24 de dez. de 2017

O QUE QUERO NÃO SÓ PARA 2018

O QUE EU QUERO NÃO SÓ PARA 2018
Inevitavelmente, nesta época do ano, aderimos à "onda" de fazermos balanços e desejarmos dias melhores. É comum pedirmos paz, saúde, prosperidade e prometermos dietas milagrosas, atividades físicas, trabalhos voluntários, dentre outros itens que nunca são realizados. Sobram desejos e promessas; falta criatividade na diversificação. Que tal buscarmos coisas diferentes e, ainda assim, fundamentais para o nosso crescimento? Podemos ser clichês, muitas vezes, mas também podemos sair do lugar-comum, ainda que agindo como a maioria. Então, vamos lá:
Desejo em 2018 - e não apenas nesse ano - que as pessoas não passem pelas outras sem cumprimentá-las;
Desejo em 2018 - e não apenas nos próximos 12 meses - que a tolerância permita não brigarmos por futebol, religião e política;
Desejo - a partir de 2018 - que as pessoas dialoguem mais presencialmente do que virtualmente;
Desejo - a iniciar de agora - que o ouvido seja mais usado do que a boca;
Desejo - em nossa existência - que os amigos sejam mais leais do que aparentam nas redes sociais;
Desejo - daqui em diante - que no trânsito os pedestres tenham mais cautela e os motoristas respeitem as normas, preservando a sua vida e a dos outros;
Desejo - atemporalmente - que as práticas se alinhem aos discursos, especialmente em postos de trabalho essenciais à coletividade;
Desejo - mais do que simples panetones e perus - que pessoas estejam mais bem-resolvidas e, assim, não usem da malícia para prejudicar ninguém;
Desejo - independentemente da temporalidade - que a gentileza, conhecida por gerar gentileza, ocupe nossas atitudes diárias;
Desejo - mais do que tudo - que a HUMANIDADE, a COMPREENSÃO e a EMPATIA finalmente saiam dos dicionários e passem a vigorar num mundo mais justo, menos cruel e onde todos possam celebrar o dom acordar a cada dia!
O resto, não faltarão pessoas para desejar! Que o façam, pois estes são os meus desejos mais viscerais NÃO SÓ PARA 2018, mas para qualquer época de nossa convivência!

Cassildo Souza.

12 de nov. de 2017


Quem fala hoje não é o Professor, e sim o Cidadão Cassildo Souza
!
Antes de acadêmicos, vocês são seres humanos. Vão para a prova do ENEM com toda a serenidade do mundo, sem remorsos, ressentimentos ou qualquer outro sentimento adverso. 

Vocês são especiais, independentemente de qualquer coisa!





15 de out. de 2017

Homenagem ao Dia do Professor 2017!




Parabéns a todos os professores do país. Uma classe que merece mais do que compaixão, dó ou pena. Merece respeito e congratulações por ser, inevitavelmente, aquela que forma pessoas capazes de exercer qualquer outra função.  
Meu orgulho é indescritível por fazer parte de um grupo tão especial como os docentes. 
Que esta data seja um marco para as ações concretas: nossas em relação aos nossos alunos e dos nossos representantes para com os mestres. 
#DiaNosso 
#ProfessorcomOrgulhoeporVocação

10 de out. de 2017

RESOLUÇÃO DE MAIS QUESTÕES PARA O ENEM 2017!

Questões resolvidas de provas do ENEM anteriores, envolvendo LINGUAGEM VERBAL/NÃO VERBAL e GÊNEROS TEXTUAIS.


16 de set. de 2017

Boa prova aos candidatos do Concurso para Técnico Administrativo em Educação da UFRN (2017)

Nosso recado aos candidatos que realizarão o Concurso Público da Comperve (Editais 018 e 019/2017), para TÉCNICO ADMINISTRATIVO EM EDUCAÇÃO DA UFRN.

Nesse período, publicamos algumas videoaulas colaborativas para complementar os estudos e recebemos muitos gestos de carinho e agradecimento.

Vejam o vídeo!

Prof. Cassildo Souza - Revisão Concurso Téc. Educação (UFRN 2017) (PARTE 02)


15 de set. de 2017

Prof. Cassildo Souza - Revisão Concurso Téc. Educação (UFRN 2017) (PARTE 01)



Parte 01 da revisão para o Concurso de Técnico Administrativo em Educação / UFRN, a ser realizado pela Comperve, Editais 018 e 019/2017.

Resolução de prova para Pedagogo da UFERSA (Edital 031/2016-Comperve).

Vídeo simples, objetivo, direto!

7 de set. de 2017

PÁTRIA SEM RUMO - 07 DE SETEMBRO DE 2017.


A Bandeira do Brasil é uma das mais belas do mundo - se é que existe outra mais bonita. Contrasta, inevitavelmente, com as mazelas de "nossa Pátria", cada vez mais devastada pelos descasos, pelas paixões ideológicas e pela falta de rumo. Não considero sermos INDEPENDENTES; considero estarmos há séculos num período de transição que nunca se consolida para essa independência.
Infelizmente, muitos aspectos contribuem para essa transição "eterna". Os representantes indicados pelo povo (equivocadamente, na maioria das vezes) no geral não tem sido competentes e honestos, reproduzindo vícios desde a época colonial, influenciando negativamente parte da população, a qual também costuma agir quase sempre pensando em benefício próprio. O tal do círculo vicioso da corrupção, da vantagem, da falta de ética e do individualismo.
Acabar com isso é quase impossível; amenizar, porém, não é tão difícil de acontecer. Não seria, pois o que vemos ultimamente são grupos que defendem suas bandeiras negando os defeitos de seus representantes, alienados por certas figuras endeusadas (em todos os polos), numa peleja que mais lembra briga de torcidas, a fim de afirmarem seus "ideais" e negar o contrário. Uma verdadeira disputa predominantemente virtual. As redes sociais - inicialmente propostas para difusão de ideias, conhecimento e até diversão - viraram campo de batalha em que o embasamento é arbitrário, ignorante, fascista.
Tais fatos explicam parte do que vivemos agora. Um país manchado internacionalmente (mais do que sempre foi), com suas mazelas estampadas nos jornais impressos ou virtuais do mundo; uma crise política, econômica, social sem fim; pessoas brigando para decidir quem roubou menos ou roubou mais, como se o grau do delito os isentasse; uma nação cujo povo encontra-se perdido, a exemplo da classe política, chegando a parecer que estamos prestes a ouvir o grito "Independência ou Morte" mais uma vez; porque o primeiro parece não ter vingado.
O texto é mórbido, realista, sem alegorias. Mas isso não significa que não devemos cumprir nosso papel de cidadão, de patriota (não o patriota do marketing, das redes sociais). Antes do sonho e da utopia - necessários para a sobrevivência da nossa esperança - precisamos ter ciência de que o cenário não é favorável e continuará a não sê-lo por algum período, até que comecemos a fazer melhor nossas escolhas, esquecermos apadrinhamentos, privilégios e individualismo. A independência de uma nação começa pela independência do indivíduo, que não precisa ser capacho de nenhuma ideologia, nenhum político ou nenhuma corrente partidária.
7 de Setembro. Que a independência simbólica um dia venha a se configurar Independência plena.

3 de set. de 2017

Prof. Cassildo Souza - DICAS ESTRATÉGICAS PARA O ENEM 2017


Desta vez, não se trata de dicas de conteúdos para o ENEM. Trata-se de dicas das estratégias de preparação e provas, baseadas na nossa experiência como docente de cursinhos preparatórios há 12 anos.

Confiram aqui ou em nosso canal CASSILDO SOUZA!


Prof. Cassildo Souza - Texto Argumentativo - Aula 3/3 - Concurso UFRN 2017

O texto argumentativo gera muitas dúvidas em sua estrutura para candidatos de ENEM e concursos públicos. Nesta terceira e última aula da série sobre o assunto, Prof. Cassildo Souza explica a construção do parágrafo conclusivo, mostrando a sua relação com os elementos anteriores.

Confiram!


25 de ago. de 2017

Texto Argumentativo - Prof. Cassildo Souza - Aula 2/3 - Concurso UFRN 2017


Já disponível no YouTube a aula 2/3 sobre TEXTO ARGUMENTATIVO, em preparação à prova de Técnico Administrativo em Educação da UFRN (Comperve 018 e 019/2017). 

O texto argumentativo gera muitas dúvidas em sua estrutura para candidatos de ENEM e concursos públicos. Nesta segunda de três aulas sobre o assunto, Prof. Cassildo Souza explica a construção dos parágrafos de desenvolvimento, os quais estão conectados à tese apresentada na introdução.

Confiram!

12 de ago. de 2017

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Prezados amigos usuários do blog,

Vocês devem ter notado (quem postou comentários aqui) a minha ausência nas respostas, mesmo que eu estivesse presente em postagens dos links das videoaulas do canal. Não considerem isso uma falta de cuidado ou de atenção. Minha conta apresentou um probleminha e eu não estava recebendo as notificações dos comentários. Isso acontecia desde janeiro. O meu estranhamento acabou me motivando a verificar melhor isso. Resultado: descobri uma série de comentários que estavam "ocultos" na plataforma do blog.

Sei que algumas respostas não mais atendem às necessidades dos que acessam aqui, mas ainda assim eu responderei essas mensagens, como forma de consideração e de retratação pelo ocorrido.

Muito obrigado por prestigiar este espaço, que é de vocês, em primeiro lugar.

Professor Cassildo Souza.

Texto Argumentativo - Prof. Cassildo Souza - Aula 1/3 - Concurso UFRN 2017

O texto argumentativo gera muitas dúvidas em sua estrutura para candidatos de ENEM e concursos públicos. Nesta primeira de três aulas sobre o assunto, Prof. Cassildo Souza aborda as características, a estrutura resumida e o modelo de um parágrafo introdutório.

Esse conteúdo será cobrado nos concursos da UFRN (setembro/2017) e IFRN (outubro/2017), ambos a serem realizados pela Comperve.
Confiram!




11 de ago. de 2017

AOS NOSSOS ESTUDANTES, OS MEUS RESPEITOS


Aos nossos estudantes, os meus respeitos.
Em nosso país, é um grande desafio sê-lo plenamente.
Ser estudante é ter senso crítico.
Ser estudante é ter paciência, resiliência, perseverança.
Ser estudante é estar na linha de frente de todas as esperanças.
É renovar esta mesma esperança a cada notícia perversa, numa terra perversa.
É entender seu papel de destaque no mundo.
É aprender teorias e contextualizar momentos, ter ativa voz e fazer reflexão.
Ser estudante - aqui no Brasil - é ser um herói pouco visto.
É ir além, mais do que um mero aluno, um simples nome numa lista de chamada riscada.
Ser estudante é ser cidadão, é existir de fato, é ser orgulho da gente chegada e da gente distante.
Aos nossos estudantes, os meus respeitos.

3 de ago. de 2017

VÍDEO NOVO COM RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DA COMPERVE!


Concursos Comperve 018 e 019/2017. Resolução de questões de CONCORDÂNCIA VERBAL e SINTAXE DO PERÍODO COMPOSTO, de modo simples e objetivo!

Confira!


Sabe qual é a diferença entre CARTA ARGUMENTATIVA e ARTIGO DE OPINIÃO? Neste vídeo, alimentado no canal CASSILDO SOUZA, explicamos a diferença com modelos dos dois gêneros preferidos na maioria dos concursos realizados pela COMPERVE (UFRN).


30 de jul. de 2017

SÉRIE "DICAS PARA O ENEM 2017" - VÍDEO 03 - CONTEÚDOS MAIS COBRADOS

Vai fazer o Enem? Quais são os conteúdos mais cobrados em Língua Portuguesa? Neste vídeo, eu abordo essas questões, de modo natural, simples, objetivo, como se estivesse presencialmente em sala de aula,com vocês!
Confiram!



22 de jul. de 2017

RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DA COMPERVE (PROPÓSITO COMUNICATIVO/VARIAÇÃO LINGUÍSTICA)


Mais 2 questões resolvidas da prova 101 - UFRN/Comperve (Analista do MP/RN - Área Contábil), abordando PROPÓSITO COMUNICATIVO, VARIAÇÃO LINGUÍSTICA e DENOTAÇÃO / CONOTAÇÃO.

Não deixe de conferir!


SÉRIE "DICAS PARA O ENEM 2017"


Mais um vídeo no canal abordando os motivos que levam o candidato a ZERAR A REDAÇÃO DO ENEM. São aspectos simples, que podem ser evitados, mas que levaram mais de 280 mil candidatos a anularem seus textos em 2016!

Fique atento e confira as dicas!


Fique atento e confira nossas dicas!

20 de jul. de 2017

VÍDEO NOVO NO CANAL "CASSILDO SOUZA". RESOLUÇÃO QUESTÕES DA COMPERVE/UFRN.

Resolução de 02 questões da prova 101 - Área Contábil - Língua Portuguesa, para provimento de cargos do MP/RN, pelo professor Cassildo Souza, em preparação ao Concurso para Técnico Administrativo em Educação da UFRN - Ed. 018 e 019/2017.

Trata-se de CLASSES DE PALAVRAS (Funções do QUE) e CITAÇÃO DO DISCURSO ALHEIO.

Confiram!




19 de jul. de 2017

ANÁLISE E CONTEÚDOS - EDITAIS 018 e 019/2017 (UFRN/COMPERVE)

A UFRN - via Núcleo Permanente de Concursos(Comperve) - acaba de lançar os Editais 018 e 019/2017, para Técnico-Administrativo em Educação, compreendendo 52 cargos nos níveis FUNDAMENTAL, MÉDIO e SUPERIOR, com programas de conteúdos muito parecidos. Os valores da remuneração podem chegar a R$ 4.180,66, além de Auxílio Alimentação.

As inscrições serão realizadas de 31 de julho a 21 de agosto, exclusivamente no site da Comperve (www.comperve.ufrn.br), e as provas serão realizadas dia 17 de setembro de 2017.

Como faz tradicionalmente, a instituição cobra em Língua Portuguesa 3 partes essenciais: CONHECIMENTO TEXTUAL, CONHECIMENTO LINGUÍSTICO e PRODUÇÃO TEXTUAL DO TIPO ARGUMENTATIVA. Sua prova é muito particular e aos candidatos caberá dominar o estilo predominante da empresa.

No vídeo, analisamos os conteúdos do edital. Os demais vídeos constam de questões da empresa resolvidas pelo Professor Cassildo Souza.

Acessem!










SÉRIE "DICAS PARA O ENEM 2017" - VÍDEO 01 - DISPONÍVEL NO YOUTUBE

Neste vídeo, que inicia a SÉRIE DICAS PARA O ENEM 2017, o professor de LINGUAGENS (Português) e REDAÇÃO, Cassildo Souza, aborda de modo objetivo a importância de se atender aos 5 critérios exigidos para a redação do Exame.

Norma culta, coesão/coerência, enquadramento do tema/aplicação de conhecimento de diversas áreas, estrutura argumentativa e proposta de intervenção constituem esses critérios.

Disponível também no Canal CASSILDO SOUZA, que contém vários com dicas para concursos e Enem!

Não deixe de conferir!


14 de jul. de 2017

DICAS PARA O ENEM 2017! EM BREVE! AQUI!



Em breve, faremos pequenos vídeos semanais com dicas pontuais para o Enem 2017, a serem publicados no Facebook (perfil, páginas e grupos), YouTube e blog.

Fiquem atentos! Faltam APENAS 115 DIAS para as primeiras provas.

14 de mai. de 2017

PARABÉNS A TODAS AS MÃES, EM ESPECIAL À MINHA!


Minha homenagem à minha mãe (estendendo-se a todas as outras mães), a qual me ensinou os caminhos mais corretos e mais dignos. Lutou arduamente para nos criar, num tempo em que as condições eram bem piores do que hoje. 
Obrigado, minha mãe, por existir, e por me fazer melhor.
Eu te amo!





23 de abr. de 2017

7 ERROS E 3 ACERTOS


1 - Eu vou mim molhar.
2 - Quero algo para eu fazer.
3 - Não vou mas chorar o leite derramado.
4 - Queria está na lua ou em Marte.
5 - Não queira advinhar as coisas.
6 - Minha compreenção não chega a tanto.
7 - Conheço várias pessoas anciosas;
8 - Ela já chegou do cabeleireiro?
9 - Nesta época, nasce muito imbu. 
10 - É muito impecilho para o trabalhador brasileiro.sileiro.

8 de mar. de 2017

RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DA COMPERVE (UFRN) VIA YOUTUBE

Se você vai realizar alguma seleção promovida pela Comissão Permanente de Vestibular (Comperve)/UFRN, fique atento ao estilo inconfundível na banca, nos processos de educação superior a distância, concursos públicos para diversos órgãos ou seleção para reocupação de vagas residuais.

Numa série em vídeos do YouTube, estamos resolvendo provas e questões daquela Comissão, no intuito de oferecer subsídios a candidatos que desconhecem o estilo da organizadora, que apresenta sempre peculiaridades nos conteúdos e na forma de cobrá-los.

Clique sobre os vídeos abaixo para ter acesso às aulas.

Grande abraço e bons estudos!

Prof. Cassildo Souza.

Resolução de Prova Comperve 2016 (Parte 01)



Resolução de Prova Comperve 2016 (Parte 02)


Resolução de Questão da Comperve (Concordância)

PARABÉNS A TODAS AS MULHERES DO BRASIL!


Às mulheres do nosso país - em especial minha mãe, esposa, sobrinha, alunas e colegas de trabalho - presto minha homenagem e meus respeitos por um dia que deve significar muito mais do que um ponto importante no calendário. Chegará o dia em que vocês dividirão verdadeiramente o mundo com os homens.

Vocês são nossa razão de existir.

Parabéns, mulheres! O que seria de nós sem vocês!

11 de fev. de 2017

VÍDEOS DA SÉRIE "ACENTUAÇÃO GRÁFICA" NO CANAL "CASSILDO SOUZA"

Acentuação dos MONOSSÍLABOS




Acentuação das OXÍTONAS



Acentuação das PAROXÍTONAS


Acentuação das formas primitivas e derivadas dos verbos
TER e VIR

SÉRIE CRASE - casos facultativos

"Aquele filho dá orgulho A SUA/À SUA mãe."(possessivos femininos)
"Ele não queria obedecer A/À Ana." (nomes próprios femininos)
"Quando fui até A/À porta, todos já estavam esperando." (com a preposição "até").
As sentenças acima podem ser utilizadas com ou sem acento de crase. A facultatividade da crase se explica pela facultatividade do artigo definido, o qual pode ou não ser empregado nessas situações.
Simples, simples e simples.

SÉRIE CRASE - casos proibitivos

Todas as frases abaixo estão equivocadas gramaticalmente, pelos motivos entre parênteses.
1 "À partir de hoje tudo mudará." (diante de verbo)
2 "O jogador não definiu nada com respeito À futuro." (masculino)
3 "Cara À cara, eles não definiram nada." (palavras repetidas)
4 "Ele dedicou-se À áreas correlatas." ("a" singular + subst. plural)
5 "Estamos alheios À tudo." (diante de pronomes pessoais, indefinidos, relativos)

Aprender pelos casos proibidos é bem mais prático. Filtra-se melhor na hora de decidir o texto.

7 de fev. de 2017

SÉRIE "PORQUÊS"

3 - "PORQUÊ"
Substantivo que significa MOTIVO, RAZÃO, QUESTÃO, DÚVIDA ou cada um dos casos de emprego de seus homônimos. Seu emprego quase sempre está condicionado à presenca do artigo definido (O, A, OS, AS).
"Não entendo o PORQUÊ dessas dúvidas."
"São tantos PORQUÊS a se responder."
"Aprenda o emprego correto dos PORQUÊS."
Simples e prático. Não erre!

SÉRIE "PORQUÊS"

2 - PORQUE
Palavra que indica CAUSA, MOTIVO, RAZÃO, EXPLICAÇÃO. Quando expressa a explicação, é substituível por POIS. Pode ser empregada em afirmativas ou interrogativas:
"Eu não vim PORQUE não houve tempo."
"Desligue a TV, PORQUE (POIS) não há ninguém assistindo."
"Ele atrasou PORQUE acordou tarde?"
Como se vê, é bem simples seu uso.
Tenha sempre atenção.

5 de fev. de 2017

SÉRIE "PORQUÊS"- 1 (POR QUE)

Trata-se de dois vocábulos: o primeiro é PREPOSIÇÃO; o segundo, PRONOME RELATIVO e por isso é sempre seguido pelo substantivo "motivo" (expresso ou subentendido). Também pode substituir PELO QUAL e suas flexões. No final de orações, recebe acento circunflexo (^). Vejamos exemplos:

"POR QUE você não veio?" (por que motivo)
"Não sei POR QUE você não veio." (por que motivo)
"A cidade POR QUE passamos era esquisita." (pela qual passamos)
"Você não veio POR QUÊ?" (por que motivo)

Exige cuidados, mas não é coisa de outro planta.

31 de jan. de 2017

"POR TANTO" e "PORISSO" - ERROS BASTANTE COMUNS

"Não gosto de brincadeiras, POR TANTO pare já!"
"Não gosto de brincadeiras, PORISSO pare já!"

Duas sentenças com mesma semântica e curiosamente com palavras escritas equivocadamente. Na primeira, a palavra deve ser uma só: PORTANTO; na segunda, trata-se de dois vocábulos os quais não devem ser juntados: POR ISSO.
Em ambos os casos, a ideia passada é a de conclusão.
PORTANTO, não as escreva de modo inadequado. 
POR ISSO, é tão importante a leitura.

30 de jan. de 2017

"ÉUS" ou "ÉIS"?

"Vamos agora à entrega dos TROFÉIS."
Primeiramente, vamos empregar corretamente a palavra para que a cerimônia tenha consistência e credibilidade.
O plural das palavras terminadas em "ÉU" (CÉU, TROFÉU, MAUSOLÉU) faz-se simplesmente acrescentando o "s" ao singular; terminando em "EL", trocamos o "L" por IS e acrescentamos um acento agudo no "e", como em PAINEL (PAINÉIS).
Assim, a frase acima encontra-se inadequada gramaticalmente. O correto seria "Vamos agora à entrega dos TROFÉUS".
Uma dúvida muito comum cujo erro passa muitas vezes despercebido.
Cuidado!


26 de jan. de 2017

SISU/2017 - PRORROGAÇÃO


                                                       Clique AQUI para ver a matéria

SISU/2017 - BÔNUS COMO FORMA DE POLÍTICA AFIRMATIVA

É permitida a utilização de bônus à nota do candidato como forma de política de ação afirmativa no Sisu?
Sim. O sistema faculta às instituições a adoção de um bônus como forma de ação afirmativa. A instituição atribui uma pontuação extra (bônus), a ser acrescida à nota obtida no Enem pelo candidato. Nestes casos, o candidato beneficiado com a bonificação concorre com todos os demais inscritos em ampla concorrência.

SISU/2017 - NOTA DE CORTE

Como é calculada a nota de corte de cada curso que o Sisu informa como referência?
Durante o período de inscrição, uma vez por dia, o Sisu calcula a nota de corte (menor nota para o candidato ficar entre os potencialmente selecionados) para cada curso com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência.
Atenção: a nota de corte é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição, não sendo garantia de seleção para a vaga ofertada. O sistema não faz o cálculo em tempo real e a nota de corte é modificada de acordo com a nota dos inscritos. A nota de corte só será informada pelo sistema a partir do segundo dia de inscrição.

SISU/2017 - COMO É INFORMADA A NOTA DO ENEM AO SISU?

No momento em que o candidato insere no sistema o número de inscrição e a senha do Enem de 2016, o Sisu recupera, automaticamente, as suas notas obtidas no exame.

4.2 - As instituições adotam pesos diferentes para as notas do Enem de 2016? Como o Sisu calcula a nota nesses casos?

Algumas instituições participantes do Sisu adotam pesos diferentes para as provas do Enem. Assim, quando o candidato se inscreve para curso que tenha peso diferente, adotado pela instituição, para determinada prova do Enem de 2016, o sistema faz automaticamente o cálculo, de acordo com as especificações da instituição. É então gerada uma nova nota, a ser apresentada ao candidato.

4.3 - É possível que um mesmo candidato tenha notas diferentes para cursos diferentes?

Sim. Como as instituições participantes do Sisu podem atribuir pesos diferentes ou bônus nas provas do Enem de 2016 para cada curso, a nota do candidato pode variar de acordo com os parâmetros definidos pela instituição.

SISU/2017 - 1.ª e 2.ª OPÇÕES

Candidato selecionado em 1ª opção:
O candidato selecionado em sua primeira opção só terá esta oportunidade de fazer sua matrícula. Assim, é importante que fique atento aos prazos: se for selecionado em primeira opção, independentemente de efetuar ou não sua matrícula na instituição de ensino, não será selecionado novamente.
Candidato selecionado em 2ª opção:
O candidato selecionado em sua segunda opção, tendo ou não efetuado a matrícula na instituição, pode manifestar interesse em participar da lista de espera no curso que escolheu como primeira opção.
Assim, se o candidato já matriculado na sua segunda opção for convocado na lista de espera em sua primeira opção - por desistência de candidatos selecionados, por exemplo -, a realização da matrícula na vaga da primeira opção implicará no cancelamento automático da matrícula efetuada anteriormente na segunda opção.

BONUS OFERECIDO PELA UFRN SOBRE A NOTA DO ENEM / 2016 - SISU/2017


Pessoal, cada universidade poderá adotar suas próprias políticas afirmativas - além daquelas já previstas na Lei nº 12.711/2012 (Lei de Cotas). Também - cada instituição - estabelecerá os pesos das notas de acordo com suas conveniências. Então, a nota "bruta" obtida no ENEM tenderá a se modificar no momento da inscrição no SISU.

Lembre-se que, assim sendo, cada universidade tem seu próprio edital para determinar esses pontos. É preciso acessar o site delas para as devidas informações que são adicionais àquelas já constantes no SISU.
Por exemplo, o bônus de 20% que a UFRN oferece aos candidatos do interior como forma de incentivo (ARGUMENTO DE INCLUSÃO REGIONAL) é estabelecido por uma Resolução CONSEPE 177/2013, disponível no link: https://sistemas.ufrn.br/shared/verArquivo…

Fique atento!

23 de jan. de 2017

CALENDÁRIO SISU/2017.

Site do SISU já se encontra ativo (www.sisu.mec.gov.br). O Sistema de Seleção Unificada estará disponível para inscrições de 24 a 27 de janeiro de 2017 e oferecerá 228 mil vagas em UNIVERSIDADES PÚBLICAS.

O resultado da seleção será divulgado dia 30 de janeiro. Acompanhe o cronograma.

"TÃO POUCO" / "TAMPOUCO" - QUAL A DIFERENÇA?

"Por TÃO POUCO dinheiro não vou trabalhar!"

"Ele não trabalha TAMPOUCO estuda."

Já parou para observar que essas formas são diferentes?

Apesar de não se revelar diferença na pronúncia, elas se distinguem quanto à grafia: a primeira equivale a MUITO POUCO (TÃO = MUITO - adv. intensidade), por isso é separada, são duas palavras; a segunda é uma composição, formando um único vocábulo com alteração ortográfica, equivalendo a NEM.

Ou seja, "Ele não trabalha NEM estuda".


Simples.Basta cuidado na hora de escrever.

22 de jan. de 2017

PARA "MIM" ESTUDAR ou PARA "EU" ESTUDAR?

"Este conteúdo é para MIM estudar" ou "Este conteúdo é para EU estudar"?

Dúvidas com pronomes são recorrentes. Cuidado neste caso! 

Quando houver infinitivo (ESTUDAR, VENCER, TRABALHAR) depois do eventual pronome, nunca use MIM; use sempre o pronome EU.

"Este conteúdo é para EU estudar". 

Só assim seu estudo terá resultado!


21 de jan. de 2017

BARBARISMOS - TROCA DE LETRA NA ESCRITA/PRONÚNCIA DAS PALAVRAS.

"O PADASTRO ficou com a guarda da criança".
"A humanidade está muito SUPÉRFULA".
"O ESTRUPO não foi consumado".
"O jacaré é um tipo de LARGARTO?" 

Casos de BARBARISMOS. Troca de letra na escrita/pronúncia. Cuidado. As palavras destacadas acima estão erradas quanto à sua grafia. Não se trata de aprender regras aqui. São palavras conhecidas e é preciso atenção ao empregá-las.

Corrigindo as frases:

"O PADRASTO ficou com a guarda da criança".
"A humanidade está muito´SUPÉRFLUA".
"O ESTUPRO não foi consumado".
"O jacaré é um tipo de LAGARTO?" 


Não erre!

20 de jan. de 2017

"APARTIR"?

"APARTIR de hoje tudo vai mudar."

Espera-se que mude também a escrita da expressão acima. 

Comumente é escrita - equivocadamente - como sendo apenas um vocábulo. É simples: A PARTIR significa A COMEÇAR, A INICIAR, portanto, é uma expressão formada por "a" + verbo, indicando o início de determinada etapa.

Então, A PARTIR de hoje, não escreva erradamente. 

Outro alerta: não há sinal indicativo de crase (`), visto que antes de verbos isso não é possível.

19 de jan. de 2017

"ENXERGAR" ou "ENCHERGAR"?

"Preciso ENCHERGAR melhor as coisas".

Inclusive a maneira como se escrevem as palavras. É muito comum essa e outras palavras serem confundidas quanto ao uso do "X" e "CH". A palavra destacada acima está errada ortograficamente.

Geralmente as palavras iniciadas em "EN" tendem a serem escritas com "X": ENXergar, ENXame, ENXurrada, ENXoval, ENXofre.

As exceções ficam por conta de ENCHer (CHEIO) e ENCHarcar (CHARCO) por causa de suas palavras primitivas.

Então, nunca mais ENCHERGUE; prefira sempre ENXERGAR.