8 de abr. de 2009

O QUE FAZ ZERAR UMA REDAÇÃO


Tenho recebido muitas dúvidas, na rua, no trabalho, nas aulas, sobre o que faz zerar um redação. De antemão, digo que existem muitas lendas a esse respeito. Um texto, para valer nota 0,00, precisa estar totalmente incoerente, não abordar o tema sugerido ou ser totalmente incompreensível. Toda redação é analisada no seu total, e alguns casos de eliminação já estão expressos na proposta de redação. Eis alguns deles:

1 - Se a proposta pedir para não assinar o artigo de opinião, será atribuído zero ao aluno que assiná-la;
2 - Se a proposta indicar um pseudônimo e o aluno desobecer-lhe, assinando-a com seu próprio nome, também será eliminado na prova de redação;
3 - No caso do texto dissertativo-argumentativo, não se assina nem com pseudônimo bem com nome próprio. Caso isso aconteça, o aluno terá nota zero atribuída ao seu texto;
4 - Alguns processos seletivos vêem o título como algo essencial e, se na proposta, estiver caracterizada a sua obrigatoriedade, o aluno tem que pôr o título, sob pena de eliminação.
Outros casos que impliquem na eliminação do candidato serão expressos na proposta de redação. Ninguém vai zerar um texto porque tem "esta" ou "aquela" opinião ou porque esqueceu uma data e/ou vocativo na carta-argumentativa. Nem tampouco porque escreveu o pseudônimo do artigo na parte de baixo do texto. Rasuras também não implicam em eliminação.

Portanto, tranquilizem-se que a prova de redação não é mais um "monstro", um "bicho-de-sete-cabeças", como muitos o tratam. É apenas praticar, conhecer os temas e procurar reescrever os textos anteriores.
Um grande abraço a todos os que confiam no meu trabalho!

Cassildo.

413 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   201 – 400 de 413   Recentes›   Mais recentes»
marcelo disse...

Oi Cassildo, no concurso que fiz a proposta era uma dissertação-argumentativa e em um dos dois argumentos usei a primeira pessoa: "Como professor de história direciono e oriento meus alunos na pesquisa..."
O resto está bom, vovê acha que zera a redação ou tira uma nota menor que seis?

Anônimo disse...

Oi Cassildo, no concurso que fiz a proposta era uma dissertação-argumentativa e em um dos dois argumentos usei a primeira pessoa: "Como professor de história direciono e oriento meus alunos na pesquisa..."
O resto está bom, vovê acha que zera a redação ou tira uma nota menor que seis?

Anônimo disse...

Oi Cassildo, no concurso que fiz a proposta era uma dissertação-argumentativa e em um dos dois argumentos usei a primeira pessoa: "Como professor de história direciono e oriento meus alunos na pesquisa..."
O resto está bom, vovê acha que zera a redação ou tira uma nota menor que seis?

Anônimo disse...

Oi Cassildo,

Prestei um concurso realizado pela PUC/PR no último final de semana para o cargo de professor. A proposta de redação pedia uma dissertação argumentativa e dentre os textos e sugestões de apoio para a elaboração existia um item que "pedia que fossem discutidos alguns pontos a partir de reflexões sobre minha participação como professor." Desenvolvi dois argumentos nesse texto, um na terceira pessoa e ao tratar da minha participação como professor, para exemplificar, utilizei 2 verbos na primeira pessoa. ("como professor de história direciono e oriento meus alunos na pesquisa...") Após essa argumentação, terminei com uma conclusão utilizando os verbos na 3ª pessoa. Você acha que posso zerar na redação devido a utilização desses verbos na primeira pessoa? Se não, são descontado muitos pontos nesses casos? Preciso tirar no mínimo 6 nessa redação para passar para a próxima fase do concurso. Muito obrigado! Abraços.

Anônimo disse...

Olá Professor, fiz uma redação no concurso BB onde a redação era um texto dissertativo argumentativo, e assinei no final da redação, minha assinatura é um risco onde não se identifica nada com o meu nome, será que vai ser zerada???
Primeiro concurso que faço com redação!

mariana disse...

Quando terminei a prova fui calcular quantas questões tinha resolvido e quantas tinha deixado em branco (prova da cespe)...só que confundi a capa folha da prova objetiva com a capa da prova de redação! Entrei em estado alfa na hora e pensei em gritar um milhão de palavrões!
Enfim...fiz essa tentativa de cálculo no corpo da página de informações da capa da redação, no meio das letras e lá embaixo! Marquei a prova??

Patrick de Moraes Vicente disse...

Mestre, fiz o certamente do Banco do Brasil, no último domingo, porém na hora de passar a redação deixei duas frases passando da delimitação para escrita da redação. Foram duas letras que ultrapassaram, será que serei eliminado por conta disso ? Na hora nem me liguei nesse fato que consta no edital a eliminação - 9.6 b) apresentar textos sob forma não articulada verbalmente (apenas com desenhos, números e palavras soltas ou em versos) ou
qualquer fragmento de texto escrito fora do local apropriado;

CASSILDO SOUZA disse...

Para Marcelo: em relação a esses fragmentos, você deverá ser penalizado, mas não chegará a ser eliminado do certame. Grande abraço!

CASSILDO SOUZA disse...

Talita do Lago, mesma orientação dada a Marcelo, no comentário anterior: o texto será analisado no todo, e isso prejudicará a pontuação, mas não no sentido de zerar ou haver um grande prejuízo. Grande abraço.

CASSILDO SOUZA disse...

Em relação ao anônimo que assinou (com um risco) a redação do Banco do Brasil. Se eles não entenderem como assinatura, de fato, e apenas como uma rasura, você não terá a redação eliminada, apenas será penalizado. Obrigado por prestigiar o blog.Grande abraço!

CASSILDO SOUZA disse...

Mariana, se são cálculos aleatórios sem uma seqüência lógica, possivelmente eles não entenderão como marcação.É bom ver o que dizem o Edital da prova e a proposta de redação sobre isso. Caso não tenha nada, eles a penalizarão, mas não a eliminarão. Grande abraço.

CASSILDO SOUZA disse...

Navegando, é preciso ver se era isso mesmo que o Edital prescrevia: normalmente, os concursos não eliminam o candidato que ultrapassa as linhas. Apenas os termos que ultrapassaram não são considerados, é assim na maioria dos concursos. Mas pelo que você afirma, isso também constava no Edital. Se for, é radical, mas corre-se o risco de zerar, sim. Tudo que está nas orientações serve de base para eles tomarem uma decisão como essas. Agora é aguardar, pois se trata de um caso muito específico. Grande abraço.

Anônimo disse...

professro, podeme ajudar? tive a mesma duvida que os colegas que prestaram o concurso do banco do brasil no ultimo domingo dia 26. acabei assinando e estou preocupado. realmente fomos induzidos ao erro, por infelicidade. enviei um email para a fcc. peço a todos que tiveram a mesma interpretação erronea, se este for o caso, enviem email para a fcc e quem ja sabe como a banca tratou o assunto poste aqui, se possivel.
Att.:
Filipe19

Andre disse...

Professor, ao fazer a redação do Banco do Brasil, em que o tema era "Profissional bem sucedido" e em cima desse tema fazer uma dissertação-argumentativa. Na conclusão, por cansaço mental acabei colocando 3 verbos na 1 pessoa fazendo uma ligação de que, um dos passos para que eu seja um profissional bem sucedido era trabalhar no BB. Vão zerar minha redação??

CASSILDO SOUZA disse...

Fillipe, é preciso ver o que constava no Edital. Nas redações desse tipo, a mesma que se cobra no ENEM e na maioria dos vestibulares, a assinatura não deve constar e geralmente essa orientação é colocada na proposta de redação. Se no edital consta que a assinatura elimina o candidato, isso provavelmente ocorrerá; mas se há falta de clareza nas orientações, vocês podem solicitar maiores esclarecimentos à banca organizadora, neste caso à FCC. Se eu tivesse as orientações conforme o Edital, teria condições de analisar melhor, porque cada concurso tem suas próprias normas. Caso haja possibilidade de me enviar essas orientações, terei o maior prazer em responder! Grande abraço"

CASSILDO SOUZA disse...

Caro André Neves,
Pelo que percebo, você não cometeu esse equívoco durante o texto todo. Assim, o que deverá ocorrer é uma penalização na pontuação final, mas não a ponto de "zerarem" sua redação, mesmo porque isso normalmente não consta no edital ou nas orientações da proposta de produção textual. O texto será analisado, levando-se em conta o enquadramento do tema, a coesão e a coerência, bem como a estrutura dissertativo-argumentativa. Grande abraço e obrigado por prestigiar.

Anônimo disse...

Professor segue o trecho do edital que se refere a redação, repare que ele chama de local apropriado a área onde deverá conter o texto também:

9.6 Será atribuída nota ZERO à redação que:
a) fugir à modalidade de texto solicitada e/ou ao tema proposto;
b) apresentar textos sob forma não articulada verbalmente (apenas
com desenhos, números e palavras soltas ou em versos) ou
qualquer fragmento de texto escrito fora do local apropriado;
c) for assinada fora do local apropriado;
d) apresentar qualquer sinal que, de alguma forma, possibilite a
identificação do candidato;
e) for escrita a lápis, em parte ou em sua totalidade;
f) estiver em branco;
g) apresentar letra ilegível e/ou incompreensível.

Ficarei grato se puder analisar, minha assinatura tb é imcompreensível como o da colega

atenciosamente
Filipe19

CASSILDO SOUZA disse...

