13 de fev. de 2011

CRASE II

Conceito de crase: contração de duas vogais numa só, especialmente aa = à, que tem o correspondente masculino ao (a + o). Assim, dizemos que existe crase no segmento “A casa amarela" (casAmarela), pois o “a” final de casa confunde-se com o “a” inicial de amarela, constituindo única emissão de som.

Acento de crase ou acento grave: indica a contração referida no tópico anterior originária do a (preposição advinda de verbo ou nome) + a (artigo feminino singular) ou a (preposição advinda de verbo ou nome) + aquele, aquela, aquilo (pronomes demonstrativos).

Sou dedicado à profissão (dedicado a + a profissão)
Sou dedicado àquele grupo (dedicado a + aquele grupo)

É sempre possível saber se existe crase, transformando a palavra feminina em masculina. Se o “a” analisado transformar-se em “ao”, haverá indicação de crase. Vejamos:




Sou dedicado à profissão.

Troquemos “profissão” por “ofício”: Sou dedicado ao Ofício.


Crase proibida
1) Nomes masculinos; 2) Verbos; 3) Entre palavras repetidas; 4) Pronomes de tratamento (exceção: Sra. / Srta.); 5) Pronomes indefinidos (exceção: outras); 6) Pronomes pessoais; 7) Pronomes relativos: a cuja / a quem; 8) Pronomes demonstrativos: a esta / a essa

Casos especiais
1) Com os substantivos “terra” e “casa”, embora sejam femininos, a crase só será usada quando houver especificação: Voltamos a casa quando escureceu. Chegamos à casa velha pela manhã. O marinheiro voltou a terra para descansar. Voltamos à terra natal este ano.

Casos facultativos
1) Pronomes possessivos femininos: Ele deu um presente à/a sua namorada.
2) Após a preposição até: Fomos até à/a porta.



TESTES

01. (ICMS/SP) Assinale a alternativa que, correta e respectivamente, preenche as lacunas do texto:

Imposto


“A insistência das secretarias estaduais de Fazenda em cobrar 25% de ICMS dos provedores de acesso __ Internet deve acabar na Justiça. __ paz atual entre os dois lados é apenas para celebrar o fim do ano. Os provedores argumentam que não tem de pagar o imposto porque não são, por lei, considerados empresas de telecomunicação, mas apenas prestadores de serviço. Com o caixa quebrado, os Estados permanecem irredutíveis. O Ministério da Ciência e Tecnologia alertou formalmente ao ministro da Fazenda, Pedro Malan, que __ imposição da cobrança será repassada para o consumidor e pode prejudicar o avanço da Internet no Brasil. Hoje, pagam-se em média 40 reais por
mês para se ligar __ rede”.
(Veja, 8/1/1997)
a) a – A – a – à b) à – A – à – à
c) a – À – à – a d) à – A – a – à
e) à – À – a – à

02. (CONSULPLAN/2009 – Ag. Penit.) “Mal-amados, mal-ensinados, jovens abrem caminho às cotoveladas e aos pontapés.” Assinale a alternativa em que o acento da crase foi utilizado pela mesma razão da frase anterior:
a) Os jovens se dirigiram àquela festa.
b) Eles saíram às escondidas dos pais.
c) Os educadores se referiram à violência entre os jovens.
d) Os estudantes fizeram uma excursão à França.
e) Essa reportagem é semelhante à que li ontem.

03 (IBGE) Assinale a opção em que o A sublinhado nas duas frases deve receber o acento grave indicativo de crase:
(A) Fui a Lisboa receber o prêmio./Paulo começou a falar em voz alta.
(B) Pedimos silêncio a todos. Pouco a pouco, a praça central esvaziava.
(C) Esta música foi dedicada a ele. / Os romeiros chegaram a Bahia.
(D) Bateram a porta, fui atender. / O carro entrou a direita da rua.
(E) Todos a aplaudiram./ Escreve a redação a tinta.
Gabarito: 01-D, 02-B, 03-D

Nenhum comentário: