18 de abr. de 2011

PROPOSTA DE REDAÇÃO N.º 02 - PROJETO DE INCENTIVO À LEITURA

PROJETO DE INCENTIVO À LEITURA – PRÉ-VESTIBULAR 2012

Coordenação: Professor Cassildo Souza (REDAÇÃO) – MÓDULO II – 11.04.2011

PROPOSTA DE REDAÇÃO

Políticos estrangeiros apoiam união civil entre homossexuais no Brasil

28/03/2011 - 16:46 | Efe | Rio de Janeiro

O dirigente socialista espanhol Pedro Zerolo e a deputada federal argentina Vilma Ibarra comparecerão nesta terça-feira (29/03) no Congresso Nacional para participar do lançamento de uma frente parlamentar que lutará para aprovar a união civil entre homossexuais, informaram fontes oficiais.


O grupo, denominado Frente Parlamentar Mista para a Comunidade LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais), será integrado por 171 senadores e deputados de diferentes partidos e defenderá a união civil de homossexuais através da apresentação de uma emenda constitucional.

Outra das prioridades desta iniciativa é resgatar um projeto de lei arquivado pelo Congresso na legislatura passada que criminaliza a homofobia e luta pela igualdade de direitos entre as pessoas, independente de sua orientação e identidade sexual.


Durante a visita, Zerolo e Ibarra, fortes defensores da causa homossexual em seus países, manifestarão seu apoio ao deputado federal Jean Wyllys, promotor da iniciativa, após as ameaças de morte que recebeu nas últimas semanas pela internet por conta do projeto.


Zerolo, secretário de Movimentos Sociais e Relações com ONGs do PSOE (Partido Socialista Operário Espanhol), aproveitará sua estadia no Brasil para se reunir com a ministra-chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário Nunes, informaram à Agência Efe fontes do partido.

Durante sua estadia no Brasil, o dirigente socialista também manterá encontros com organizações sociais, sindicatos e parlamentares de diferentes partidos com os quais analisará os "avanços" na questão da igualdade registrados na Espanha, onde o casamento entre homossexuais foi aprovado em 2005 pelo governo socialista de José Luis Rodríguez Zapatero.


http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticia/POLITICOS+ESTRANGEIROS+APOIAM+UNIAO+CIVIL+ENTRE+HOMOSSEXUAIS+NO+BRASIL_10795.shtml

A discussão sobre união civil de homossexuais movimenta muitos segmentos há algum tempo, tendo sido, inclusive, assunto de campanha eleitoral pelos principais aspirantes à Presidência da República em 2010.

Redija um ARTIGO DE OPINIÃO em prosa, no registro culto da língua, coeso e coerente, posicionando-se FAVORAVELMENTE, CONTRARIAMENTE ou de modo PARCIAL a respeito desse tema polêmico, respondendo à pergunta: O Brasil deve adotar a união civil entre pessoas de mesmo sexo?

INSTRUÇÕES:

· Escreva o texto no verso desta proposta, evitando, ao máximo, rasuras;

· Atribua um título adequado a seu texto;

· Assine o seu artigo com o pseudônimo DISCUSSÃO HOMOGÊNEA; a assinatura com nome original implicará na anulação do texto;

· A redação deverá ter, no mínimo, 15 e, no máximo, 40 linhas;

· Serão analisados aspectos como: estrutura textual, coesão e coerência, adequação à norma culta, adequação ao tema proposto, capacidade de solucionar a problemática.

Nome do aluno: ___________________________________________________________________

Um comentário:

Anônimo disse...

vlw cassildo show...

jefferson