Filipe19, se eles não interpretarem como assinatura, pode ficar sossegado que não vai zerar a redação. Como você mesmo afirma que não dá para compreender, provavelmente isso será considerado uma rasura e não haverá problemas. Caso haja indícios de identificação, é bom ficar prevenido porque eles podem eliminar a redação. Grande abraço e obrigado por acessar.

Anônimo disse...

obrigado professor
Felipe19

Anônimo disse...

Olá calsido souza eu queria saber se vc pode me ajudar em um titulo de uma redação?
o tema é "VIVER.VOCÊ TEM DO QUE"?
você pode me ajudar dar um titulo para essa redação

Anônimo disse...

Olá,escrevi uma informação errada na redação que fiz.Troquei o sobrenome da pessoa que citei e disse que ela ocupava um cargo que na verdade não ocupava.Gostaria de saber, minha redação será zerada?

CASSILDO SOUZA disse...

Você perderá pontos por causa dessas incorreções, mas não chegará a ser eliminado. Isso entrará em INCOERÊNCIA EXTERNA, que abrange não ser preciso em informações alheias à construção textual, mas que interferem no sentido e posicionamento. Obrigado por prestigiar o espaço. Abraço!

Dani disse...

Boa tarde, professor, estou aflita, pois prestei vestibular no último fim de semana, fui muito bem na prova específica, mas na redação...a proposta foi CARTA DO LEITOR e, não sei por qual motivo, comecei com título centralizado. Na linha de baixo, escrevi: " Venho, por meio desta...". No final, não coloquei expressão de despedida, e assinei conforme a instrução : O LEITOR.
Minha maior dúvida é: posso zerar a redação por teu fugido à estrutura do gênero? SOCORRO!!!

Dani disse...

Boa tarde, professor, estou aflita, pois prestei vestibular no último fim de semana, fui muito bem na prova específica, mas na redação...a proposta foi CARTA DO LEITOR e, não sei por qual motivo, comecei com título centralizado. Na linha de baixo, escrevi: " Venho, por meio desta...". No final, não coloquei expressão de despedida, e assinei conforme a instrução : O LEITOR.
Minha maior dúvida é: posso zerar a redação por teu fugido à estrutura do gênero? SOCORRO!!!

Dani disse...

Oi Professor, o edital dizia isso:REDAÇÃO
A prova de redação da FECILCAM constitui-se em um processo conjunto de leitura e produção
escrita. A(s) proposta(s) temática(s) são apresentada(s) a partir de textos verbais e ou imagéticos e objetiva avaliar a competência textual e discursiva do candidato. Ao produzir o texto, o candidato deverá atentar para os seguintes quesitos gerais que serão
examinados pela banca de avaliação:
1. Produzir o gênero discursivo proposto;
2. Apresentar um título (se a proposta de gênero permitir);
3. Ser fiel ao tema (não respeitar o tema incorre em nota zero (0));
4. Observar as amarrações estabelecidas entre os enunciados do texto – coesão;
5. Observar os efeitos produzidos pelas relações sintático-semânticas, pragmáticas e discursivas decorrentes das escolhas enunciativas feitas – coerência;
6. Apresentar bons argumentos (se o gênero assim exigir, por ex.: gênero opinativo);
7. Respeitar a variedade padrão (ou outra, se houver orientação prévia nesse sentido).
Nota:
Os quesitos arrolados poderão sofrer desdobramentos ou redução, se a banca considerar
necessário fazê-los, conforme o gênero discursivo proposto.
A banca de correção da Redação do Vestibular da FECILCAM, definidos os critérios de
correção, utilizará os mesmos critérios para o exame de todas as redações,
independentemente do curso para o qual o candidato se inscreveu:
É prerrogativa de a banca valorizar cada um dos critérios estabelecidos, podendo atribuir
pontuação maior ou menor para um e outro critério, conforme o gênero discursivo
solicitado e as orientações apresentadas na proposta de Redação de cada Vestibular.
E AGORA, VOU SER ELIMINADA POR TER COLOCADO TÍTULO NA CARTA DO LEITOR???

Unknown disse...

BOA NOITE, ONTEM FIZ O VESTIBULAR DA UEM-PR E NA HORA DE FAZER A REDAÇÃO ME ESQUECI DE POR O TITULO. O GÊNERO ERA RELATO PESSOAL (PASSARIA POR UMA CONSULTA TERAPÊUTICA E TERIA QUE ESCREVER PARA UMA PSICOLOGA O QUE ESTAVA ACONTECENDO COMIGO EM VEZ DE FALAR NA CONSULTA), ISSO NECESSITARIA DE TITULO? PERDEREI MUITA NOTA CASO PRECISE? OBRIGADA

Unknown disse...

boa noite, ontem fiz o vestibular da UEM-PR e na hora da redação esqueci de por o titulo. O genero era relato pessoal (voce estava com problema e precisaria passar por uma consulta com um psicologo, e em vez de falar para ele o que estava acontecendo voce teria que escrever isso em forma de relato e dar para ela), esse tipo de genero precisa de titulo? se sim, perderei muita nota por nao ter posto? obrigada!

CASSILDO SOUZA disse...

Izabela, como não existia a solicitação para o título (presumo que não havia), não haverá problemas. Caso existisse a orientação para o título e você não colocasse, aí sim, perderia alguns décimos. Fique tranquila. Zerar por causa disso, você não zera. Grande abraço e obrigado por acessar.

Anônimo disse...

Começei a redação escrevendo na parte de cima da 1º linha, isto perde muito ponto ou zera a prova? fiz concurso pra pm sp 2013. obrigado.

Anônimo disse...

Boa tarde, fiz a prova da pm sp 2013 mais comecei o texto na parte de cima da 1º linha. isso perde muito ponto ou zera a prova? obg.

CASSILDO SOUZA disse...

Não zera a prova, nem também perde muito no texto. Terá alguma punição, mas nada de preocupante em relação ao texto como um todo. Grande abraço!

Anônimo disse...

Escrevi 5 vezes a mesma palavra em uma dissertação e essa palavra eu errei nas cinco vezes a acentuação vou zera?

Anônimo disse...

Olá.. em um texto dissertativo- argumentativo em prosa, eu o escrevi apenas com 1 parágrafo pois não lembrava a forma correta de escreve- lo. Isso pode fazer com que eu zere a redação? Desde já agradeço.

CASSILDO SOUZA disse...

Não zera só porque você escreveu 1 parágrafo. As ideias serão analisadas, a gramática, o enquadramento no tema. Mas certamente você perderá pontos, porque isso interfere na estrutura. Grande abraço.

Ana disse...

Boa noite, meu namorado tirou 0 na redação da PM 2013, gostaria de saber se pode ter sido porque ele colocou data e assinou o nome no final da redação. Obrigada

CASSILDO SOUZA disse...

Ana, pela data, apesar de ser inadequada para essa tipologia textual, ele não zeraria. Certamente, a assinatura provocou isso. Não se assina textos dessa natureza. No máximo, eles podem pedir para assinar com pseudônimo, o qual é indicado pela banca. Colocar o próprio nome sempre implica na eliminação do candidato. Deve-se ter bastante cuidado na prova de redação. Grande abraço.

Anônimo disse...

Olá Cassildo.
Prestei concurso para o Detran e estou em um dilema. O tema era "O desenvolvimento sustentável no Brasil". Eu coloquei como título, que era parte obrigatória da redação, "O uso consciente da tecnologia". Os examinadores podem zerar minha prova por alegar ter fugido do tema? Visto que no desenvolvimento eu falei sobre o desenvolvimento sustentável no Brasil. Desde já agradeço!

Anônimo disse...

Boa tarde Cassildo. Estou em um dilema. Prestei concurso público para o DETRAN e a proposta de redação era "O desenvolvimento sustentável no Brasil". Coloquei como título "O uso consciente da tecnologia". Você acha que minha redação pode ser zerada por alegar que eu fugi do tema?? Visto que no desenvolvimento eu desenvolvi o assunto de desenvolvimento sustentável no Brasil.
Outra dúvida, eu fiz um desenvolvimento histórico, citei o fordismo e sua tendência a produção em massa, a conferencia de Estocolmo de 1972 e a partir daí comecei a falar sobre o Brasil. Acha que eu viajei muito?? Minha redação pode ser anulada??

Luis disse...

Boa tarde Cassildo. Estou em um dilema. Prestei concurso público para o DETRAN e a proposta de redação era "O desenvolvimento sustentável no Brasil". Coloquei como título "O uso consciente da tecnologia". Você acha que minha redação pode ser zerada por alegar que eu fugi do tema?? Visto que no desenvolvimento eu desenvolvi o assunto de desenvolvimento sustentável no Brasil.
Outra dúvida, eu fiz um desenvolvimento histórico, citei o fordismo e sua tendência a produção em massa, a conferencia de Estocolmo de 1972 e a partir daí comecei a falar sobre o Brasil. Acha que eu viajei muito?? Minha redação pode ser anulada??

Anônimo disse...

Boa tarde Cassildo. Estou em um dilema. Prestei concurso público para o DETRAN e a proposta de redação era "O desenvolvimento sustentável no Brasil". Coloquei como título "O uso consciente da tecnologia". Você acha que minha redação pode ser zerada por alegar que eu fugi do tema?? Visto que no desenvolvimento eu desenvolvi o assunto de desenvolvimento sustentável no Brasil.
Outra dúvida, eu fiz um desenvolvimento histórico, citei o fordismo e sua tendência a produção em massa, a conferencia de Estocolmo de 1972 e a partir daí comecei a falar sobre o Brasil. Acha que eu viajei muito?? Minha redação pode ser anulada??

Adilson disse...

Olá Cassiano, fiz ma UEM duas redações, uma de gênero textual: Resposta Argumentativa, essa não pedia título, já a outra redação de gênero textual: Texto Instrucional, pedia que fosse colocado um título, porém na pressa, acabei esquecendo de colocar o tal título, posso penalizado nas duas redações, ou será considerado somente a primeira e a segunda zerada? Obrigado...

Adilson disse...

Olá Cassiano, fiz ma UEM duas redações, uma de gênero textual: Resposta Argumentativa, essa não pedia título, já a outra redação de gênero textual: Texto Instrucional, pedia que fosse colocado um título, porém na pressa, acabei esquecendo de colocar o tal título, posso penalizado nas duas redações, ou será considerado somente a primeira e a segunda zerada? Obrigado...

Anônimo disse...

Olá. Fiz um concurso onde a regra dizia que o limite era de 20 a 25 linhas. Fora isso estaria zerada. Eu escrevi 26. No edital mencionava apenas o número mínimo de 20 e não falava sobre o máximo. É possível que o examinador desconte a linha ou realmente me dê zero? Obrigado.

CASSILDO SOUZA disse...

Ao último comentário (anônimo): o edital parece confuso aí, já que fala em limite de 20-25 e não cita o máximo. Mas se há menção de que estaria zerada ao se ultrapassar ou se escrever menos do que isso, é bom ficar alerta. Se eu tivesse acesso à redação do edital, ficaria mais viável dar uma resposta clara. Por outro lado, podem ser que não notem esse desvio, se o número de redações for grande. Em todo caso, é bom ficar alerta para uma possível desclassificação. Vamos torcer pelo contrário. Grande abraço.

CASSILDO SOUZA disse...

Adilson, certamente você não será penalizado na primeira redação, visto que o título não era exigido; na segunda, será, mas não a ponto de zerá-la. Normalmente, como não está expresso nos editais, a ausência do título não acarreta grandes problemas. Cite-se o exemplo do ENEM, que nem título exige. Fique sossegado, que não haverá eliminação. A não ser que o edital expressasse isso, o que, pelas suas palavras, não existe. Grande abraço.

CASSILDO SOUZA disse...

Ao anônimo sobre a redação do DETRAN. Olha, se o título não confere com o texto, você pode ser penalizado, mas isso não significa fugir do tema. Se no texto você atendeu à proposta, tudo certo, você apenas terá pontos descontados pela incoerência entre título e texto; sobre a retrospectiva histórica, se bem feita, é uma ótima estratégia para iniciar um texto. Grande abraço.

Anônimo disse...

Boa tarde professor. Fiz uma prova em que o edital dizia o seguinte:
11.10. Nos casos em que o candidato fizer cópia do tema proposto (enunciado) ou de parte
dele, o número de linhas correspondente à cópia será descontado. Se as linhas restantes
não somarem, no mínimo, 20 (vinte), a redação receberá nota zero.
O tema proposto era "Os rumos do desenvolvimento sustentável no Brasil."
Em várias ocasiões eu usei desenvolvimento sustentável no meu texto. Você considera cópia do enunciado? A meu ver, não é possível falar de um tema sem mencioná-lo.

CASSILDO SOUZA disse...

Você tem razão, não há como não mencionar o tema proposto. Isso não caracteriza cópia já que não está plagiando uma frase ou ideia. É apenas a menção ao termo-chave do texto. Não vejo motivos para zerar a redação. Se isso ocorrer, quase ninguém conseguirá atingir o número de linhas. Seria razão para entrar com recursos. Pode ficar tranquilo, e obrigado por acessar o blog.

Carlos Eduardo disse...

Ola, fiz a redação da puc essa semana e o tema era: dissertar sobre a felicidade e do texto de apoio fazer obrigatoriamente um resumo na forma de discurso indireto ou parafrase do texto. Eu fiz o pedido mas eu usei uma citação direta do texto e não indireta como as pedidas, gostaria de saber se terei a redação anulada.
Obrigado

Carlos Eduardo disse...

Ola, fiz a redação da puc essa semana e o tema era: dissertar sobre a felicidade e do texto de apoio fazer obrigatoriamente um resumo na forma de discurso indireto ou parafrase do texto. Eu fiz o pedido mas eu usei uma citação direta do texto e não indireta como as pedidas, gostaria de saber se terei a redação anulada.
Obrigado

Jéssica Valesca disse...

Olá. Eu fiz a prova do enem esse fim de semana, e hoje percebi que não lembro se coloquei o título na minha redação. Bem provável que não tenha realmente colocado. Pulei as linhas mas acabei esquecendo de clocar por nervosismo. Estou muito angustiada. Isso é motivo de zerar minha redação? Ou perder muitos e muitos pontos?

Bianca disse...

Olá Cassildo, fiz uma prova para uma particular hoje e a redação consistia em um artigo de opnião, eles falaram o pseudônimo que devia-se colocar, mas no nervosismo, acabei esquecendo. Será que minha redação será zerada?

Unknown disse...

Fiz o processo seletivo especial da UFPA e esqueci de colocar o titulo no campo especificado na minha redação, embora o meu texto esteja dentro da proposta solicitada. Minha professor é a seguinte: Perderei pontos com isso ou corro o risco de ter minha redação anulada. Ressalto que no edital da UFPA nenhum item aborda esse problema. O que diz lá quanto receber nota zero é:
9.9 Será atribuída nota zero à redação:
a) não corrigida em decorrência de eliminação prevista na alínea “b” do subitem 11.1 deste edital;
b) sem texto na Folha de Redação, que será considerada “Em Branco”;
c) com texto escrito total ou parcialmente a lápis (grafite);
d) que não estiver escrita de acordo com o exigido nos subitens 9.1 e 9.2 deste edital.
e) que apresentar o texto em versos ou ainda apresentar deficiência total no tocante ao tema/nível de linguagem,
a coerência/coesão e as regras de escrita.

Por isso,professor peça que elucide a minha dúvida. Desde já lhe agradeço.

Unknown disse...

Olá prof.Cassildo
Fiz o processo seletivo especial da UFPA e esqueci de colocar o título na minha redação, embora tenha obedecido a proposta do tema abordado. Na pravo tinha um espaço apropriado para colocar o título. No entanto gostaria de saber se posso ter a minha redação rejeitada ou só perderei alguns pontos? Vale lembrar professor que o edital do processo não versa sobre o problema. apenas diz o seguinte:

9 DA PROVA DE REDAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA

9.1 A prova de Redação em língua portuguesa valerá 10,00 pontos e consistirá na elaboração de texto com, no mínimo, 20 linhas e, no máximo, 30 linhas, em que serão avaliados: fidelidade ao tema, objetividade, coesão, coerência, progressão discursiva e aderência à norma culta.
9.2 O candidato deverá escrever o texto definitivo na Folha de Redação com caneta esferográfica de tinta preta ou azul.
.......
9.9 Será atribuída nota zero à redação:
a) não corrigida em decorrência de eliminação prevista na alínea “b” do subitem 11.1 deste edital;
b) sem texto na Folha de Redação, que será considerada “Em Branco”;
c) com texto escrito total ou parcialmente a lápis (grafite);
d) que não estiver escrita de acordo com o exigido nos subitens 9.1 e 9.2 deste edital.
e) que apresentar o texto em versos ou ainda apresentar deficiência total no tocante ao tema/nível de linguagem,
a coerência/coesão e as regras de escrita.

Desde já lhe agradeço.

CASSILDO SOUZA disse...

Márcio, fique tranquilo.Se no Edital não consta que a falta do título implica em eliminação, isso não ocorrerá. Você será - no máximo - penalizado. Grande abraço.

CASSILDO SOUZA disse...

Bianca, esquecer o pseudônimo pode, sim, implicar em eliminação. No entanto, isso teria que estar no Edital ou na proposta de redação. Se não houver tal orientação, sua redação não poderá ser eliminada. Grande abraço.

CASSILDO SOUZA disse...

Jéssica, tranquilidade total. No ENEM, o título é FACULTATIVO, ou seja, fica a critério do candidato colocá-lo ou não. Por esse motivo, ele não é solicitado. Fique tranquila e grande abraço.

CASSILDO SOUZA disse...

Carlos Eduardo: se no edital ou na proposta não há clareza que você zerará a redação por não ter feito a citação direta, fique tranquilo, porque isso não poderá acontecer. O Edital tem de deixar claros os motivos pelos quais a redação será desconsiderada. Grande abraço.

Anônimo disse...

ola,boa tarde,fiz a prova da puc mg esse final de semana,era para fazer uma carta para a presidente,coloquei Cara presidente... Seria eliminada por issl?? E assinei com um pseudonimo no final,mas la nao fazia referencia a assinar ou nao,poderla zerar por isso"?

Anônimo disse...

Professor, recentemente fiz a prova da unicamp, cujo o gênero da redação era a carta aberta, visto que o título é característico. Quem não colocá-lo, será motivo para anulação?

Unknown disse...

Olá,fiz ontem um concurso público da educação e na proposta eu poderia escolher carta ou artigo, escolhi o artigo de opinião fiz a redação contudo não marquei naquela parte logo acima, o gênero que escolhi.Na proposta pedia para marcar se era letra (a) para artigo ou letra (b) para carta. O que eu fiz foi muito sério? Estou muito preocupada pois consegui boa pontuação na prova objetiva. Juliana R.

Unknown disse...

Olá,fiz ontem um concurso público da educação e na proposta eu poderia escolher carta ou artigo, escolhi o artigo de opinião fiz a redação contudo não marquei naquela parte logo acima, o gênero que escolhi.Na proposta pedia para marcar se era letra (a) para artigo ou letra (b) para carta. O que eu fiz foi muito sério? Estou muito preocupada pois consegui boa pontuação na prova objetiva. Juliana R.

Unknown disse...

a redação valia 100 pts e pedia titulo, e eu não coloquei, posso ter zerado ela???

Unknown disse...

a redação pedia titulo e eu não coloquei, zerei a redação nesse caso???

Ana disse...

olá, prestei unicamp e a proposta era uma carta aberta, nao segui corretamente a estrutura de uma carta aberta no entanto o corpo do texto foi argumentivo-persuasivo como pede esse genero. poderei zerar??

CASSILDO SOUZA disse...

Sobre a carta argumentativa: você não zerará por ter colocado "cara Presidente". Receberá punição pequena, na contagem dos pontos. Grande abraço.

CASSILDO SOUZA disse...

Sobre a carta aberta da UNICAMP. Há vários modelos de carta aberta circulando. A colocação do título não implicará em zerar a prova, posto que a característica principal da carta aberta é ser dirigida a muitas pessoas. Se isso foi atingido no texto, é o que mais importa. Grande abraço e fique sossegado(a).

CASSILDO SOUZA disse...

Juliana, como os gêneros CARTA e ARTIGO têm formatação muito diferentes, provavelmente isso não implicará em grandes conseqüências. Se não havia nada sobre isso na proposta (sobre a não marcação), então, você não zerará. Grande abraço.

CASSILDO SOUZA disse...

Daniel, no caso da dissertação argumentativa, geralmente a não colocação de título não traz grandes consequências. No ENEM, por exemplo, o título é facultativo. Grande abraço.

CASSILDO SOUZA disse...

Ana, depende de como você fez a estrutura. Se não houve muitas discrepâncias entre o que foi pedido e o que foi redigido, você não terá grandes punições. Se houve uma mudança brusca, aproximando-se de outro gênero, é bom ficar antenado. Valeu por prestigiar.

Anônimo disse...

Olá, realizei o vestibular da PUC-Campinas hoje e creio que tenha desenvolvido bem o tema da redação. Porém, terminei com 23 linhas, sendo que entre os "cuidados que o candidato deveria tomar" estava: "Tenha como padrão básico o mínimo de 30 linhas."
Minha redação será zerada, ou só será descontada nota?
Desde já, obrigado!

Anônimo disse...

Ola cassildo , fiz uma redaçao pra o processo celetivo do colegio coluni ufv e na redaçao dizia :seu texto devera ter de 20 a25 linhas e eu fiz 19 linhas.minha redaçao sera anulada?

Matheus S disse...

Bom dia Cassildo! Primeiramente parabéns pelo seu blog! Li algumas materias suas e percebi realmente a sua admirável solidariedade em procurar ajudar as pessoas!
Bom,fiz a prova da uema recentemente e o tema da redação designava-se a ser: amigos virtuais: é possivel cultiva-los de verdade? E eu sempre fico achando que eu fugi do tema e etc.. Porque ao longo do texto eu falei mais da importância dessas amizades acontecerem (colocando a relacao entre pessoas de diferentes continentes/países) do que da possibilidade dessas serem cultivadas,apesar de eu ter comentado no final de cada parágrafo principalmente na conclusão,a forma como essas amizades podem ser preservadas,mas nao sei se falei suficiente porque nao foi muito (somente na conclusã que foi) ,e estou com muito medo de zerar!!! To com medo de a pessoa que for corrigir ler so um pouco da introdução e ja achar que fugi!! Como funciona? É preciso desviar muito pra zerar a redacao? Eles podem analisar o contexto de toda a redacao? E ah,a minha introdução teve 9 linhas,tem algum problema?? Desde ja,obrigado!

Matheus S disse...

Bom dia Cassildo! Primeiramente parabéns pelo seu blog! Li algumas materias suas e percebi realmente a sua admirável solidariedade em procurar ajudar as pessoas!
Bom,fiz a prova da uema recentemente e o tema da redação designava-se a ser: amigos virtuais: é possivel cultiva-los de verdade? E eu sempre fico achando que eu fugi do tema e etc.. Porque ao longo do texto eu falei mais da importância dessas amizades acontecerem (colocando a relacao entre pessoas de diferentes continentes/países) do que da possibilidade dessas serem cultivadas,apesar de eu ter comentado no final de cada parágrafo principalmente na conclusão,a forma como essas amizades podem ser preservadas,mas nao sei se falei suficiente porque nao foi muito (somente na conclusã que foi) ,e estou com muito medo de zerar!!! To com medo de a pessoa que for corrigir ler so um pouco da introdução e ja achar que fugi!! Como funciona? É preciso desviar muito pra zerar a redacao? Eles podem analisar o contexto de toda a redacao? E ah,a minha introdução teve 9 linhas,tem algum problema?? Desde ja,obrigado!

Anônimo disse...

Olá. Prestei o vestibular da PUC Campinas nos dias 29 e 30 de Novembro de 2013. A PUC oferece 3 propostas de redação e você deve sinalizar a escolhida na primeira linha. Eu escolhi uma proposta dissertativa, mas, ao passar para a folha de redação, escrevi o número da proposta errado: ao invés de colocar 2, escrevi 3. Mesmo estando de acordo com um dos temas propostos no caderno, será que eu zero a redação? Se zerar, há como pedir uma nova correção, explicando o erro?

Anônimo disse...

Fiz uma redaçao prestando um vestibular e sem querer rasurei apenas uma palavra, e motivo de anulaçao?

Unknown disse...

Bom dia Cassildo, prestei o vestibular para a fatec, na redação, acabei começando pela 1° linha, e para não rassurar, coloquei o título na parte inferior da redação, isso me zeraria? Obrigado e

bom dia!

CASSILDO SOUZA disse...

Aos dois anônimos que perguntaram sobre o número de linhas; tanto no primeiro caso (fez 23, mas o mínimo eram 30 linhas), como no segundo caso (fez 19, sendo 25 o mínimo), tudo dependerá do edital. Se estiver escrito que a redação menor do que o número mínimo será eliminada, vocês poderão zerar. Se não houver essa informação nem no edital, nem na proposta, vocês devem aguardar, porque nesse caso, a banca é quem decidirá como casos não previstos. Grande abraço.

CASSILDO SOUZA disse...

Matheus, não se preocupe quanto a lerem somente a introdução. O texto é lido por mais de uma pessoa (geralmente 2, podendo haver uma 3ª em caso de dúvidas). Se você falou no final de cada parágrafo, contextualizando esses argumentos com as informações anteriores, não deverá ter fugido do tema. O texto e analisado num todo. Fique tranquilo e aguarde o resultado. Grande abraço.

CASSILDO SOUZA disse...

Sobre o vestibular da UNICAMP (proposta 2, marcou a 3 - dissertação): veja bem, é preciso saber se essa sua marcação confunde a correção. Porque eles podem considerar que o texto está em desacordo com a proposta marcada e que, portanto, foge ao tema. Mas é preciso ver o que diz no edital ou na proposta de redação. Seria bom que você me passasse mais detalhes. Mas, de início, é isso. Grande abraço.

CASSILDO SOUZA disse...

Para o último anônimo que postou e para Leandro: rasurar é comum, nesses processos, mas uma palavra não chegará a provocar a eliminação. Um erro simples. Quanto a colocar o título na última linha, isso nunca foi razão para se eliminar uma redação em vestibular. Inclusive, uma redação com esse mesmo detalhe já foi incluída entre as 50 melhores da FUVEST, em 2009. Fiquem tranquilos.

Anônimo disse...

fiz uma prova do IFRN esses dias e pedia pra colocar o pseudônimo, e eu esqueci, ser´´a que minha redação vai ser anulada? era um artigo de opinião. Agraço!!!

Anônimo disse...

Cassildo, fiz o IFRN e na parte da redação pedia para se assinar o pseudônimo e eu esqueci, será que minha redação vai ser eliminada?

Roberto Carlos prefeito esse cara é diferente. Abraço!!

CASSILDO SOUZA disse...

Pena que não colocou o nome, mas pelo jeito me conhece.rs. Normalmente, esquecer-se do pseudônimo não causa a eliminação do texto. É preciso, no entanto, ver o que dizia a proposta de redação sobre essa situação. Se não havia nada específico, não deverá haver grandes penalizações. Mais grave seria pôr o próprio nome ou um nome diferente do indicado na proposta. Grande abraço, seja quem for. "Roberto Carlos prefeito, essa caba é diferente."rsrsrsrsr

Anônimo disse...

por favor tire-me essa duvida cruel,numa prova de redacao com 3 questoes,cometi o erro fatal de assinar no final de uma carta argumentativo(meu nome completo).zera apenas ela ou toda a prova,por favor,obrigada.

Anônimo disse...

ola,fiz uma prova de redacao num vestibular com 3 questoes.1 era pra fazer uma redacao cronica,outra editorial e a ultima uma carta argumentativa,mas nao pedia para assinar nada nem com iniciais,nem pseudonimo.eu acabei assinando no final da carta argumentativa o meu nome completo.Sera que e motivo para eliminacao ou zera apenas aquela questao

Mariana disse...


Olá professor.
Parabéns pela iniciativa do blog!

Coloquei o vocativo, data e assinatura no final da carta. Desta forma: vocativo/ data/ assinatura. E no lugar da virgula coloquei uma barra. Isso vai interferir apenas na nota ou zerar totalmente minha redação? Obrigada

CASSILDO SOUZA disse...

Pessoal, se eram 3 questões de redação e se cometeu o erro de assinar o próprio nome em 1 delas, o que acontecerá é a anulação da questão e não da prova; em relação ao vocativo, local e data no final da carta, não se constitui motivo para eliminação. Resumindo: nos dois casos aqui comentados, vocês não serão eliminados. Grande abraço e obrigado por acessar.

Anônimo disse...

boa noite,professor.Obrigada por ter me esclarecido quanto a duvida da assinatura no final da redacao-carta argumentativa.Estou mais aliviada,valeu mesmo.Um abraco

Anônimo disse...

Olá, fiz um concurso público e na redação por falta de atenção, não coloquei espaços antes de começar os 4 parágrafos, mas sempre coloquei pontos nos fins das frases anteriores. Seria motivo para zerar na redação
Obrigado!

CASSILDO SOUZA disse...

Não é motivo para zerar a redação, isso não. Talvez nem haja penalizações, mínimas que sejam.
Obrigado por acessar e grande abraço.

Anônimo disse...

Olá! Fiz uma redação numa entrevista de emprego e começo colocando o título, porém eu errei e tive q rasurá-lo e reescreve-lo na linha de baixo. Isso zera minha redação? Obrigada

Anônimo disse...

Anonimo

Ola professor,

Fiz redação na prova do TRT SP, e em alguns parágrafos,usei a 1ª pessoa do singular. No edital não tem referência expressa que proíba tal uso. Gostaria de saber se técnicamente é motivo para zerar na redação?

Anônimo disse...

Ola professor,

Fiz uma redação para o concurso do TRT/SP e no decorrer da dissertação usei a primeira pessoa do singular.Gostaria de saber se técnicamente podem zerar minha redação.

Anônimo disse...

Prof. como fazer para acrescentar uma palavra esquecida no texto?
Ex:A saúde pública no é precária(depois do "no" deveria colocar Brasil,mas esqueci)

Anônimo disse...

Olá, gostaria de saber se a seguinte frase é motivo para se zerar uma dissertação: Sim, podemos citar que...?! Obrigada

CASSILDO SOUZA disse...

Sobre as redações DISSERTATIVAS, o uso da "primeira pessoa do singular/plural" não é recomendado (TRT/SP e anônimo que perguntou sobre "Podemos citar..."), no entanto não constitui motivo para zerar a redação. Deverá haver penalizações, mas não a eliminação.
Grande abraço.

CASSILDO SOUZA disse...

Sobre as redações DISSERTATIVAS, o uso da "primeira pessoa do singular/plural" não é recomendado (TRT/SP e anônimo que perguntou sobre "Podemos citar..."), no entanto não constitui motivo para zerar a redação. Deverá haver penalizações, mas não a eliminação.
Grande abraço.

CASSILDO SOUZA disse...

Sobre esquecer uma palavra (o que prejudicaria a coesão e a coerência textuais), você pode colocar acima, inclinada. Prejudicará a estética, mas seria muito melhor, pois o texto não perderia a coerência.

Cassildo.

Pablo disse...

Olá professor!!!
Prestei um concurso e nos meus argumentos para defender minha opnião utilizei argumentos dos textos de apoio e dei um exemplo copiando uma informação de um dos textos. É verdade que isso zera a redação? E se caso não, Já perdi 50 % de pontos por não apresentar argumentos novos?
Obrigado

Pablo disse...

Bom dia professor,
Recentemente fiz uma prova de redação dissertativa, para defender minha tese utilizei informações dos textos de apoio, sendo que em um paragrafo copiei uma informação. Será que zera a redação? e se caso não. Já perdi 50% da nota por não apresentar informações novas?
Obrigado

CASSILDO SOUZA disse...

Caro Pablo, em caso de se "copiar" trechos do texto de apoio, eles desconsideram o que você escreveu. Você zeraria a redação apenas se o texto fosse todo "copiado" dos textos de base.

Grande abraço,

Cassildo Souza.

Anônimo disse...

olá! tudo bem, desculpe meu teclado esta com problemas. mas é assim no fim de uma redação era pra eu colocar ponto final. mas eu estava tão apavorado que coloquei ponto de exclamação perco ponto ou é anulada.

Anônimo disse...

Olá Cassildo, tudo bem?
Recentemente fiz um concurso e tirei a maior pontuação na prova objetiva, porém cometi um grave erro na prova dr redação que estáttirando meu sono.
Ao redigir minha redação achando que estava usando o rascunho, já estava na prova definitiva, então fiz algumas rasuras, ao perceber o engano risquei do texto algumas linhas e cintinuei normalmente. Só que pra piorar talvez por inexperiência, coloquei na capa da redação uma observação pelo que tinha acontecido. Na capa tinha lugar pra minha assinatura. Só que no edital tem o seguinte: Será zerada a redação que for assinada ou redigida em local inapropriado. Entedo que redigir é a redação e não a observação que fiz. Agora quanto a ser ua identificação a própria assinatura na capa já é. O que vc acha? Estou desesperada. Obrigada

Anônimo disse...

Olá. Fiz hoje o vestibular da Anhembi Morumbi. Tenho certeza de que minha redação estava muito boa, porém fui deixar para colocar o título por último e acabei esquecendo. Li por aí que há riscos de desclassificação ou de zerarem a redação logo de cara, mas li também que eles podem considerar o resto. Gostaria de saber quais os riscos?
Abraços

Unknown disse...

Ola. Tenho uma duvida: Minha professora estipulou uma redação de ate 25 linhas, so que na folha da redação ela deu 30 linhas? Eu escrevi 28. Seria justo eu perder pontos, por causa da contradição dela? Quero uma explicação para isso, eu iria escrever 24 por ai, quando li, mas quando olhei o caderno tinha 30 linhas, por isso preferi fazer 28, pois teria mais argumentos. Qual a sua opiniao? Ela esta errada ou eu?

Unknown disse...

Ola. Tenho uma duvida: Minha professora estipulou uma redação de ate 25 linhas, so que na folha da redação ela deu 30 linhas? Eu escrevi 28. Seria justo eu perder pontos, por causa da contradição dela? Quero uma explicação para isso, eu iria escrever 24 por causa disso, mas quando olhei o caderno tinha 30 linhas, por isso preferi fazer 28, pois teria mais argumentos. E é o que o Enem pedi ou cobra, 30 linhas no maximo. Qual a sua opiniao? Ela esta errada ou eu?

Anônimo disse...

Boa noite!! Prestei vestibular pra PUC, a redação pedia um artigo de opiniao e era pra nos posicionarmos como se fossemos alunos concluintes do ensino medio.. Eu assinei o artigo com.o meu nome assim:" Fulana de Tal, aluna concluinte do ensino medio". Minha redaçao sera zerada por conta disto?? Estou muito preocupada. Agradeço desde ja

Anônimo disse...

Olá, eu fiz PUC e creio que minha redação n foi muito ruim, mas infelizmente coloquei um dado estatistico equivocado ( para falar a verdade, desatualizado), disse que a sociedade de consumo efetiva do Brasil é de aproximadamente 33%, tirei essa informação da ultima questao da prova de geografia da PUC MG 2013, mas, creio que seja uma informação de 2004... será que perco muitos pontos por isso?

Anônimo disse...

Olá, eu fiz PUC e creio que minha redação n foi muito ruim, mas infelizmente coloquei um dado estatistico equivocado ( para falar a verdade, desatualizado), disse que a sociedade de consumo efetiva do Brasil é de aproximadamente 33%, tirei essa informação da ultima questao da prova de geografia da PUC MG 2013, mas, creio que seja uma informação de 2004... será que perco muitos pontos por isso?

Anônimo disse...

Olá, eu fiz PUC e creio que minha redação n foi muito ruim, mas infelizmente coloquei um dado estatistico equivocado ( para falar a verdade, desatualizado), disse que a sociedade de consumo efetiva do Brasil é de aproximadamente 33%, tirei essa informação da ultima questao da prova de geografia da PUC MG 2013, mas, creio que seja uma informação de 2004... será que perco muitos pontos por isso?

CASSILDO SOUZA disse...

Yudson, isso é muito subjetivo. Mas o fato é que você deve seguir a proposta de redação. Se o enunciado pede 25 linhas, independentemente de quantas estarão disponíveis, você deve seguir. Por outro lado, você não deve ter um desconto tão significativo, considerando apenas o fato de ultrapassar as linhas.
Grande abraço!

CASSILDO SOUZA disse...

Yudson, isso é muito subjetivo. Mas o fato é que você deve seguir a proposta de redação. Se o enunciado pede 25 linhas, independentemente de quantas estarão disponíveis, você deve seguir. Por outro lado, você não deve ter um desconto tão significativo, considerando apenas o fato de ultrapassar as linhas.
Grande abraço!

CASSILDO SOUZA disse...

Sobre a redação assinada ao final. É preciso saber se a proposta indicava um PSEUDÔNIMO com o qual você deveria assinar a redação. Se não indicava, e se você não colocou seu nome verdadeiro, não zerará a redação.
Grande abraço!

CASSILDO SOUZA disse...

