01. (UFPR) Em qual alternativa o vocábulo a deve receber acento grave?
a) Pintou o quadro a óleo.
b) Fomos a uma aldeia.
c) Dirigiram-se a Vossa Excelência.
d) Voltou a casa paterna.
e) Começou a chover.
Alternativa D. Uma questão desse tipo deve ser feita, com base na eliminação. Na primeira alternativa, a palavra seguinte é masculina; na segunda, B, não se emprega crase antes de artigo indefinido; na C, não se usa crase antes de pronomes de tratamento; e na alternativa E, não se emprega crase antes de verbos. A alternativa da resposta se justifica pelo fato de CASA estar especificada - casa paterna, exigindo artigo que se juntou à preposição de voltou A.
02. (UFPR) Em qual das frases o a não deve receber acento grave?
a) Todos se referiam à casa de João.
b) Todos aspiravam à posição de João.
c) Todos visavam à exaltação de João.
d) Todos se dirigiram à casa de João.
e) Todos pretendiam à amizade de João.
Alternativa E. Todos os verbos das alternativas A, B, C e D são TRANSITIVOS INDIRETOS (referiram A, aspiravam A, visavam A, se dirigiram A) e os termos seguintes exigem artigo A, portanto, nessas opções o acento de crase é obrigatório. No entanto, o verbo da letra E, "pretendiam", é transitivo direto, ou seja, não traz preposição, portanto, não emprega a crase.
03 (UFRN 2010) Assim como nas três situações que o fragmento apresenta (linhas 4, 6 e 7), o acento grave também está usado adequadamente na opção:
a) A loja onde Rogério trabalha só abre de terça à sábado.
b) A viagem à bordo de uma lancha foi muito cansativa.
c) O automóvel que Valéria comprou é movido à álcool.
d) O requerimento é semelhante àquele que foi indeferido.
Alternativa D. Questão simples de ser resolvida. Nas alternativas A, B e C, as palavras após o A são todas masculinas, portanto, não empregaria a crase. Na letra D, existe a regência de semelhante A + AQUELE, devendo, assim, ser empregado o acento grave indicador de crase.