5 de nov. de 2010

O ENEM AGORA VAI?

O ENEM / 2010 reunirá a maior quantidade de alunos (cerca de 4,5 milhões) e também oferecerá mais de 90 mil vagas para acesso às universidades, fatos que credenciam-nos a afirmar que o tão esperado parâmetro para ingresso às instituições de ensino superior provavelmente vingará, agora em 2010.

Sim, porque tudo isso era esperado para o ano de 2009, que acabou sendo marcado por fraudes, manchando a credibilidade do Exame e deixando o mundo das universidades totalmente desconfiado. O fato é que o ENEM mudou seu estilo com a valorização mais do que acertada à compreensão e não mais tão-somente à capacidade de armazenar dados, como geralmente tem ocorrido na maioria dos vestibulares.

Além de oferecer esse número considerável de acessos ao ensino superior, o ENEM deve funcionar como um parâmetro muito interessante para quem ainda prestará outros vestibulares, uma vez que estará sendo realizado num ínterim considerável - cerca de três semanas - para outras datas de seleção.

Por este motivo, ao aluno que amanhã e depois estiver no banco de provas, aproveite ao máximo a experiência, ainda que seja cansativa. Se não servir para ingresso, que seja o laboratório para outras seleções que virão. Não considere apenas mais uma "obrigação" escolar ou uma maneira de não ser excluído (já que a maioria o prestará). Os conhecimentos ali cobrados são bem articulados e exigem - por contrapartida - uma articulação igualmente organizada dos seus candidatos.

Dessa vez, o ENEM parece ter alcançado uma importância ligeiramente maior do que as demais edições, mas para que isso seja confirmado, é preciso, do aluno, todo o compromisso em relação ao conhecimento acumulado durante o ano de 2010.

Muito mais do que uma boa sorte, é um preciso

BOM TRABALHO!!


Cassildo.


Nenhum comentário: