COMO SE PRODUZIR UM
PARÁGRAFO DE DESENVOLVIMENTO
Na página anterior, vimos as maneiras de se produzir uma INTRODUÇÃO.
Agora, avançamos no sentido de orientar como redigir um parágrafo de
DESENVOLVIMENTO. Lembramos que o texto poderá ter apenas um parágrafo desse
tipo. Isso varia conforme os argumentos. Se o desenvolvimento for construído
considerando-se 2 argumentos, serão necessários 2 parágrafos; se for construído
com base em 3 argumentos, 3 parágrafos serão exigidos e assim por diante.
Nessa parte do texto, a proposta contida na introdução (tema ou tese)
deverá ser detalhada e sustentada com argumentos, os quais podem constituir
DEFINIÇÕES, REFUTAÇÕES, ENUMERAÇÕES, EXEMPLOS, dentre outros inúmeros recursos
que os redatores podem empregar.
Não há uma receita
fixa, mas esses tópicos são, no geral, orientadores para um texto
DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO bem fundamentado.
1. REFUTAÇÃO
Apesar
de alguns defenderem a legalização das drogas, afirmando que isso diminuiria o
tráfico, tal premissa não está devidamente comprovada pela realidade. Há
lugares em que isso se mostra totalmente contrário, caso de alguns entes
federados dos Estados Unidos onde a maconha é permitida, e – ainda assim – o
tráfico não teve redução significativa, levando-nos a considerar que uma coisa
não garante necessariamente a outra e que, portanto, a tese de quem é favorável
à descriminalização não pode se basear nesse fundamento.
(Cassildo
Souza)
(Constrói-se o
argumento contrariando a idéia de que a legalização das drogas desestabilizaria
o tráfico de entorpecentes.)
2. EXEMPLIFICAÇÃO
A prova de que a
corrupção virou algo comum no Brasil são os inúmeros casos dos quais a
sociedade teve conhecimento nos últimos dez anos. O mensalão, cujo processo
envolve 37 réus, é apenas um exemplo – dentro muitos outros – de que pessoas de
influência nos mais altos escalões usam os cargos públicos em seu favor,
subtraindo os recursos oriundos de nossos impostos, que já são extremamente
elevados.
(Cassildo
Souza)
(Constrói-se o
argumento sobre o exemplo do “Mensalão”, para justificar a normalidade da
corrupção no Brasil.)
3. DEFINIÇÕES
A
palavra preconceito define-se como conceito
antecipado que se tem de determinada coisa ou pessoa. Isso significa que
todos nós somos preconceituosos, em maior ou menor grau. É impossível não
construirmos primeira impressão ao conhecermos alguém, mesmo que – algum tempo
depois – tenhamos a oportunidade de mudar os conceitos ou opiniões formados por
ocasião de um primeiro encontro rápido ou pouco produtivo. Assim, deixando a
hipocrisia de lado, tal prática é mais comum do que imaginamos, até mesmo para
quem não percebe que está sendo preconceituoso.
(Cassildo
Souza)
(Constrói-se o
argumento com base na definição da palavra preconceito, para se justificar que
todos nós temos essa característica)
4. ENUMERAÇÃO
A escola pública brasileira não consegue
cumprir fielmente seu papel na sociedade por algumas razões: primeiro, a
instituição escolar não está alinhada à realidade de sua clientela estudantil,
precisando haver urgente reformulação; segundo, falta investimento estatal na
estrutura física, material didático e valorização aos profissionais; um
terceiro motivo desse problema seria a falta de compromisso de grande parte do
corpo docente que, na maioria das vezes, ausenta-se de sala de aula para
assumir outras ou nenhuma função.
(Cassildo Souza)
(Constrói-se o
argumento com base na enumeração de 3 razões que se destacam para dificultar o
processo educacional no Brasil.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário