7 de set. de 2012

"AO ENCONTRO DE" OU " DE ENCONTRO A"?


Há certas expressões no Português que, alheias ao preciosismo gramatical de alguns "tecnicistas da Língua", acabam definindo um sentido, bem como seu uso equivocado pode causar um efeito completamente diferente daquele pretendido pelo autor da mensagem.

Nas frases "(1) Minhas ideias estão DE ENCONTRO ÀS suas, pois pensamos parecido." e "(2) Meus pensamentos vão AO ENCONTRO DOS seus, mas respeito suas opiniões.", as expressões em destaque estão trocadas, considerando-se o contexto em que ambas estão organizadas. Isso acaba sendo comum, já que são tão semelhantes, embora os sentidos sejam opostos entre si.

No período n.º 1, o emissor quis dizer que as "ideias" de ambos são correlatas, parecidas, e que - portanto - comungam-se os mesmos pensamentos. O correto neste caso seria empregar a expressão "AO ENCONTRO DAS SUAS", destacando a preposição "A" (de AO) como indicativa de "direção", "destino" e, por isso, de convergência.

Na segunda frase, os sentidos autorizam a interpretar que há adversidade nas ideias, e, desse modo, o termo adequado para representar essa oposição seria "DE ENCONTRO AOS SEUS", como se a preposição "DE", ao contrário de "A" da frase 1, indicasse choque, colisão, ou seja, contraste entre os posicionamentos.

Para concluir, de modo objetivo, devemos ter que:

AO ENCONTRO DE: convergência, concordância;
DE ENCONTRO A: divergência, discordância.

E ninguém mais precisará perder o sono por esse motivo. Em breve postarei relação parecida entre as locuções conjuntivas À MEDIDA QUE e NA MEDIDA EM QUE, cujo emprego é largamente confundido e incidente também sobre a semântica da mensagem.

Boa escrita sempre!

Cassildo.

Nenhum comentário: