5 de mar de 2011

ERROS GROTESCOS COMUNS - PALAVRAS QUE GERAM CONFUSÃO

Observemos as seguintes frases, comumente ditas por pessoas até mesmo com certo grau de conhecimento:

1. Estamos VINCULANDO a propaganda há um mês.

2. REINTERANDO o Ofício n.º 010, dessa procedência,...

3. Acho que esse menino é IMPERATIVO.

4. Gosto de comer pão com MORTANDELA.

5. O TRÁFICO aéreo está intenso.

Apesar de muitas pessoas pensarem o contrário, tais expressões encontram-se totalmente erradas e são motivo de gafes imperdoáveis. Vejamos, então, como ficaram se pronunciadas corretamente.

1. Estamos VEICULANDO a propaganda há um mês (o verbo é VEICULAR significa propagar, divulgar, emitir; enquanto VINCULAR significa ligar, conectar uma coisa a outra).

2. REITERANDO o Ofício n.º 10, dessa procedência... (O verbo REITERAR significa fazer referência a, repetir, retomar; enquanto REINTERAR não significa nada, simplesmente não existe).

3. Acho que esse menino é HIPERATIVO (HIPER + ATIVO, ou seja, alguém com um poder de atividade intensa, além do normal; IMPERATIVO é um modo verbal, que se caracteriza pela ordem, pedido, sugestão ou conselho).

4. Gosto de comer pão com MORTADELA (A palavra MORTANDELA não existe).

5. O TRÁFEGO aéreo está intenso (TRÁFEGO significa trânsito, fluxo de pessoas, veículos ou aeronaves; já TRÁFICO significa comércio ilegal, contrabando).

Assim sendo, não erremos mais em questões dessa natureza. Até a próxima.

3 comentários:

Anônimo disse...

Que saudades!!!!!!!!!!!!!!!!! ah 2005 que nao esqueço

Anônimo disse...

Olhe que existe mortandela!!! E mortadela!!!
Uma è feita com miudos do porco entre outra coisas partes menos nobre do porco ,consumido cru pois leva se 30 dias para ser ideal ao consumo, como um salame
A outra è um ensacado cozido que vendem ai no Brasil.

CASSILDO SOUZA disse...

Caro anônimo, a palavra "mortandela" não se encontra dicionarizada na língua portuguesa. Este vocábulo com o significado a que você se referiu é usado na Itália. Mas na linguagem culta do português, é bom que fique claro, o correto é MORTADELA. Obrigado por acessar!