8 de abr. de 2009

O QUE FAZ ZERAR UMA REDAÇÃO


Tenho recebido muitas dúvidas, na rua, no trabalho, nas aulas, sobre o que faz zerar um redação. De antemão, digo que existem muitas lendas a esse respeito. Um texto, para valer nota 0,00, precisa estar totalmente incoerente, não abordar o tema sugerido ou ser totalmente incompreensível. Toda redação é analisada no seu total, e alguns casos de eliminação já estão expressos na proposta de redação. Eis alguns deles:

1 - Se a proposta pedir para não assinar o artigo de opinião, será atribuído zero ao aluno que assiná-la;
2 - Se a proposta indicar um pseudônimo e o aluno desobecer-lhe, assinando-a com seu próprio nome, também será eliminado na prova de redação;
3 - No caso do texto dissertativo-argumentativo, não se assina nem com pseudônimo bem com nome próprio. Caso isso aconteça, o aluno terá nota zero atribuída ao seu texto;
4 - Alguns processos seletivos vêem o título como algo essencial e, se na proposta, estiver caracterizada a sua obrigatoriedade, o aluno tem que pôr o título, sob pena de eliminação.
Outros casos que impliquem na eliminação do candidato serão expressos na proposta de redação. Ninguém vai zerar um texto porque tem "esta" ou "aquela" opinião ou porque esqueceu uma data e/ou vocativo na carta-argumentativa. Nem tampouco porque escreveu o pseudônimo do artigo na parte de baixo do texto. Rasuras também não implicam em eliminação.

Portanto, tranquilizem-se que a prova de redação não é mais um "monstro", um "bicho-de-sete-cabeças", como muitos o tratam. É apenas praticar, conhecer os temas e procurar reescrever os textos anteriores.
Um grande abraço a todos os que confiam no meu trabalho!

Cassildo.

413 comentários:

«Mais antigas   ‹Antigas   401 – 413 de 413
CASSILDO SOUZA disse...

Unknown, é uma fuga parcial. Se, dentro do texto, você conseguiu abordar o tema principal, isso não é motivo para zerar a redação. Grande abraço!

CASSILDO SOUZA disse...

Anônimo,

você não zera a redação apenas por não colocar local e data, no caso da carta. O texto será analisado no todo, na linguagem e na função social do gênero. Grande abraço!

Anônimo disse...

Olá. Fiz um vestibular que a folha de redação tinha mais de 30 linhas. Na proposta não tinha nenhuma instrução, mas no edital tem o seguinte termo "A redação deverá ter entre 25 (vinte e cinco) e 30 (trinta) linhas". Posso zerar minha redação se ultrapassei as 30 linhas? Mesmo que na prosta não havia instrução alguma, visto que é o mais correto.

Ana Carolina disse...

Olá
Se a folha de redação tiver 33 linhas e todas elas forem usadas, mesmo que no edital esteja dizendo que a redação deve ter entre 25 a 30 linhas, em que acrescenta somente que será descontado pontos nas que tiverem menos de 25 linhas, poderá ser descontado ponto mesmo assim?

Anônimo disse...

Eu fui realizar uma prova e fiz uma redação nela eu acabei tracando a palavra Infração por Inflação isso foi um erro muito grave ?? Fara com que eu seja eliminada ?

Élida Perdigão disse...

Aconteceu algo parecido comigo em uma redação que fiz ontem.A sua redação foi anulada?

Élida Perdigão disse...

Olá! Ontem, devido à pressão do tempo de prova,troquei o último parágrafo da redação com o penúltimo. Dai eu fiz uma seta para mostrar o equívoco, mas,infelizmente, parte da linha da seta saiu pela margem. Isso pode ocasionar anulação? Obrigada!

Rebecca disse...

Olá, boa tarde. Fiz uma redação que solicitava descrever minha experiência pessoal sobre um determinado acontecimento que fosse importante e que trouxesse boas recordações. No entanto, me distraí e fiz o texto narrando um acontecimento importante, mas em terceira pessoa. Respeitei todas as solicitações: 3 parágrafos, fato importante, com introdução, desenvolvimento e conclusão... mas fiz em terceira pessoa, como um personagem que era eu mesma.
Isso é motivo para eliminação? Ou então vou perder muitos pontos?

Anônimo disse...

Olá prestei o vestibular da ufu esse fim de semana onproposta da redação era um texto de opinião, Me esqueci de colocar título e de assinar, e na proposta deram um pseudônimo, acha q vou zerar?

CASSILDO SOUZA disse...

De todas as situações acima que suscitaram dúvidas, duas delas são mais graves: a narrativa em terceira pessoa quando deveria ser em primeira; a não colocação do pseudônimo na hora de assinar. Dependendo-se da banca, eles podem ter zerado a redações de vocês (sei que já passou, mas fica a dica para outros certames). Nos demais casos, há erros mas não passíveis de anulação da prova. Grande abraço e obrigado por acessar, amigos.

Thiago Boechat disse...

Bom dia! Minha filha fez a prova do colégio Pedro 2 para o 6 ano aqui no RJ no último domingo. Na redação pedia para fazer uma carta em prosa contando sobre um dia com a melhor amiga. A mesma fez uma prosa contando sobre o tal dia mas não fez em carta. Isso zera a redação dela?

Unknown disse...

Olá, fiz uma redação no concurso e ultrapassei 30 linhas. Isso vai me prejudicar?
Estrutura fiz correta, mas não contei as linhas no nervosismo, tinham 33 e escrevi todas.

CASSILDO SOUZA disse...

Pessoal, tive problema com a conta desse blog, por isso não respondi várias mensagens passadas.

Em relação ao Thiago, por se tratar de 6.º ano, acredito que sua filha não tenha zerado a prova, mas que recebeu alguns descontos na nota. Quanto ao usuário que ultrapassou 30 linhas, isso prejudica a avaliação, mas não zera o texto, a menos que estivesse expresso. Abraço e obrigado por acessar!

«Mais antigas ‹Antigas   401 – 413 de 413   Recentes› Mais recentes»