5 de nov de 2010

MAIS UMA REDAÇÃO ARGUMENTATIVA (DISSERTAÇÃO) COMENTADA - PARA O ENEM/2010


MERCADO DE TRABALHO: QUALIFICAÇÃO E INICIATIVA

(INTRODUÇÃO)
O mercado de trabalho nunca foi uma expressão tão utilizada como agora. A preocupação por um futuro promissor, mais do que nunca, tem sido muito percebida nos dias atuais, em que se exige muita qualificação profissional e capacidade de iniciativa.

(DESENVOLVIMENTO – 1º ARGUMENTO)
Ser profissional não é simplesmente atuar numa área de trabalho, ter um emprego e exercer algumas funções. Quem não procura melhorar naquilo que realiza, obtendo cada vez mais informações para otimizar o serviço prestado tem a iminência do desemprego à sua frente. Não se admite mais o trabalho baseado no senso comum, sem o mínimo de conhecimento técnico-científico que permita a esse profissional satisfazer as necessidades contemporâneas, inclusive sendo versátil, quando preciso.

            (DESENVOLVIMENTO – 2º ARGUMENTO)
Outro elemento decisivo para a manutenção do emprego é a iniciativa. E ela está intimamente ligada ao trabalho em equipe. Colaborar para que uma tarefa seja realizada, mesmo não sendo diretamente ligada àquilo que se faz, contribui para o fortalecimento daquele grupo, empresa, instituição pública ou qualquer outra esfera. Eis aí um dos fatores mais importantes para ser absorvido pelo mercado de trabalho, cuja ausência provoca um efeito contrário, de conseqüências traumáticas.

(CONCLUSÃO – SUGESTÃO OU SOLUÇÃO)
Nos dias atuais, o profissional que quiser ser bem-sucedido precisa reunir uma série de características, trabalhar em vários campos, relacionar-se bem com as pessoas e ser completamente dedicado. A situação em que se encontra a economia não dá chances a deslizes, por menores que sejam, e cabe a todo profissional a busca incessante para que o tal mercado de trabalho deixe de ser um monstro e passe a ser a solução.

15 comentários:

Amanda Albuquerque disse...

Essa redação está incompleta?
A conclusão não foi colocada.

Amanda Albuquerque disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Amanda Albuquerque disse...

essa redação está incompleta. não vejo a conclusão.

CASSILDO SOUZA disse...

Amanda, não está incompleta. É que a indicação de CONCLUSÃO está abaixo dela e não acima, como de costume. Há várias formas de se concluir um texto. O redator pode apontar uma SUGESTÃO PARA PROBLEMÁTICA, bem como pode RETOMAR A TESE, como é o presente caso, evidenciado em "cabe a todo profissional a busca incessante para que o tal mercado de trabalho deixe de ser um monstro e passe a ser a solução.". Acredito que o problema foi apenas na indicação. Vou ver se tenho como mudar essa formatação, para evitar essa indefinição. Muito obrigado por acessar. Grande abraço!

CASSILDO SOUZA disse...

Pronto, Amanda, já modifiquei. Fica melhor com os títulos acima mesmo, para dar mais clareza. Sua percepção acabou ajudando a clarear as coisas.
Obrigado.
Cassildo.

Amanda Albuquerque disse...

Ah muito obrigada!
E me desculpe por escrever o mesmo comentário três vezes. rsrs
Bom, a sua redação está ótima. Parabéns!

Victor disse...

Excelente texto, parabéns. :]

Victor disse...

Excelente texto, parabéns! :]

Anônimo disse...

Excelente !

Anônimo disse...

Gostei muito

Tina Izidro disse...

adorei parabens

ROSANA REIS disse...

Reconhecer erros faz parte da evolução.

ROSANA REIS disse...

Reconhecer erros faz parte da evolução.

Anônimo disse...

Adorei sua redação, está de parabéns!!

Laila Menezes disse...

Simples e objetiva, me ajudou bastante no entendimento de um tema que preciso desenvolver.
Parabéns!