27 de ago. de 2011

REFERENCIAÇÃO ANAFÓRICA E CATAFÓRICA

Referenciação ou Coesão Referencial é um tipo de coesão caracterizada pela retomada de termos já citados (referentes) ou de modo contrário, em que o termo referente aparece depois da definição ou identificação. No primeiro caso, há REFERENCIAÇÃO ANAFÓRICA; no segundo, REFERENCIAÇÃO CATAFÓRICA:

1. Ronaldo anunciou a saída dos campos, num clima de grande emoção. Ele ainda afirmou que continuará no meio futebolístico.

* A retomada do referente "Ronaldo" é realizada pelo pronome pessoal "Ele". Neste caso, há Referenciação Anafórica ou simplesmente Anáfora.

2. Tendo grande aceitação por parte dos corintianos, ele não poderia anunciar sua aposentadoria em clima mais emocionante. Ronaldo realmente se identificou com a Gaviões da Fiel.

* Aqui, o referente "Ronaldo" aparece depois das informações que são veiculadas sobre o jogador. Por isso, dizemos que o caso é de Referenciação Catafórica ou simplesmente Catáfora.

É bom ficarmos atento a esse conteúdo, na medida em que ele tem sido cobrado em larga escala nos concursos, exames de admissão, vestibulares e ENEM. Além disso, numa redação a coesão é fundamental para que o texto tenha equilíbrio e, em muitos casos, norteia a coerência e unidade textuais.

Um abraço e até a próxima postagem.

6 comentários:

Erica Gaião disse...

Tudo novo aqui! Esse template novo, ficou ótimo! E tem tudo a ver com o seu blog. Aliás, sempre venho aqui aprender um pouco mais. Adoro português.

Beijos

martina disse...

gostei muito da explicação! obrigada por me ajudar!

ass. martina alves

martina disse...

Gostei muito da explicação ! Obrigada, valeu!

Thamires disse...

Nossa, deu p tirar as minhas dúvidas. Muito bom!

CASSILDO SOUZA disse...

Obrigado por acessar, Thamires.

Henrique Pinheiro disse...

Excelente explicação. Clara e didática.