Sobre a redação assinada ao final. É preciso saber se a proposta indicava um PSEUDÔNIMO com o qual você deveria assinar a redação. Se não indicava, e se você não colocou seu nome verdadeiro, não zerará a redação.
Grande abraço!

CASSILDO SOUZA disse...

A respeito da redação da PUC, com dado estatístico equivocado. Meu caro, se o dado é de 2004, mas se lá até aqui não houve tantas mudanças, você jamais terá a redação zerada por isso. O que pode ocorrer é perda de pontos por INCOERÊNCIA EXTERNA, que ocorre quando nos equivocamos nos dados e os escrevemos. Fique tranquilo.
Grande abraço e obrigado por acessar o blog.

Anônimo disse...

Olá. Prestei o vestibular da Unifenas há algumas semanas e na redação acabei esquecendo de colocar o título, sendo que nas instruções eles pediam pra colocar e diziam que a redação que não seguisse as recomendações seria anulada. Bom, já que só percebi que esqueci o título quando já tinha terminado a redação e já não tinha o que fazer, eu decidi escrever o título em cima da caixa de texto, bem fora da margem... Será que minha redação vai ser anulada por isso??

CASSILDO SOUZA disse...

O ideal seria o título ficar dentro da CAIXA DE TEXTO, mesmo que fosse em outro local, isso não interferia na nota final. Mas mesmo assim, acredito que não haverá anulação do texto, por ter ficado claro que você quis pôr o título. Uma decisão muito subjetiva esta da banca. Vai dar tudo certo.
Grande abraço!

Anônimo disse...

Nesse final de semana fiz a terceira etapa do PAS-UnB, porém estava muito nervosa e logo no inicio esqueci de escrever uma palavra. Só me dei conta do erro quado ja tinha terminado de passar a limpo, coloquei a palavra que eu havia esquecido entre as duas outras meio tortinha, isso é motivo de anulação da minha prova? pode ser considerada marcação de prova em local indevido? A banca é o CESPE.
Desde já obg.

Anônimo disse...

Olá , fiz domingo uma prova na qual conta a nota de redação para entrar na faculdade , porem sem querer escrevi atrás da folha de redação um rascunho a caneta .. e no lado que foi escrito tinha meu nome e um código de barras , isso acarretara nota zero ?

Rafael lp disse...

fiz uma prova de concurso e coloquei uma informação errada, estou muito triste com isso e medo de zerar a redação, coloquei que na época dos atentados o governo americano era democrata e era republicano!

Ana íris disse...

Olá a minha filha fez a prova do IF e na proposta da redação pedia um artigo de opinião, e para assinar com pseudônimo, não pedia para colocar um titulo.
Ela fez uma boa redação assinou com pseudônimo, mas, ficou na dúvida se colocava o titulo ou não, já que na proposta não pedia, e ela acabou não colocando, ela pode ser penalizada por isso?

Ana íris disse...

Olá a minha filha fez a prova do IF e na proposta da redação pedia um artigo de opinião, e para assinar com pseudônimo, não pedia para colocar um titulo.
Ela fez uma boa redação assinou com pseudônimo, mas, ficou na dúvida se colocava o titulo ou não, já que na proposta não pedia, e ela acabou não colocando, ela pode ser penalizada por isso?

Unknown disse...

aOlá Cassildo? Prestei concurso pela Bio Rio em S.J.da Barra para professora e assinei a redação. Quando reli a pagina, foi que me toquei para o fato de não poder identificar o nome do candidato em hipótese nenhuma. Isso faz, com que, mesmo eu tendo tirado boa nota na especifica, eu ficarei fora? Obrigada!

CASSILDO SOUZA disse...

Ana Íris, desculpa a demora para responder. Acredito que já tenha até recebido o resultado. Mas a penalização por não colocar o título não é tão grande. Normalmente, é considerado como uma falha comum. Deveria ter posto, mas não é motivo para zerar. Muito obrigado por acessar!

CASSILDO SOUZA disse...

Rafael Lins, informação errada normalmente não é motivo para zerar a redação. No entanto, é preciso verificar se esta informação era decisiva para que o texto tivesse coerência. Você não deverá zerar por causa disso.

CASSILDO SOUZA disse...

Cristina Correa, provavelmente sua redação será anulada. Quanto a ficar de fora, depende do que diz o edital do concurso. Pode ser que redação não seja eliminatória.
Grande abraço!

CASSILDO SOUZA disse...

Em relação aos dois anônimos anteriores: em relação a colocar uma palavra entre duas, "imprensada", isso não deverá gerar nenhum prejuízo na avaliação; em relação a escrever o rascunho a caneta, desde que não identifique o candidato, não haverá também nenhum prejuízo.
Obrigado, pessoal.

Unknown disse...

Prof. A proposta da redação era fazer um Memorando. Abaixo do fecho coloquei o nome e o cargo conforme informado/solicitado. Como não podia assinar, coloquei somente o traço acima do nome e cargo. Minha dúvida e preocupação é se a banca poderá intender que esse traço é uma identificação, figura ou desenho, haja vista que tb foi informado que não poderia conter quaisquer identif., desenho... desde já, obrigado e parabéns pela dedicação e atenção.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
CASSILDO SOUZA disse...

Rhmont Mont,

No geral, as bancas não consideram esse tipo de sinal como identificação num texto dessa natureza. Portanto, você não será penalizado por essa razão, a menos que estivesse especificado no edital.

Grande abraço.

Unknown disse...

Oi Cassildo, recentemente fiz uma redação em um concurso público e iniciei o texto com a palavra considerando: Considerando a interação entre indivíduos um dos fatores fundamentais na prática pedagógica...
Esse é um erro? Passível de zero? Desde já grata pela atenção.

Unknown disse...

Oi Cassildo, recentemente fiz uma redação em um concurso público e iniciei o texto com a palavra considerando :Considerando a interação entre indivíduos um dos fatores fundamentais na prática pedagógica...
Esse é um erro? Pode zerar a redação?

Unknown disse...

Bom dia professor,

Cometi o erro de circular uma palavra no texto-base da prova dissertativa argumentativa, e como o edital prevê que o candidato não deve colocar nenhum sinal que possibilite sua identificação, estou com muito medo de ser eliminado do concurso. Estudo a dois anos para o concurso, fiz uma ótima prova objetiva, porém coloquei tudo a perder com esse erro. Gostaria de saber pela experiência do senhor se serei eliminado sumariamente ou se posso ter a sorte do avaliador reconsiderar. Att,

Eduardo Lopes de Faria

CASSILDO SOUZA disse...

Yamariles, você jamais terá sua redação anulada por isso. Foi uma opção de vocabulário. Se estivesse incoerente com o teor geral do texto, apenas haveria um desconto por um erro normal. Pode ficar tranquila, por essa razão você não zera. Muito obrigado por acessar.

CASSILDO SOUZA disse...

Bom dia, Eduardo


Rapaz, circular, marcar, rabiscar (desde que não seja um sinal explícito) são manias de alunos e de professores. Isso não pode ser considerado um equívoco tão grave. Nem é equívoco, em meu entender. Você não terá seu texto zerado por esse motivo, pode ficar tranquilo. Grande abraço e obrigado por acessar este nosso espaço.

CASSILDO SOUZA disse...

Obrigado a todos pelas críticas, sugestões e comentários positivos pelas nossas postagens aqui. Estamos sempre procurando aperfeiçoar este trabalho, que é uma forma de disseminar conhecimento.

Esclareço sempre que em nenhuma dessas minhas atividades virtuais, a finalidade é comercial. Fazemos tudo de coração (às vezes falta tempo) e sem objetivo financeiro algum.

Cassildo.

crisblogspot.com disse...

No edital do concurso diz a prova será zerada se reproduzir total ou parcialmente o texto de apoio
utilizei uma expressão apenas mas como ela estava no texto inclusive com aspas como no texto de apoio mas não copiei a frase só usei a expressão numa frase construída por mim
mas usei a expressão do texto de apoio na frase
Utilizar uma expressão do texto de apoio é considerado reprodução parcial?

Anônimo disse...

ESquecer a data em uma carta pode zerar a redação?

escola santo inacio disse...

Caro Jefferson, fiz vestibular na UEM PR e caiu carta de solicitação, gostaria de saber se minha redação será zerada,pois eu coloquei no vocativo Maringá PR Data:22/09/15.

Gabriel disse...

Olá! Fiz um exame de seleção na IFRN e a redação era um artigo de opinião, mas não coloquei titulo. Podem tirar pontos por isso? É obrigatório um artigo de opinião ter título? Obs: Nem no edital e nem na prova falava nada sobre colocar título.

CASSILDO SOUZA disse...

Crisblogspot,

Se você apenas utilizou a expressão (e expressões são de domínio geral), sem copiar a frase completa, não haverá problemas. Há palavras que utilizamos que podem coincidir com alguma que está no texto de base.

Fique tranquilo(a).

Grande abraço.

CASSILDO SOUZA disse...

Esquecer a data é apenas é um detalhe. Você não será eliminado por essa razão.

Grande abraço!

CASSILDO SOUZA disse...

"Cabelos cacheados",

tudo dependerá das instruções na proposta de redação. Se havia algo que falasse em fugir ao gênero textual, isso pode comprometer seu texto. A banca pode considerar que houve fuga ao gênero e, portanto, poderá anular o texto.

Grande abraço.

CASSILDO SOUZA disse...

"Escola de Santo Inácio",

Você agiu corretamente. O fato de a data não estar por extenso não é motivo para zerar. Fique tranquilo.

Grande abraço.

CASSILDO SOUZA disse...

Gabriel, o correto era colocar o título. Se não havia nada nas instruções, será considerado apenas um erro comum, como por exemplo, um erro de concordância.

Grande abraço.

Unknown disse...

Se errar o nome do filósofo em uma citação perde muito ponto na redação.
Ex: era Immanuel kant , e eu coloquei Emmanuel kant

Anônimo disse...

Fiz a redação do nem e coloquei o titulo no final, por isso meu texto será penalizado?

Daniela disse...

Boa noite, prestei vestibular e a redação era uma carta para o Ministro da Justiça, e ao invés de usar Excelentíssimo usei Ilustríssimo. Também não finalizei a carta agradecendo ou coloquei atenciosamente, será que posso ter minha prova anulada por conta disso? Estou desesperada por favor assim que puder me responda. Obrigada.

Daniela disse...

Boa noite, prestei vestibular e a redação era uma carta para o Ministro da Justiça, e ao invés de usar Excelentíssimo usei Ilustríssimo. Também não finalizei a carta agradecendo ou coloquei atenciosamente, será que posso ter minha prova anulada por conta disso? Estou desesperada por favor assim que puder me responda. Obrigada.

CASSILDO SOUZA disse...

Unknown, você apenas trocou uma letra. Como não existe um filósofo com o outro nome, isso será penalizado apenas como um erro ortográfico. Grande abraço!

CASSILDO SOUZA disse...

Lara, depende do que dizia o edital ou as orientações da proposta de redação. Se não havia pedido de título, seu texto não será penalizado. Caso existisse, as penalizações serão conforme orientações. Grande abraço.

CASSILDO SOUZA disse...

Daniela, foi um erro comum, com poucos descontos. Você apenas trocou um tratamento por outro que já está em desuso e que não se aplica a essa autoridade. Quanto ao "atenciosamente", ele é clichê, mas é correto. Fique tranquila, que por esse motivo não há possibilidade de anulação. Grande abraço!

Unknown disse...

Em um concurso, o lugar destinado para escrever o Tema da redação era pequeno,e quando fui transcrever o tema para a folha acabei passando do limite. sera que é passível de anulação ou eu tirar 0 na redação. atenciosamente.

Unknown disse...

Bom dia, prestei um concurso no estado aonde moro para professor, o edital dizia que as provas discursivas de estudo de caso seria baseada no cotidiano escolar, o primeiro estudo de caso tudo bem agora o segundo pelo o que estudei eles cobraram um tema que foi regulamentado ano passado e que ainda não é trabalhado em sala de aula, tem alguma real chance de ser cancelada a prova discursiva de nº 2.

Anônimo disse...

Ola, recentemente fiz um concurso e pedia pra fazer um ofício, e nao coloquei a data... tbm não sei se atingi o mínino das linhas exigidas, quê no caso era no mínino 20 linhas. Isso e motivo para eliminação da minha redação?

Obrigada.

Anônimo disse...

Olá boa tarde
Fiz uma redação dissertativa no concurso dos bombeiros de MG e esqueci de por o titulo,e la estava pedindo pra por o titulo. Não por o titulo é caso de anulação de minha redação ?

Anônimo disse...

Olá boa tarde
Fiz uma redação dissertativa no concurso dos bombeiros de MG e esqueci de por o titulo,e la estava pedindo pra por o titulo. Não por o titulo é caso de anulação de minha redação ?

CASSILDO SOUZA disse...

Deyvid Santana, o que poderá acontecer é eles desconsiderarem a parte do título que ultrapassou os espaços. Isso não gera anulação do texto. Fique tranquilo, obrigado por acessar. Grande abraço!

CASSILDO SOUZA disse...

Willian, é preciso ver o que dizia exatamente o edital. Como todo concurso, se as questões não estiverem enquadradas nesse edital, têm sempre possibilidade de serem anuladas, desde que os candidatos entrem com recurso bem embasado. Se foi cobrado algo em dissonância com o edital, pode, sim, ser cancelado.

Grande abraço e obrigado por acessar.

CASSILDO SOUZA disse...

Em relação ao ofício, a data é um elemento essencial ao documento, mas a sua ausência não gera a anulação do texto; em relação ao número mínimo de linhas, é preciso verificar o que abordavam o edital e as instruções da proposta de redação. Se houver expresso que o número de linhas era requisito para o texto ser corrigido, então ele não será considerado; mas se não havia essa informação nem no edital nem nas instruções, você perderá pontos, mas não zerará!

CASSILDO SOUZA disse...

em relação ao concurso para o Corpo de Bombeiros de MG, em relação à colocação do título, era preciso verificar o que dizia a instrução sobre esse elemento. Se estava pedindo para escrevê-lo, no mínimo vai perder pontos. Mas para se anular o texto, isso só ocorrerá se no edital ou nas instruções havia algo claramente expresso sobre isso. Grande abraço e obrigado por acessar.

Henrique disse...

Olá Cassildo, recentemente fiz uma prova para concurso da prefeitura do RJ. Cometi um erro que vem me tirando o sono. Ao escrever a redação eu ultrapassei o limite da margem. Uma pequena parte de uma palavra com um ponto final ficaram fora desse limite. Será que isso acarretaria em zerar a minha redação? O edital diz o seguinte:
3.6.1 a Folha de Resposta Definitiva não poderá ser assinada, rubricada,
nem conter, em outro local que não o apropriado, qualquer palavra ou marca que
a identifique na frente ou verso, fora ou no espaço destinado à transcrição do
texto definitivo, sob pena de anulação da prova. Assim, a detecção de qualquer
marca identificadora acarretará sua anulação e a consequente eliminação do
candidato do certame;
3.7.3 será desconsiderado, para efeito de avaliação, qualquer fragmento de
texto que for escrito fora do local apropriado ou ultrapassar a extensão máxima de
linhas estabelecida;

Sara disse...

Prezado professor, lí os seus comentarios e gostei muito da pagina.
Fiz uma redação para vestibular e infelizmente desenvolvi o conteúdo sem estabelecer parágrafos. Como havia muito tempo que eu não escrevia redação não sabia se o texto deveria ser corrido ocupando todas as linhas ou se deveria conter os parágrafos.
Você acha que isso poderia ser motivo para zerar ou perder muitos pontos? Pois fiz um otimo texto e tenho grandes chances de aprovação.
Estou muito aflita com a situação
Obrigada

Sara disse...

Prezado professor
Fiz uma redação para prova de vestibular recentemente, mas como havia muito tempo que nao fazia redações não sabia se deveria ppr paragrafo e acabei fazendo o texto corrido sem paragrafos.
Gostaria de saber se seria motivo para zerar, pois redigi um otimo texto e tenho grandes chances de aprovação. Estou muito aflita com o ocorrido.
Grata,
Sara

CASSILDO SOUZA disse...

Para Unknown:

Em relação a não ter ocupado os espaços como parágrafos, deverá haver penalização, mas não a anulação da prova, visto que o que faz um parágrafo ser diferente do outro não é exatamente a questão visual, mas a questão do tópico de cada um deles. Se ficou claro o tópico de cada parágrafo, você deverá perder poucos pontos. Zerar só ocorreria se isso comprometesse o sentido e a qualidade do texto ou se estivesse expresso em edital. Muito obrigado por acompanhar e grande abraço.

CASSILDO SOUZA disse...

Caro Henrique, perdoe-me a demora em responder. Você já deve ter recebido o resultado da prova, mas no caso específico você não deveria ter a redação anulada, posto que se você ultrapassou o limite estabelecido de linhas, isso não significa marca de identificação do candidato. A penalização será em cima da ultrapassagem do limite de espaço, mas isso não constitui motivo para zerar o seu texto. Grande abraço e obrigado por acompanhar.

CASSILDO SOUZA disse...

Prezada Sara,

em relação a não ter ocupado os espaços como parágrafos, deverá haver penalização, mas não a anulação da prova, visto que o que faz um parágrafo ser diferente do outro não é exatamente a questão visual, mas a questão do tópico de cada um deles. Se ficou claro o tópico de cada parágrafo, você deverá perder poucos pontos. Zerar só ocorreria se isso comprometesse o sentido e a qualidade do texto ou se estivesse expresso em edital. Muito obrigado por acompanhar e grande abraço.

Sara disse...

Obrigada pela resposta professor! Um abraço
Sara

Unknown disse...

Estava como critério de eliminação da Imepac a rasura na folha de redação, grifei apenas uma palavra série eliminada?

Unknown disse...

se na redaçao mandar assinar com pseudonimo e a pessoa nao assinar,isso vai zerar minha redaçao?quantos pontos posso perde?

Unknown disse...

na redaçao pedia para assinar com pseudonimo e nao assinei,pode zerar minha prova por isso?quantos pontos posso perder?

Unknown disse...

Boa noite. Minha pergunta aparentemente pode parecer desnecessária, mas gostaria de saber se quem escreve uma redação com letra de forma, tem a obrigação de seguir corretamente a escrita com maiúsculas e minúsculas? Não consigo escrever letra cursiva.

Unknown disse...

Oi professor, fiz a redação do enem com o tema intolerância religiosa...acabei me atrapalhando e coloquei na introdução: "A intolerância religiosa no Brasil não é um tema novo, tendo em vista o período das cruzadas"...mas as cruzadas não ocorreram no Brasil. Acha que vou perder quantos pontos por essa confusão? ....Desde já agradeço

Ellen disse...

Olá,fiz uma redação na UEM, o gênero era carta aberta e não coloquei título, além disso o comando não deixava explícito um pseudônimo, então não assinei. Esses motivos são suficientes pra zerar ou perder pontos?

Unknown disse...

Professor, há um tempo fiz uma redação para um concurso e era uma carta argumentativa, coloquei data e vocativo, apresentei solução(como pedia) porém me dirigi em terceira pessoa durante a carta, isso zera?

Unknown disse...

Professor, há um tempo fiz uma redação para um concurso e era uma carta argumentativa, coloquei data e vocativo, apresentei solução(como pedia) porém me dirigi em terceira pessoa durante a carta, isso zera?

CASSILDO SOUZA disse...

"Unknown",

O ideal é que - escrevendo em letra de forma - você tente diferenciar as maiúsculas e minúsculas para que o corretor tenha noção de que você empregou corretamente as convenções ortográficas. Não há motivos para zerar, porém. Grande abraço.

CASSILDO SOUZA disse...

Elaine, não assinar com o pseudônimo não é tão grave quanto assinar com o próprio nome. Você será penalizada, mas como um erro comum, semelhante a deixar sem o título. Grande abraço.

CASSILDO SOUZA disse...

Lidiane, grifar uma palavra não constitui entre as bancas razões para zerar. Isso não é considerada uma forma de identificação. Grande abraço.

Unknown disse...

Cassildo, primeiramente parabéns pelo trabalho no blog, acompanho desde 2013/2014 e você como sempre nos comentários, tenta ajudar da melhor maneira possível todos que aqui tentam buscar algum auxílio/dica/conselho etc, isso é encantador. Inclusive no meu vestibular da UEMA que prestei pra direito, estava com algumas dúvidas se tinha zerado minha redação, era uns surtos psicóticos de me tirar a paz (haha), encontrei seu blog na época (2014) e você me respondeu e me tranquilizou demais, tirei 9,5 (950) na redação em questão e passei, graças a Deus.
Pois bem, deixa eu explicar porque vim hoje aqui, dessa vez: realizei uma prova de transferência interna na UEMA (de uma cidade a outra) e estou me atormentando (novamente, kkk) porque as vezes penso que fugi o tema da redação, e gostaria que você analisasse minha situação.
O tema da redação era: "a influência do princípio da dignidade da pessoa humana na legislação", certo. Antes disso, tinha uma texto motivador de umas quatro linhas que falava exatamente assim: "sobre a análise do STF sobre a *(in)constitucionalidade* da utilização de células tronco embrionárias pra teoria e pesquisa", o texto não falava se o tribunal tinha julgado constitucional (válido) ou inconstitucional (inválido) tal utilização, apenas dizia que a ""in)constitucionalidade"" tinha sido analisada, bem eu percebi que era pra se caso quiséssemos usar esse argumento, decidir qual posição adotaríamos, e assim fiz, não sei se fiz certo, enfim.
Depois de um tempo de ter feito a redação, e ter saído, eu joguei na internet pra saber o que o STF tinha falado sobre essa utilização de células tronco embrionárias, e ele julgou constitucional, ou seja, que elas poderiam ser usadas pra teoria e pesquisa, e no texto eu adotei a posição contrária, :(. A primeira pergunta é: ao colocar alguma informação errada no texto como informação, como dizer que o STF julgou inconstitucional tal utilização (apesar de eu não saber na hora de ele tinha julgado assim ou não) pode fazer eu zerar minha redação? Apesar de ser uma informação do texto motivador e não o tema principal?
E a outra pergunta: Cassildo, no texto, em algumas partes, como na introdução, 1 parágrafo do desenvolvimento e conclusão, eu desenvolvi o argumento dessa utilização de células tronco embrionárias para informar a influência desse princípio na legislação, em apertada síntese, na introdução (na última linha) eu falei que uma influência desse princípio era a decisão do STF nessa utilização. No 2 parágrafo (1 parágrafo do desenvolvimento) ao falar sobre o princípio eu disse que a utilização de células tronco embrionárias pra teoria e pesquisa era errada, e na conclusão disse que assim como o STF tinha analisado a inconstitucionalidade dessa utilização, essa decisão serviria de precedentes para outras decisões demonstrando o quanto o referido princípio devia servir como parâmetro pra nossa legislação e era único e útil para a mesma. Claro que discorri ao todo no texto mais sobre o princípio, mas não sei se pequei ao falar tanto (foi muito?) assim da informação do texto motivador, as vezes penso que falei, as vezes penso que não, será que tem algum problema? Será que isso faz fugir o tema? Da uma luz mediante o que eu escrevi Cassildoo! Haha.

O resultado sai dia 09/01, próxima segunda feira, aguardo sua resposta. Desculpa o texto enorme, mas eu precisava detalhar. Abraços!

Unknown disse...

Fiz o Enem por experiência,se eu zerar a prova posso fazer de novo?

Unknown disse...

Fiz o Enem por experiência,se eu zerar a prova posso fazer de novo?

Unknown disse...

Olá. Recente prestei um concurso pela vunesp. No edital fala que na redação não pode ter nenhuma "marca" que possa identificar o candidato, sendo que neste caso terá a prova de redação zerada. Infelizmente, na hora de passar minha conclusão para a folha definitiva, resolvi trocá-la e acabei me confundindo com as palavras, sendo que rasurei minha conclusão por três vezes. Em uma das rasuras, ao invés de riscar a palavra, coloquei ela entre parenteses, grifando várias vezes os parenteses, ficando um parentes bem forte e largo. Será que a banca da vunesp vai entender como "marca" e zerar minha redação?

Unknown disse...

Olá bom dia.
Fiz uma prova e lá estava o tema pedido foi sobre solidariedade, é na prova tinha uma breve redação falando que a solidariedade faz bem a saúde e da o povo mais feliz,mas eu fiz a redação falando sobre solidariedade dizendo que os brasileiros estão cada vez mais menos solidário... Eu queria saber se eu fugir do tema?

Anônimo disse...

Olá, ano passado fiz uma redação da UEM e o tema era carta porém esqueci de colocar data e local isso poderá zerar minha redação?

Anônimo disse...

Bom dia Cassildo, fiz a redaçao do concurso da Comperve, o texto todo ficou muito bom, porem quando fui assinar no lugar proprio pra isso, eu errei meu nome, e assinei abaixo da linha. Serei eliminada? Obrigd!

Unknown disse...

Esqueci de assinar o pseudônimo no artigo de opinião. Minha redação vai zerar?

Unknown disse...

Esqueci de assinar o pseudônimo no artigo de opinião. Minha redação vai zerar?

Unknown disse...

Esqueci de assinar o pseudônimo no artigo de opinião. Minha redação vai zerar?

Unknown disse...

Olá professor.
Fiz uma redação para o concurso da PM. Tinham dois textos de apoio, mas acabei usando apenas um. Foi falta de atenção, o comando dizia para fazer a redação com base nas ideias acima (os dois textos de apoio).
O senhor acha que isso é motivo de anulação?

Unknown disse...

Olá professor.
Fiz uma redação para o concurso da PM. A redação tinha dois textos de apoio. O comando dizia para fazer a redação com base nas ideias acima (os dois textos de apoio). Por falta de atenção utilizei apenas um dos textos.
O senhor acha que terei a redação anulada?

Unknown disse...

ola , neste sabado 21/10/2017 tbm prestei puc camp e nao consegui fzr 30 linhas
meu maximo foram 24
queria saber se eles zeram a redaçao

Unknown disse...

ola no sabado 21/10/2017 prestei puc camp e tambem nao consegui atingir as 30 linhas
queria saber se eles zeram a redaçao

Unknown disse...

Cassildo,

Fiz Puccamp 2018. Haviam duas propostas para fazer redação...escolhi uma e fiz a redação normalmente porem esqueci de assinalar no caderno de respostas qual das propostas eu escolhi. Posso perder pontos por isso?

Anônimo disse...

Olá, fiz o pas da uem e a proposta de redação era um relato, mas esqueci de colocar título, será que eu zero? Obrigado

Anônimo disse...

coloquei uma informação incorreta na redação, posso perder muitos pontos ou tirar 0??

Cristiano Gomes disse...

Boa noite!
Fiz o concurso da Sec Ba, banca FCC. Ao invés de uma redação, pediram um texto através de perguntas. Em uma dos textos foi pedido uma proposta de trabalho na qual explique a taxa de fecundidade no Brasil,Nordeste e Bahia. Fiz o texto respondendo as causas e comparei, já que, a banca colocou uma tabela com dados referentes ao tema...Gostaria de sabe se por não apresentar a proposta de forma clara, a redação pode ser zerada?

CASSILDO SOUZA disse...

Matheus, eu tive problemas no blog (problemas técnicos) e vários comentários ocultados. Vejo que faz mais de um ano que você me escreveu e - mesmo não havendo mais sentido eu te responder agora - eu tenho a obrigação moral disso. Não sei qual foi o resultado de sua redação, mas essas suas observações não constituem motivos par zerar o texto. São erros pontuais, dentro de um contexto. Perdoe-me a demora, mas não foi falta de consideração, foram questões técnicas desses espaços virtuais. Abraço!

CASSILDO SOUZA disse...

Yasmin, zerar a redação não constitui motivos para ficar impedido de fazer o ENEM novamente. Desculpe-me a resposta atrasada, mas houve problemas técnicos no blog. Grande abraço!

«Mais antigas ‹Antigas   201 – 400 de 413   Recentes› Mais recentes»