15 de nov. de 2010

MISÉRIA É TEMA DO VESTIBULAR A DISTÂNCIA UFRN

Um artigo de opinião foi o gênero textual solicitado para a prova de redação, neste domingo, para ingresso ao Ensino a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Aliás, a prova de Língua Portuguesa se resumiu à redação, reforçando uma tese - para aqueles que acompanham a evolução - de que cada vez mais a escrita se torna importante etapa nos exames em geral.

O tema para desenvolvimento foi a miséria, levando em conta os objetivos concretos do próximo mandato de Dilma Rousseff e analisando-se se em quatro anos é possível erradicá-la do País.

Esclarecemos que a fome constitui - talvez - a mola principal da miséria e, nós, professores, sempre consideramos que temas dessa natureza pudessem ser alvo de provas de vestibular. Independentemente da proposta de redação, sempre é possível se cobrar algo dessa natureza, ou algum tema interligado.

A miséria está conectada à fome, à desigualdade social, à violência, à dependência química, à educação precária. Todos esses fatores geram falta de segurança e de perspectivas. Alguns desses aspectos poderiam ter sido abordados na estruturação do texto.

Um detalhe é que, novamente, a COMPERVE pediu para NÃO ASSINAR o artigo nem mesmo com PSEUDÔNIMO. Um prenúncio da prova do vestibular presencial, que ficará entre ARTIGO e CARTA ARGUMENTATIVA.

Um abraço.

Nenhum comentário: