27 de abr. de 2009

QUESTÕES RESOLVIDAS - PERÍODO COMPOSTO

01. Leia o período:

"Vais encontrar o mundo, disse-me meu pai, à porta do Ateneu."
Considerando a possibilidade de várias organizações sintáticas para os períodos compostos, assinale a alternativa em que não há alteração de sentido em relação ao período anteriormente indicado:
a) Meu pai disse-me, à porta do Ateneu, que lá eu encontraria o mundo.
b) À porta do Ateneu, meu pai disse-me que lá eu teria de encontrar o mundo.
c) Disse-me meu pai, à porta do Ateneu, que somente lá eu encontraria o mundo.
d) Quando chegamos à porta do Ateneu, meu pai disse-me que lá eu precisaria descobrir o mundo.
e) Ao chegarmos à porta do Ateneu, meu pai orientou-me para que lá eu encontrasse o mundo.

RESPOSTA: “A”. Essa questão é mais simples do que parece. Tem-se de conservar apenas o conteúdo da mensagem original, sem acrescentar ou omitir nenhuma informação. Em nenhum momento, o pai disse ao filho que ele teria de encontrar o mundo, com caráter de obrigatoriedade verificado na letra B; nem tampouco, como na letra C, deu exclusividade ao Ateneu como porta para encontrar o mundo; também não está na mensagem o caráter de necessidade empregado na letra D. A letra E também está inabilitada pelo fato de expressar uma orientação. Isso não está presente na mensagem. Apenas há uma previsão que o pai realiza sobre a mudança de vida do filho.

02. (Adaptada de EPCAR) “Como ontem estava chovendo, tive a infeliz idéia, ao sair à rua, de calçar um velho par de galochas.”
No período acima, as orações grifadas indicam, respectivamente:
a) causa, tempo e complemento de um nome;
b) comparação, tempo e complemento verbal não preposicionado;
c) causa, condição e complemento verbal preposicionado;
d) conseqüência, tempo e complemento de um nome;
e) comparação, condição e complemento de um nome.

RESPOSTA: “A”. Mesmo não havendo referência explícita, essa questão é de período composto. As orações destacadas ocupam funções sintáticas, como se fossem apenas termos e não sentenças. A primeira indica causa, motivo ou razão para as ações contidas nas frases seguintes; a segunda oração poderia ser substituída por quando saí à rua, portanto indica tempo;e a terceira oração completa o sentido da palavra abstrata idéia (idéia "de quê?"). Na composição, letra A é a correta alternativa.

03. Assinale a alternativa em que o articulador sintático destacado possa ser substituído ADEQUADAMENTE pela expressão indicada nos parênteses.
a) "Poderiam, PORTANTO, bloquear" (entretanto)
b) "AINDA ASSIM, a ruptura" (Dessa maneira)
c) "E esperar que nenhum membro" (a fim de)
d) "MAS o secretário de Estado" (No entanto)

RESPOSTA: D. É necessário de reconhecer o uso das conjunções (conectivos), aqui chamadas de articulares sintáticos. Na letra “A”, portanto indica conclusão e entretanto, oposição; na letra “B”, ainda assim expressa concessão e dessa maneira, conclusão. E na letra “C”, a conjunção e expressa adição, enquanto a fim de indica finalidade. Resta, então, a letra “D”, em que tanto mas como no entanto são elementos indicadores adversidade.

2 comentários:

Maria Theresa disse...

Oi,
tô estudando para a prova e queria um dica para meu blog ficar mais popular!
bjs.
Maria Theresa.

Ana disse...

Cassildo obrigada por dividir comigo estas questões. Inteligentes e oportunas.