9 de mar. de 2011

GÊNEROS TEXTUAIS COBRADOS POR ALGUNS VESTIBULARES RECENTEMENTE

Os gêneros textuais mais cobrados pelas bancas de vestibular são, indubitavelmente, aqueles de natureza argumentativa. Este fato tornou-se mais abrangente ainda com a adoção do ENEM para a maioria das instituições públicas de ensino superior. O Exame, desde a sua primeira versão em 1998, tem exigido que os alunos escrevam DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA ou TEXTO ARGUMENTATIVO. Uma predominância no sentido de medir no candidato a capacidade de persuadir o receptor da mensagem.

ENEM - DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA

*FUVEST/SP - DISSERTAÇÃO
UFCG - DISSERTAÇÃO (ADERIU AO ENEM)
UFRN - CARTA ARGUMENTATIVA (ABERTA)
UEPB - CARTA ARGUMENTATIVA OU ARTIGO DE OPINIÃO
UFC - DISSERTAÇÃO, ARTIGO DE OPINIÃO ou NARRAÇÃO.

* A FUVEST/SP classifica, dentre outras instituições, para ingresso na USP. A Fundação Universitária para o Vestibular geralmente tem sugerido temas abstratos como "fronteiras" e "imagens", nos últimos dois processos.

Algumas instituições cobram gêneros incomuns, como o caso da RESENHA CRÍTICA pela UEPB, em
determinada ocasião. No entanto, o que tem se destacado mesmo é a redação DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVA, o que se estende até mesmo pelos concursos públicos que incluem a prova de produção textual. No caso da UFC - Universidade Federal do Ceará, ficou a opção entre uma DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA, um ARTIGO DE OPINIÃO e NARRAÇÃO.

Nenhum comentário: