14 de nov. de 2013

7º SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO E LEITURA







O 7º Seminário de Educação e Leitura da UFRN, realizado de 11 a 14 de novembro de 2013, foi uma excelente oportunidade de revisitar conceitos, atualizar conhecimentos e, portanto, de repensar práticas de ensinar. Com o tema DESAFIOS E CRIATIVIDADE, as conferências focaram-se na leitura considerando a inserção do indivíduo na sociedade e, por tais motivos, muitos foram os subsídios teóricos oferecidos para que os profissionais da educação possam começar a mobilizar-se no sentido de criar novas oportunidades de ensino.

O evento teve abrangência nacional, com a participação de pesquisadores reconhecidos até mesmo internacionalmente. A nossa Escola Estadual “Tristão de Barros” compareceu ao congresso com 11 professores das mais diversas áreas. A professora de Língua Portuguesa, Luciana Carvalho (ensinos fundamental e médio), apresentou-se no GT , na terça-feira, 11 de novembro, com o resultado do trabalho Dois dedos de prosa: revisitando o Seridó potiguar na perspectiva do letramento literário, aplicado nas turmas de ensino médio da escola. A preocupação com um ensino que veja a leitura como elemento norteador de qualquer processo educativo, possibilitou que os participantes tivessem acesso a 10 conferências, 10 simpósios, 10 GTs – Grupos de Trabalho, 20 minicursos.
Juntamente com Elba Alves e Rita Rayane, participei do minicurso Letramento e Gênero Textual, ministrado pela renomada professora Dra. Maria do Socorro Oliveira – UFRN, a qual levou os professores refletirem sobre o ensino de gêneros na língua portuguesa, evidenciando a distinção necessária entre este e o texto propriamente dito (ou os mecanismos textuais), cuja falta de clareza tem levado a um equívoco quanto à consideração daquilo que estão trabalhando de fato. Nesses encontros, destacam-se as definições de gêneros por diversos pesquisadores, o confronto entre os termos gênero textual x gênero discursivo, além de dedicar-se uma parte desse conteúdo ao letramento.  

No último dia do minicurso, a professora Socorro (autora de alguns livros sobre gênero textual) fez abordagem sobre projetos de letramento, com ilustração de trabalho aplicado numa escola estadual de Lagoa de Pedra/RN. Uma ótima oportunidade para inspirar os professores da área de linguagens a melhorar sua atuação em sala de aula, em especial em relação aos gêneros. Foram 3 encontros riquíssimos, com interações entre alunos e ministrante, levantamento de questões e, principalmente, de uma aquisição breve, mas muito significativa para futuras práticas e estudos sobre o tema.

O Seminário foi excelente e propiciou aos participantes ótimas oportunidades para reavaliarem seu trabalho em sala de aula. Uma experiência excepcional, um evento muito concorrido e proveitoso. O ponto alto e muitíssimo prestigiado do evento foi a palestra do professor Alexandre Lopes (Florida International University – EUA), premiado como docente de 2012, nos EUA, o qual relatou suas experiências, destacando os contextos que o levaram a ser escolhido como professor do ano naquele país, trabalhando com crianças entre 3 e 5 anos de idade, numa área isolada e carente, com alunos especiais e advindos de vários países, culturas totalmente distintas. Uma apresentação bastante esperada e aplaudida, ao final, pela grande plateia que o prestigiou.

Foram quatro dias excelentes, com múltiplas atividades para todos os segmentos. Acreditamos que atualizar-se é fundamental em todas as áreas, mas na educação essa busca deve ser ainda mais intensa e constante, posto que o processo educativo é dinâmico pela própria natureza daquilo em que se constitui. Experiências dessa natureza devem ser vivenciadas constantemente por nós, educadores, para que possamos sempre questionar nossa atuação, num mundo complexo e rápido como o nosso. 

Parabéns a todos os envolvidos na realização e organização do 7º SEL.

Agradecemos à Escola Estadual "Tristão de Barros" a oportunidade de participar de momento tão significativo. 

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