4 de jun. de 2010

PROJETO DE INCENTIVO À LEITURA - MÓDULO III

Projeto Ficha Limpa é aprovado no Senado

19.05.2010

O Senado aprovou por unanimidade, em sessão extraordinária na noite de hoje, o projeto de lei Ficha Limpa, que impede candidaturas de pessoas com condenações por crimes graves, durante oito anos. O projeto segue agora para sanção do presidente Lula.

Segundo os parlamentares presentes à votação, cabe à Justiça decidir sobre a validade da lei já para as próximas eleições. "O Senado fez sua parte", ressaltou o líder do governo, senador Romero Jucá (PMDB-RR).

Para o líder do PT, Aloizio Mercadante (SP), esse "é um passo insuficiente, mas é o passo possível. A verdadeira peneira do processo democrático é o voto".

O projeto Ficha Limpa partiu de uma iniciativa popular que reuniu mais de dois milhões de assinaturas e chegou ao Congresso em setembro do ano passado, tendo sido aprovado, na Câmara dos Deputados, há menos de uma semana.

Nesta manhã, o projeto havia sido aprovado, sem modificações, na Comissão de Constituição e Justiça, onde ganhou o caráter de tramitação urgente para que pudesse ser rapidamente votado.

http://www.dilmanaweb.com.br/noticias/entry/projeto-ficha-limpa-e-aprovado-no-senado/

Com base na notícia acima, escreva um ARTIGO DE OPINIÃO em prosa, no registro culto da língua, opinando sobre a aprovação do Projeto de Lei de iniciativa popular que coíbe a participação de candidatos com “Ficha Suja” em pleitos eleitorais. O artigo deverá responder, com argumentos claros e convincentes, à seguinte pergunta. A aprovação do Projeto de Lei “Ficha Suja”, de iniciativa popular, representa uma maior atenção do povo aos atos ilícitos praticados na política brasileira?

( ) SIM, ISTO É UM FATO

( ) SIM, MAS MUITA COISA AINDA PRECISA MUDAR

( ) NÃO, ISTO É APENAS UM FATO ISOLADO

( ) NÃO, MAS É UM COMEÇO PARA O AVANÇO.

INSTRUÇÕES:

- Evite, ao máximo, rasuras;

- Assine seu Artigo com o pseudônimo POVO ATENTO; a assinatura com o nome original implicará em nota zero;

- Escreva no mínimo, 15 e, no máximo, 35 linhas;

- O texto deverá adequar-se a uma norma ortográfica vigente até 31-12-2008;

- Escreva seu texto, PREFERENCIALMENTE, no verso desta proposta;

Serão analisados os seguintes aspectos: emprego adequado da norma culta; análise correta e coerente do tema proposto; aspectos coesivos; estrutura textual adequada à tipologia e ao gênero textual.

Nenhum comentário: