12 de set. de 2010

QUESTÃO DO AULÃO DE 11.09.2010 - CENTRAL DE CURSOS

QUESTÕES DO ENEM / 2009 - TRABALHADAS EM 11.09.2010 (CENTRAL DE CURSOS)

Texto para a questão n.º 01

01.(ENEM/2009) Os principais recursos utilizados para envolvimento e adesão do leitor à campanha institucional incluem

A o emprego de enumeração de itens e apresentação de títulos expressivos.

B o uso de orações subordinadas condicionais e temporais.

C o emprego de pronomes como “você” e “sua” e o uso do imperativo.

D a construção de figuras metafóricas e o uso de repetição.

E o fornecimento de número de telefone gratuito para contato.

RESPOSTA: "C". Questão que traz, implicitamente, o conteúdo de funções da linguagem. Todo texto publicitário se apóia no convencimento ao receptor/ouvinte/leitor para defender uma idéia, um produto ou fazer mudar de opinião. O uso dos elementos "você" e "sua", além do emprego do imperativo, caracteriza FUNÇÃO CONATIVA DA LINGUAGEM.

Nenhum comentário: