O 7º Seminário
de Educação e Leitura da UFRN, realizado de 11 a 14 de novembro de 2013, foi
uma excelente oportunidade de revisitar conceitos, atualizar conhecimentos e,
portanto, de repensar práticas de ensinar. Com o tema DESAFIOS E CRIATIVIDADE,
as conferências focaram-se na leitura considerando a inserção do indivíduo na
sociedade e, por tais motivos, muitos foram os subsídios teóricos oferecidos
para que os profissionais da educação possam começar a mobilizar-se no sentido
de criar novas oportunidades de ensino.
O evento teve abrangência
nacional, com a participação de pesquisadores reconhecidos até mesmo
internacionalmente. A nossa Escola Estadual “Tristão de Barros” compareceu ao
congresso com 11 professores das mais diversas áreas. A professora de Língua
Portuguesa, Luciana Carvalho (ensinos fundamental e médio), apresentou-se no GT
, na terça-feira, 11 de novembro, com o resultado do trabalho Dois dedos de prosa: revisitando o Seridó
potiguar na perspectiva do letramento literário, aplicado nas turmas de
ensino médio da escola. A preocupação com um ensino que veja a leitura como
elemento norteador de qualquer processo educativo, possibilitou que os
participantes tivessem acesso a 10 conferências, 10 simpósios, 10 GTs – Grupos
de Trabalho, 20 minicursos.
Juntamente com
Elba Alves e Rita Rayane, participei do minicurso Letramento e Gênero Textual, ministrado
pela renomada professora Dra. Maria do Socorro Oliveira – UFRN, a qual levou os
professores refletirem sobre o ensino de gêneros na língua portuguesa,
evidenciando a distinção necessária entre este e o texto propriamente dito (ou os
mecanismos textuais), cuja falta de clareza tem levado a um equívoco quanto à
consideração daquilo que estão trabalhando de fato. Nesses encontros,
destacam-se as definições de gêneros por diversos pesquisadores, o confronto
entre os termos gênero textual x gênero
discursivo, além de dedicar-se uma parte desse conteúdo ao letramento.
No último dia
do minicurso, a professora Socorro (autora de alguns livros sobre gênero
textual) fez abordagem sobre projetos de letramento, com ilustração de trabalho
aplicado numa escola estadual de Lagoa de Pedra/RN. Uma ótima oportunidade para
inspirar os professores da área de linguagens a melhorar sua atuação em sala de
aula, em especial em relação aos gêneros. Foram 3 encontros riquíssimos, com
interações entre alunos e ministrante, levantamento de questões e,
principalmente, de uma aquisição breve, mas muito significativa para futuras
práticas e estudos sobre o tema.
O Seminário
foi excelente e propiciou aos participantes ótimas oportunidades para reavaliarem
seu trabalho em sala de aula. Uma experiência excepcional, um evento muito
concorrido e proveitoso. O ponto alto e muitíssimo prestigiado do evento foi a
palestra do professor Alexandre Lopes (Florida International University – EUA),
premiado como docente de 2012, nos EUA, o qual relatou suas experiências,
destacando os contextos que o levaram a ser escolhido como professor do ano naquele
país, trabalhando com crianças entre 3 e 5 anos de idade, numa área isolada e
carente, com alunos especiais e advindos de vários países, culturas totalmente
distintas. Uma apresentação bastante esperada e aplaudida, ao final, pela
grande plateia que o prestigiou.
Foram quatro
dias excelentes, com múltiplas atividades para todos os segmentos. Acreditamos
que atualizar-se é fundamental em todas as áreas, mas na educação essa busca
deve ser ainda mais intensa e constante, posto que o processo educativo é
dinâmico pela própria natureza daquilo em que se constitui. Experiências dessa
natureza devem ser vivenciadas constantemente por nós, educadores, para que
possamos sempre questionar nossa atuação, num mundo complexo e rápido como o
nosso.
Parabéns a
todos os envolvidos na realização e organização do 7º SEL.
Agradecemos à Escola Estadual "Tristão de Barros" a oportunidade de participar de momento tão significativo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário