1 de set. de 2012

COMO PRODUZIR UM PARÁGRAFO DE DESENVOLVIMENTO - ISOLADO DE 30.08.2012


COMO SE PRODUZIR UM PARÁGRAFO DE DESENVOLVIMENTO

Na página anterior, vimos as maneiras de se produzir uma INTRODUÇÃO. Agora, avançamos no sentido de orientar como redigir um parágrafo de DESENVOLVIMENTO. Lembramos que o texto poderá ter apenas um parágrafo desse tipo. Isso varia conforme os argumentos. Se o desenvolvimento for construído considerando-se 2 argumentos, serão necessários 2 parágrafos; se for construído com base em 3 argumentos, 3 parágrafos serão exigidos e assim por diante.
Nessa parte do texto, a proposta contida na introdução (tema ou tese) deverá ser detalhada e sustentada com argumentos, os quais podem constituir DEFINIÇÕES, REFUTAÇÕES, ENUMERAÇÕES, EXEMPLOS, dentre outros inúmeros recursos que os redatores podem empregar.
Não há uma receita fixa, mas esses tópicos são, no geral, orientadores para um texto DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO bem fundamentado.

1. REFUTAÇÃO

Apesar de alguns defenderem a legalização das drogas, afirmando que isso diminuiria o tráfico, tal premissa não está devidamente comprovada pela realidade. Há lugares em que isso se mostra totalmente contrário, caso de alguns entes federados dos Estados Unidos onde a maconha é permitida, e – ainda assim – o tráfico não teve redução significativa, levando-nos a considerar que uma coisa não garante necessariamente a outra e que, portanto, a tese de quem é favorável à descriminalização não pode se basear nesse fundamento.
 (Cassildo Souza)
(Constrói-se o argumento contrariando a idéia de que a legalização das drogas desestabilizaria o tráfico de entorpecentes.)

2. EXEMPLIFICAÇÃO

A prova de que a corrupção virou algo comum no Brasil são os inúmeros casos dos quais a sociedade teve conhecimento nos últimos dez anos. O mensalão, cujo processo envolve 37 réus, é apenas um exemplo – dentro muitos outros – de que pessoas de influência nos mais altos escalões usam os cargos públicos em seu favor, subtraindo os recursos oriundos de nossos impostos, que já são extremamente elevados.
(Cassildo Souza)

(Constrói-se o argumento sobre o exemplo do “Mensalão”, para justificar a normalidade da corrupção no Brasil.)

3. DEFINIÇÕES

A palavra preconceito define-se como conceito antecipado que se tem de determinada coisa ou pessoa. Isso significa que todos nós somos preconceituosos, em maior ou menor grau. É impossível não construirmos primeira impressão ao conhecermos alguém, mesmo que – algum tempo depois – tenhamos a oportunidade de mudar os conceitos ou opiniões formados por ocasião de um primeiro encontro rápido ou pouco produtivo. Assim, deixando a hipocrisia de lado, tal prática é mais comum do que imaginamos, até mesmo para quem não percebe que está sendo preconceituoso.
(Cassildo Souza)
(Constrói-se o argumento com base na definição da palavra preconceito, para se justificar que todos nós temos essa característica)

4. ENUMERAÇÃO

 A escola pública brasileira não consegue cumprir fielmente seu papel na sociedade por algumas razões: primeiro, a instituição escolar não está alinhada à realidade de sua clientela estudantil, precisando haver urgente reformulação; segundo, falta investimento estatal na estrutura física, material didático e valorização aos profissionais; um terceiro motivo desse problema seria a falta de compromisso de grande parte do corpo docente que, na maioria das vezes, ausenta-se de sala de aula para assumir outras ou nenhuma função.
(Cassildo Souza)

(Constrói-se o argumento com base na enumeração de 3 razões que se destacam para dificultar o processo educacional no Brasil.)

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