8 de out. de 2008

PROPOSTA DE REDAÇÃO I


Contradições de um mundo “moderno”

Por Cassildo Souza

O Brasil e o mundo têm assistido a inúmeros desastres ambientais nos últimos meses. Na verdade, há algum tempo, a saúde da natureza preocupa no Planeta Terra, que depende dela para sobreviver. Vez por outra, são noticiados casos de mortes de animais, derretimento de geleiras e focos de incêndios nas matas.
O que fazer para conter esses fenômenos inexplicáveis? Ou serão explicáveis? Sim. O homem abandonou o que tem de mais precioso, que são a fauna, a flora, os mananciais, para viver de virtualidades, comprometendo a Terra com os gases poluentes que as indústrias emitem sob o pretexto do progresso. Progredir significa caminhar para frente, avançar, criar meios de sustentação sem agredir o habitat. Isso não está sendo feito atualmente, é uma verdadeira contradição.
Enquanto o homem procura conforto agindo de maneira impensada, a natureza responde e o mundo padece. Não acontecem por acaso, por exemplo, os incêndios nas matas de vários países. Na verdade, o superaquecimento provocado pelo efeito estufa acaba por contribuir para que o equilíbrio ambiental esteja completamente ameaçado, o que, numa espécie de “dominó”, acaba atingindo os seres humanos, ou seja, o efeito colateral é sempre bem maior.
Precisamos mudar a nossa mentalidade enquanto ainda resta esperança. Mas o discurso só passa a ter sentido com a prática efetiva, com a consciência cidadã. Colocar lixo nas ruas é uma coisa que já poderia deixar de acontecer, mas essa mudança precisa partir de nós, com ações concretas e com o pensamento de que no futuro nossos descendentes poderão não sobreviver às bobagens que estamos cometendo agora. Assim, esperamos que, pelo menos, diminua a “ferida” que cresce assustadoramente em nosso ecossistema, pois isso é o que mais se opõe à palavra “progresso”.


Com base no artigo acima, escreva um artigo de opinião abordando a destruição contínua da natureza pelo homem, que não se conscientizou ainda do perigo que o Planeta corre por causa de atos de irresponsabilidade que agridem o meio ambiente. Assine-o com o pseudônimo Súplica da Natura.



INSTRUÇÕES:


Þ Escreva seu texto respeitando os seguintes espaços mínimos: 2 cm de margem direita; 3 cm esquerda; 5 cm de margem inferior; 3 cm de margem superior;
Þ Evite, ao máximo, rasuras;
Þ Serão analisados os seguintes aspectos: emprego adequado da norma culta; análise correta e coerente do tema proposto; aspectos coesivos;

2 comentários:

Iara Maria Carvalho disse...

Cassildo, um desafio e tanto a sua Central das Letras!
Gostei do espaço. Voltarei mais vezes.

Abraços...

Anônimo disse...

Não dá para ler o que está escrito devido ao fundo preto. POderia mudar?