisa em que / na qual (não usar onde) nos apoiamos foi realizada em 2010.
1. A pesquisa foi realizada em 2010;
2. Apoiamo-nos na pesquisa (em + a pesquisa).
A cidade onde moro é calma.
1. A cidade é calma;
2. Moro na cidade.
· Evitar expressões como “desde os primórdios”, “ultimamente no Brasil” “na minha opinião”;
· Ter cuidado nas expressões conclusivas: nunca utilizar TODAVIA, CONTUDO, ENTRETANTO, NO ENTANTO. Utilizar POR ISSO, DESSE MODO, PORTANTO, DESTARTE;
· Verificar quantidade de linhas para não ultrapassar o número estabelecido, bem como para se chegar a esse limite;
· Evitar soluções genéricas, na conclusão; a solução deve primar por uma ação possível, concreta e específica;
· Erros de ortografia, de acentuação, de concordância, regência devem ser evitados ao máximo.
2 comentários:
Não sei o que aconteceu comigo! Eu esqueci de ler a proposta de redação na prova da UFRN desse ano :'(
Mesmo e tendo escolhidos 2 temas propostos, eu não os relacionei a melhorias da educação :(
Eu corro o risco de zerar a prova? Me ajuda Cassiano, por favor :'(
Me desanimei, estou muito triste, pois fui muito bem nas demais provas.
Abraços e parabéns pelo blog!
É muito relativo, porque não tenho a sua redação em mãos. Às vezes, achamos que não relacionamos ao tema, mas - implicitamente - você pode ter relacionado às melhorias, sim. Pra zerar a redação tem de se fugir totalmente ao tema. Acredito que não tenha sido o seu caso. Não desanime, espere os resultados. Um abraço!
Postar um comentário