12 de jun. de 2010

QUESTÕES DE CONCORDÂNCIA COMENTADAS

01. Assinale a frase que contém erro de concordância nominal.
a) Ele fez questão de deixar bem claras as intenções.
b) Deixarei gravadas estas palavras de saudade.
c) A Revolução Húngara tornou visíveis os erros do comunismo.
d) Tomei emprestados ao professor vários livros.
e) Os sindicatos tiveram reconhecidos o seu direito de greve.

RESPOSTA: "E". Na concordância, especialmente a nominal, a ordem dos termos poderá confundir o candidato. A questão apóia-se na concordância do PREDICATIVO. Na letra "A", INTENÇÕES concorda perfeitamente com CLARAS, seu predicativo; na letra "B", PALAVRAS tem como referente GRAVADAS; na letra "C", os ERROS é que se tornaram VISÍVEIS; e, na letra "D", os VÁRIOS LIVROS foram EMPRESTADOS pelo professor. Na letra "E", há uma incoerência, pois o DIREITO DE GREVE foi RECONHECIDO e não RECONHECIDOS, como aparece na questão, induzindo ao erro pela aproximação entre os termos.

02. Em muito pouco tempo, _____ vários erros, e __________ horas para corrigi-los.
a) foram cometidos – serão necessárias.
b) foi cometido – será necessário.
c) foram cometidos – será necessário.
d) foi cometido – serão necessárias.
e) foram cometidos – será necessária.

RESPOSTA: "A". Questão de concordância verbal. Os termos a receberem concordância são ERROS (masculino plural) e HORAS (feminino plural), SUJEITOS das orações coordenadas, que aparecem em ordem posterior ao verbo e poderiam causar dúvida. Desse modo, as formas verbais também devem estar no PLURAL, no caso FORAM COMETIDOS (masculino plural) e SERÃO NECESSÁRIAS (feminino plural). As outras alternativas, automaticamente por essas razões, estão descartadas.

03. (CS / 2010) Assinale a frase cuja concordância verbal ou nominal esteja ERRADA:

a) “As pessoas sempre tem chance de jogar”. (G. Arantes)
b) “A arca de Noé, o dirigível não voam nem se podem flutuar”. (Zé Ramalho)
c) ”Em todo porto, tremulará a velha bandeira da vida”. (Lulu Santos)
d) “Havia mil garotas a fim”. (Engenheiros do Havaí)
e) “Não era mais o mesmo, mas estava em seu lugar” (Nenhum de Nós)

RESPOSTA: "A". Deve haver cuidado com essas questões. Apenas um acento muda a concordância.O termo AS PESSOAS (sujeito) encontra-se no plural e o verbo TEM está se acento, portanto, no singular. As formas verbais TEM e VEM (com derivados) sempre são acentuadas com circunflexo no plural, como caso da primeira alternativa. Nos outros casos, letra "B", VOAM concorda com A ARCA DE NOÉ, O DIRIGÍVEL (sujeito composto); na letra"C", TREMULARÁ concorda claramente com VELHA BANDEIRA; na letra "D", HAVIA tem valor de EXISTIA, portanto fica no singular mesmo concordando com GAROTAS; na letra "E", todos os termos estão no singular, por isso não há erro.

Voltarei a postar outras matérias envolvendo Língua Portuguesa. Este é meu trabalho, esta é a minha função. Espero estar contribuindo para o progresso das pessoas, sem nenhum interesse que não seja vê-las bem-sucedidas.

Um abraço a todos que me acompanham e fica um convite aos que ainda não conheceram este espaço.

Nenhum comentário: