30 de nov. de 2009

QUESTÕES COMENTADAS DA UFRN - VESTIBULAR 2010

Comento a seguir algumas questões da prova de Língua Portuguesa, da UFRN, realizada dia 23-11-2009 :

Questão 01 (UFRN 2010)
Leia o período abaixo.
Mal se congestiona o tráfego [...], o fagócito move-se [...].”
Nesse período, o conector Mal exprime noção de
A) tempo e admitiria, em seu lugar, a locução conjuntiva logo que.
B) tempo e seria correto substituí-lo pela locução conjuntiva visto que.
C) modo e é antônimo do advérbio bem.
D) modo e é homônimo do adjetivo mau.


RESPOSTA CLARA: "A". O vocábulo MAL pode atuar em três funções: como SUBSTANTIVO (antecedido de artigo: O MAL); como ADVÉRBIO (indicando modo, maneira, forma) e como CONJUNÇÃO TEMPORAL, indicando um tempo um intervalo breve de tempo entre duas situações. E, indicando TEMPO, como ocorre no caso acima, só poderia ser substituído por LOGO QUE. A expressão VISTO QUE, da alternativa "B", indica CAUSA e, por isso, descartava-se. Letras "C" e "D" seriam automaticamente desconsideradas, pois a palavra aqui analisada não indica MODO.

Questão 02 (UFRN 2010)
Assim como nas três situações que o fragmento apresenta (linhas 4, 6 e 7), o acento grave também está usado adequadamente na opção:
A) A loja onde Rogério trabalha só abre de terça à sábado.
B) A viagem à bordo de uma lancha foi muito cansativa.
C) O automóvel que Valéria comprou é movido à álcool.
D) O requerimento é semelhante àquele que foi indeferido.

RESPOSTA PRÁTICA: "D".
O acento indicativo de crase ou, simplesmente, ACENTO GRAVE, deve ser empregado sempre que houver a contração do A (preposição que sucede a palavra anterior) com outro A que antecede a palavra seguinte (ARTIGO FEMININO ou a primeira letra dos pronomes AQUELE, AQUELA, AQUILO). Assim, descartam-se diretamente as opções "A", "B" e "C" (nas três alternativas, respectivamente, SÁBADO, BORDO e ÁLCOOL são masculinas e não admitem o segundo A, que antecede as palavras femininas). A alternativa correta, "D", traz a preposição A do vocábulo SEMELHANTE ( Semelhante a quê?) seguida de outro A da palavra AQUELE e, portanto, emprega-se corretamente o Acento Grave.

Questão 03 (UFRN 2010)
Corresponde a uma forma desenvolvida da oração reduzida “
Atravessando-o certa tarde
[...]” (linha 5):
A) Certa tarde, a ponto de atravessá-lo.
B) Quando ia atravessá-lo, certa tarde.
C) Certa tarde, enquanto o atravessava.
D) Conquanto o atravessasse, certa tarde.

RESPOSTA SIMPLES: "C".
As orações reduzidas vêm sempre nas formas nominais (INFINITIVO, GERÚNDIO, PARTICÍPIO) e dispensam o uso dos conectivos (Quando, Porque, etc). O verbo deste caso específico encontra-se no GERÚNDIO que, normalmente, indica tempo. Descartam-se as alternativas "A" e "D", que podem significar nessa ordem, NA IMINÊNCIA DE e EMBORA, ou seja, não há temporalidade. Opta-se pela letra "C" porque o teor dá idéia de continuidade, a ação verbal já em processo, aspecto típico do Gerúndio, como em ATRAVESSANDO, enquanto que a letra "B" expressa uma temporalidade definida, sem progressão.

Nenhum comentário: