14 de abr. de 2009

ACENTUAÇÃO GRÁFICA I

A maioria das pessoas apresenta dificuldade no que tece à acentuação gráfica das palavras. De início, devo dizer-lhes que acentuação significa aumento, crescimento. Se uma empresa teve vendas acentuadas, é porque vendeu muito. Essa idéia segue a fonética de qualquer linguagem falada. Em qualquer palavra sempre existirá uma sílabada acentuada, ou seja, cuja pronúncia apresenta-se mais forte do que as demais. O acento gráfico serve, exatamente, para definir qual sílaba é a tônica, quando isso não pode ser feito naturalmente.
Em primeiro lugar, faz-se necessário revermos a classificação tônica dos vocábulos:
OXÍTONA - Palavra que tem a última sílaba como tônica, mais clara, mais nítida: coração (ção); desenhar (nhar); xodó (do).
PAROXÍTONA - Palavra que tem a penúltima sílaba como tônica: margem (mar); tempestade (ta); mártir (mar).
PROPAROXÍTONA - Palavra que apresenta como tônica a antepenúltima sílada. São todas acentuadas: oxítona(xi); vítima(vi); fantástico (tas).
Vejamos os exemplos com identificação da sílaba tônica:

As más influências (ên)pode levar uma pessoa a cometer loucuras.

Se o acento não fosse colocado, a palavra seria pronunciada diferentemente. A sílaba tônica não seria "ên" e a palavra ficaria com outro significado.

Se tu influencias teu filho, faz isso conscientemente. Como não existe acento, a sílaba tônica é "ci", ou seja, típica da forma verbal.

Agora, podemos analisar alguns casos de acentuação. Neste primeiro tópico, abordaremos as palavras PROPAROXÍTONAS. Conforme já citei, todas elas devem ser acentuadas, se não a pronúncia é modificada:
A palavra máximo () não pode deixar de ser acentuada, pois, sem acento gráfico, seria pronunciada maximo (xi). Qualquer outra palavra proparoxítona possui as mesmas características. Assim, todas são acentuadas graficamente.
Assim, é necessário verificar como seria a pronúncia de determinada palavra, caso não existisse o acento. Temos de levar em consideração sempre o aspecto fonético, ou seja, a sonoridade da palavra.
Na próxima postagem sobre acentuação gráfica, abordaremos as oxítonas.

Um comentário:

Soraia Camila disse...

Olá Cassildo.
Tudo bem?

Sempre nos mantendo informados... isso é muito bom!

Um abraço