13 de mar. de 2013

EDITAL DA CAERN COBRA REDAÇÃO PARA NÍVEIS MÉDIO E SUPERIOR


A Caern - Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte acaba de lançar edital para preenchimento de vagas e formação de cadastro de reserva, em cargos de nível fundamental, médio e superior (http://www.funcern.br/downloads/cat_view/58-concurso-caern.html). A realização do concurso ficará a cargo da FUNCERN - FUNDAÇÃO DE APOIO À EDUCAÇÃO E AO DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO DO RN.

A novidade (nem tanto assim, já que começa a ficar cada vez mais comum) é a prova dos cargos de nível médio e superior que terão, dentre outras modalidades, a redação DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVA, mesmo tipo textual cobrado pelo ENEM e pelos concursos da CAIXA e do BANCO DO BRASIL. 

Por essa seqüência textual, o candidato deverá se posicionar sobre um tema polêmico apresentando argumentos que sustentem sua tese. Neste blog, temos vários posts a respeito desses gêneros e modelos de textos construídos para alunos que se preparam a concursos e vestibulares (http://centraldasletras.blogspot.com.br/p/modelos-de-dissertacao-em-prosa-textos.html e http://centraldasletras.blogspot.com.br/p/perguntas-e-respostas-sobre-textos.html).

Há algum tempo, nas aulas preparatórias para concursos, temos tido o cuidado de dizer aos candidatos que a redação será cada vez mais recorrente de agora em diante nos concursos. Aqueles que leem e escrevem com regularidade terão possibilidades maiores de conquistar os postos de trabalho. Consideramos isso extremamente positivo, pois se subentende que o candidato que escreve melhor tem maior capacidade de resolver situações-problema.

Nenhum comentário: