01. (FEI-SP) Leia, atentamente, o texto e responda:
“Depois, Iracema quebrou a flecha homicida, deu a haste ao desconhecido, guardando consigo a ponta farpada.” (José de Alencar).
Em qual das alternativas todas as palavras são substantivos?
a) Iracema – farpada – consigo – ponta – flecha;
b) ponta – Iracema – desconhecido – flecha – haste;
c) homicida – farpada – deu – ponta – Iracema;
d) desconhecido – depois – Iracema – flecha – ponta;
e) flecha – consigo – guardando – Iracema – quebrou.
RESPOSTA: "B". Para ser SUBSTANTIVO, a palavra deve ter por função principal DESIGNAR, DENOMINAR as coisas, pessoas e sensações; na letra A", farpada é adjetivo e consigo, pronome; na letra "C", farpada é adjetivo, deu é verbo; na letra "D", desconhecido é adjetivo e depois, advérbio; letra "E", consigo é pronome e guardando e quebrou, verbos. Na letra "B", embora desconhecido seja originalmente adjetivo, no trecho aparece antecedido de artigo e, portanto, substantivo.
02. (Mackenzie-SP) Assinale a alternativa onde a palavra grifada não se classifica como adjetivo:
a) Seus olhos tinham o mesmo brilho úmido das uvas.
b) A esposa exemplar poupava-lhe os dissabores.
c) Não faz mal – respondeu-lhe o Diretor.
d) Seja breve.
e) Esperaram juntos no topo da escada.
RESPOSTA: "C". Mal nunca é adjetivo, pode ser substantivo, advérbio ou conjunção temporal; na letra "A", úmido qualifica brilho; na letra "B", exemplar qualifica esposa; na letra "D", breve qualifica o subentendido você (você seja breve); na letra "E", juntos qualificam o termo subentendido eles.
03. (FAU Santos-SP) “O policial recebeu o ladrão A bala. Foi necessário apenas um disparo; o assaltante recebeu A bala na cabeça e morreu na hora.”
No texto, os vocábulos destacados são, respectivamente:
a) preposição e artigo; b) preposição e preposição;
c) artigo e artigo; d) artigo e preposição;
e) artigo e pronome indefinido.
RESPOSTA: "A". Quando o A é preposição, é invariável. Na primeira oração, se trocássemos bala por tiro, a palavra anterior permaneceria sendo A, portanto, preposição; e, na segunda, fazendo a mesma troca, o A transformar-se-ia em O, seguindo o substantivo masculino tiro, por isso é artigo definido, o qual sempre acompanha substantivo.
3 comentários:
Cassildo, na questão 3: "O policial recebeu o ladrão A bala" Esse "A" não deveria ser acrasiado? Já que há a preposição "A" + "A" (artigo do substantivo bala, que é feminino)? :s
É uma dúvida que todo mundo tem, Lorena. Diz a regra que as LOCUÇÕES ADVERBIAIS FEMININAS devem ser acentuadas com o grave (`), mas estão excluídas as LOCUÇÕES ADVERBIAIS FEMININAS DE INSTRUMENTO, como é o caso da questão. Tanto, que se você trocar BALA por tiro, continua somente o A, sem o artigo O (não fica AO TIRO), o que indica a não exigência de artigo e, portanto, crase não exigida.
Pelo amor de Deus Lorena, não é "acrasiado" e sim craseado...
Postar um comentário