9 de jun. de 2010

PROPOSTA DE REDAÇÃO

A proposta que publico abaixo é para os alunos que entendem a importância da redação treinarem. Caso, desejem envie o texto a ela referente para duvidasnoar@hotmail.com, que devolverei a correção.
PROPOSTA DE REDAÇÃO

Leia atentamente o texto-base a seguir e depois proceda como se pede:

Numa audiência com debates acalorados, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado reuniu nesta quarta-feira defensores e opositores do projeto de cotas nas
universidades federais. Embora a proposta só beneficie quem cursou o ensino médio em escola pública, prevendo uma subcota para negros e índios variável em cada estado, foi a questão racial que dominou a discussão.
De um lado, o doutor em geografia e articulista Demétrio Magnoli e o cientista político Bolívar Lamounier faziam críticas pesadas ao projeto. De outro, o juiz federal do Rio William Douglas, professor voluntário da Educafro, uma ONG que oferece pré-vestibulares para estudantes negros, e o procurador do Estado do Rio de Janeiro Augusto Werneck saíam em defesa das cotas.
Magnoli exibiu imagens de crianças brancas e negras em sala de aula e usou recursos gráficos para indicar que as cotas vão separá-las.
- É passar uma fronteira no meio dessa classe (a da foto), do povo, das favelas. As raças não existem, o único jeito de criar raças é através da lei. É uma vergonha o que se está discutindo aqui – disse Magnoli.
Segundo ele, é “demagogia barata” falar em reparação do que ocorreu durante a escravidão, pois, afirmou Magnoli, os negros de hoje tiveram ancestrais brancos, assim como os brancos têm antepassados negros, dado o alto grau de miscigenação.
Já o juiz Douglas disse que os negros pobres são mais discriminados do que os brancos pobres. Por isso, argumentou ele, a reserva de vagas deve levar em conta não só o fato de o
aluno ter estudado em escola pública, como também critérios raciais.
- Como ouvi de um aluno meu: ‘A polícia, para bater na gente, sabe exatamente (quem é negro).’ A gente dá um fusca para um, uma Ferrari para outro e depois quer falar em igualdade.
A reunião mostrou que os integrantes da CCJ estão divididos sobre a cota racial. Mas há consenso de que é preciso instituir uma cota social, ou seja, um sistema que beneficie fatia mais pobre da população.


O Sistema de cotas universitárias para estudantes negros e indígenas tem sido um assunto bastante discutido no Brasil, dividindo a opinião de estudiosos, intelectuais e autoridades políticas, em muitos segmentos. Com base nesse fato, escolha uma das propostas de redação abaixo e proceda conforme se orienta, nas seguintes condições:

( ) PROPOSTA N.º 01
- Redigir uma DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA EM PROSA, coesa e coerente, no registro culto da língua, definindo um posicionamento sobre o tema abordado, de forma a responder à seguinte pergunta: O sistema de cotas deve ou não ser instituído no Brasil?
( ) SIM ( ) NÃO ( ) EM CASOS ESPECÍFICOS

( ) PROPOSTA N.º 02
- Redigir uma CARTA-ARGUMENTATIVA EM PROSA, coesa e coerente, no registro culto da língua, direcionada ao Juiz William Douglas (A FAVOR) ou ao Articulista Doutor em Geografia, DEMÉTRIO MAGNOLI (CONTRA) concordando com o seu posicionamento total ou parcialmente. Assine com o pseudônimo QUOTUUM DISCUSSIUS
( ) CONCORDÂNCIA TOTAL ( ) CONCORDÃNCIA PARCIAL

INSTRUÇÕES:

Þ Escolha apenas uma proposta, marcando “X” no parêntese correspondente à escolhida;
Þ Redija o texto, PREFERENCIALMENTE, no verso desta proposta;
Þ No caso da DISSERTAÇÃO-ARGUMENTATIVA, NÃO ASSINE, sob hipótese alguma, seu texto;
Þ O texto deverá adequar-se à norma ortográfica vigente até 31-12-2008;
Þ Serão analisados os seguintes aspectos: emprego adequado da norma culta; análise correta e coerente do tema proposto; aspectos coesivos; estrutura textual adequada à tipologia e ao gênero textual.


NOME: ___________________________________________________

Turma: Tarde ( ) Noite – Ext. ( ) Noite – Int. ( )

Nenhum comentário: