20 de fev. de 2012

CARTOONS IN ENGLISH

Observe atentamente o cartoon abaixo para responder aos itens a, b e c da questão n.º 01.

01. Responda ao que se pede:

a) Qual é a relação entre a bandeira com a palavra "no" e a frase do balão?



b) Explique os sufixos das palavras "biggER" e "smallER". O que eles expressam em relação aos adjetivos originais?

c) Qual a diferença entre os sufixos das palavras acima e o da palavra bannER?


Observe a figura abaixo e responda aos itens a e b da questão n.º 02:


02. Em relação aos tempos verbais, responda ao solicitado:

a) Qual a forma nominal representada pelo sufixo "ing"? O que essa forma nominal expressa e qual a sua correspondente em português?


b) Na frase "The writING is a very important aspect of the language.", apesar de o sufixo ING aparecer, por que não se trata de gerúndio? Que palavra é determinante para a mudança de sentido e de classe gramatical?




RESPOSTAS:
01.a) A bandeira é gigante, relacionando-se à expressão "..., bigger is the banner", opondo-se aos argumentos que são pequenos (smaller); b) O sufixo ER indica, nos dois adjetivos, COMPARATIVO DE SUPERIORIDADE, como ocorre nos casos de palavras curtas (até duas sílabas); c) Diferentemente dos outros vocábulos, o sufixo ER em "banner" sinaliza que se trata de substantivo, como PAINTER, SINGER, COMPUTER, etc.
02. a) GERÚNDIO. Expressa ação contínua equivalente a NDO, em português, como nos casos de CANTANDO, ESTUDANDO, TRABALHANDO; b) O sufixo ING também pode ser usado nos substantivos e nos adjetivos; no caso presente, trata-se de substantivo, indicado pelo artigo definido "the".

Um comentário:

Roseane disse...

Adorei o exercício viu...continue assim.